OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sábado, 23 de agosto de 2014

SANTA ROSA DE LIMA... SABEIS QUEM É?

CELEBRA-SE HOJE A MEMÓRIA DE SANTA ROSA DE LIMA, PRIMEIRA SANTA DA AMÉRICA LATINA.
 
 
 
 
 
 
           Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”.

Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.

A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: “O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto”.

Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”.

Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!
FONTE: C. NOVA- SANTO DO DIA


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

MEMÓRIA DE NOSSA SENHORA RAINHA

COROAÇÃO DA VIRGEM MARIA COMO RAINHA DO CÉU, DA TERRA, DOS ANJOS E DOS SANTOS.


 
 Instituída pelo Papa Pio XII, celebramos hoje a Memória de Nossa Senhora Rainha, que visa louvar o Filho, pois já dizia o Cardeal Suenens: “Toda devoção a Maria termina em Jesus, tal como o rio que se lança ao mar”.
Paralela ao reconhecimento do Cristo Rei encontramos a realeza da Virgem a qual foi Assunta ao Céu. Mãe da Cabeça, dos membros do Corpo místico e Mãe da Igreja; Nossa Senhora é aquela que do Céu reina sobre as almas cristãs, a fim de que haja a salvação: “É impossível que se perca quem se dirige com confiança a Maria e a quem Ela acolher” (Santo Anselmo).
Nossa Senhora Rainha, desde a Encarnação do Filho de Deus, buscou participar dos Mistérios de sua vida como discípula, porém sem nunca renunciar sua maternidade divina, por isso o evangelista São Lucas a identifica entre os primeiros cristãos: “Maria, a mãe de Jesus” (Atos 1,14). Diante desta doce realidade de se ter uma Rainha no Céu que influencia a Terra, podemos com toda a Igreja saudá-la: “Salve Rainha” e repetir com o Papa Pio XII que instituiu e escreveu a Carta Encíclica Ad Caeli Reginam (à Rainha do Céu): “A Jesus por Maria. Não há outro caminho”.
 
Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!
 Fonte: C. Nova

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

AMO PORQUE AMO, AMO PARA AMAR!

SÃO BERNARDO, ABADE E DOUTOR DA IGREJA
 
Celebra-se neste dia a memória deste de S. Bernardo
 
Nasceu no ano 1090 perto de Dijon (França) e recebeu uma piedosa educação. Admitido, no ano 1111, entre os Monges Cistercienses, foi eleito, pouco tempo depois, abade do mosteiro de Claraval. Com a sua atividade e exemplo exerceu uma notável influência na formação espiritual dos seus irmãos religiosos. Por causa dos cismas que ameaçavam a Igreja, percorreu a Europa para restabelecer a paz e a unidade. Escreveu muitas obras de teologia e ascética. Morreu em 1153.

São Bernardo e a Virgem Maria

Dos Sermões sobre o Cântico dos Cânticos, de São Bernardo, abade.
(Sermo 83,4-6: Opera omnia, Edit. Cisterc. 2[1958], 300-302)                Séc.XII
 Amo porque amo, amo para amar
O amor basta-se a si mesmo, em si e por sua causa encontra satisfação. É seu mérito, seu próprio prêmio. Além de si mesmo, o amor não exige motivo nem fruto. Seu fruto é o próprio ato de amar. Amo porque amo, amo para amar. Grande coisa é o amor, contanto que vá a seu princípio, volte à sua origem, mergulhe em sua fonte, sempre beba donde corre sem cessar. De todos os movimentos da alma, sentidos e afeições, o amor é o único com que pode a criatura, embora não condignamente, responder ao Criador e, por sua vez, dar-lhe outro tanto. Pois quando Deus ama não quer outra coisa senão ser amado, já que ama para ser amado; porque bem sabe que serão felizes pelo amor aqueles que o amarem.  
O amor do Esposo, ou melhor, o Esposo-Amor somente procura a resposta do amor e a fidelidade. Seja permitido à amada corresponder ao amor! Por que a esposa e esposa do Amor não deveria amar? Por que não seria amado o Amor?  
É justo que, renunciando a todos os outros sentimentos, única e totalmente se entregue ao amor, aquela que há de corresponder a ele, pagando amor com amor. Pois mesmo que se esgote toda no amor, que é isto diante da perene corrente do amor do outro? Certamente não corre com igual abundância o caudal do amante e do Amor, da alma e do Verbo, da esposa e do Esposo, do Criador e da criatura; há entre eles a mesma diferença que entre o sedento e a fonte.  
E então? Desaparecerá por isto e se esvaziará de todo a promessa da desposada, o desejo que suspira, o ardor da que a ama, a confiança da que ousa, já que não pode de igual para igual correr com o gigante, rivalizar a doçura com o mel, a brandura com o cordeiro, a alvura com o lírio, a claridade com o sol, a caridade com aquele que é a caridade?Não. Mesmo amando menos, por ser menor, se a criatura amar com tudo o que é, haverá de dar tudo. Por esta razão, amar assim é unir-se em matrimônio, porque não pode amar deste modo e ser menos amada, de sorte que no consenso dos dois haja íntegro e perfeito casamento. A não ser que alguém duvide ser amado primeiro e muito mais pelo Verbo.
 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

«EU SOU O PÃO DA VIDA. QUEM VEM A MIM NÃO TERÁ MAIS FOME...»

O Céu fala àqueles que sofrem por dificuldades financeiras
 
17 de Dezembro de 2006
 






















Jesus
 
Fá-lo hoje com um imenso amor no Meu coração.
Entre vós, há aqueles que sofrem de dificuldades financeiras. Não tendes dinheiro suficiente para sustentar a vossa família. Talvez não tenhais aquilo que é necessário para comprar alimentos ou para pagar o vosso alojamento. Meus amigos, não estais esquecidos. O Céu não vos abandonará.
Vejo a vossa angústia e reconheço a vossa necessidade. Quero pedir-vos que olheis para a vossa situação sem medo. Perguntai-vos se estais em verdadeiro perigo de ficardes sem alimento. Estais em verdadeiro perigo de perder o vosso local de habitação?
Considerai estas duas coisas como as vossas necessidades básicas. Estou a pedir-vos que comeceis a pensar no vosso tempo na terra de um modo diferente. Tomai exactamente em consideração aquilo de que o vosso corpo necessita para continuardes ao Meu serviço. Alguns dos Meus filhos na terra foram abençoados com grande abundância. Em alguns casos, esta grande abundância criou uma ânsia de ter mais que está a minar os objectivos do Céu em relação à alma. Além disso, esta aspiração de ter mais transformou-se numa distracção que desvia alguns dos filhos de Deus da tarefa de crescerem em santidade. Meus muito queridos, se o que acabo de dizer corresponde à vossa situação, se tendes, no dia a dia, suficiente alimento para comer e um local seguro para descansar e se, contudo, vos continuais a preocupar com dinheiro, deveis mudar imediatamente a vossa atitude. O que fareis quando chegar o momento de abandonar tudo isso? Ireis objectar quando Jesus não vos der estas coisas suplementares no Céu? Podereis não querer vir para o Céu, porque aqui não há  bens materiais... Por favor, tentai compreender aquilo que vos estou a querer dizer. Bens materiais em excesso são uma distracção. Se tendes dificuldades financeiras que podem ser corrigidas através de um corte nos vossos padrões de vida, deveis fazê-lo de imediato. Eu vou ajudar-vos, e prometo-o hoje, porque isto é muito importante para vós e para as vossas famílias. Estou a pedir a todos que reconsiderem as suas necessidades e que usem menos, sempre que possível.
Para aqueles que não conseguem prover às necessidades básicas de alimento e habitação, tenho outra coisa a dizer. Deveríeis pedir-Me para vos mandar ajuda, e Eu vou começar a fazê-lo desde já. Meus muito queridos filhos, Eu não vos criei para terdes fome. Eu não vos criei para dormirdes em circunstâncias que impedem a segurança.
Quero que saibais que, durante o Meu tempo na terra, experimentei muitas vezes o que era a fome. Muitas vezes não tive onde descansar a cabeça. Na verdade, nasci na pobreza e compreendo a pobreza no seu lado físico.
Quero hoje que saibais uma coisa. As dificuldades financeiras e a necessidade física não se igualam à pobreza espiritual, quero dizer, à necessidade espiritual. O que estou a dizer é que podereis ser muito mais ricos do que qualquer rei ou rainha, mesmo que sejais o mais pobre de entre os pobres.
Talvez tenhais mais fome do que o alimento que vos é dado. Talvez nem tenhais uma casa. Meu querido filho, irás ter uma belíssima casa aqui no Céu e receberás aqueles que te são queridos com uma enorme bondade.
No Céu tereis o bastante de tudo e sereis tratados como uma personagem real por Mim, pelo vosso Jesus. O vosso tempo de pobreza na terra prepara-vos para um tempo de grande riqueza no Céu. Tendes de aceitar as vossas circunstâncias com paz, mesmo quando tentais alterar essas circunstâncias.
Não aceitarei que não tenhais querido trabalhar para vos sustentardes a vós e à vossa família.
Isto não é razão para passar necessidades.
Quero que tenteis sustentar-vos a vós e àqueles por quem sois responsáveis. Mas se, sem culpa da vossa parte, vos encontrardes na pobreza, asseguro-vos, hoje, que se aceitardes essa situação com paz, Eu hei-de recompensar-vos muito para além de tudo aquilo que possais imaginar. Nos lugares onde as pessoas são pobres, Eu estou presente com as Minhas maiores graças. Meus muito queridos, acreditai em Mim hoje, quando vos digo que as pessoas que vêm para o Céu, não se lamentam de nada do que sofreram na terra.
Descansai com este pensamento. Não lamentareis os vossos sofrimentos. Só lamentareis os momentos em que deixastes de amar. Pedi a Minha ajuda e Eu ajudar-vos-ei.
Ficai em paz. Não fostes abandonados.
 
Fonte: Ave Luz-17-08-2014

«EU SOU O PÃO DA VIVO, O QUE DESCEU DO CÉU: SE ALGUÉM COMER DESTE PÃO, VIVERÁ ETERNAMENTE; E O PÃO QUE EU HEI-DE DAR PELA VIDA DO MUNDO É A MINHA CARNE. (...)» Jo,6.

Nos tempos que correm muita gente não tem que comer, há povos que morrem por não terem que comer, enquanto uns quantos fazem festins e banqueteiam -se em rios de dinheiro e orgias , mesmo o pouco que os mais pobres vão, com suor, ganhando... ELES O VÃO "DEVORANDO"...
MAS OUVI ATENDEI À MENSAGEM DO MESTRE: « PEDI A MINHA AJUDA E EU AJUDAR-VOS-EI.»

DEUS NÃO MENTE ELE AJUDA MESMO, QUEM A ELE RECORRE COM HUMILDADE E INFINITA CONFIANÇA!
Nema, escrava de Maria.


Em cada mão um pedaço de pão e amor fraterno! Que bom seria se o mundo desse as mãos para dar  alimento ao seu irmão! Pois quem dá ao pobre empresta a Deus!