OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sábado, 15 de novembro de 2014

QUEM MAIS SOFREU PELA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO?

Qual sofreu mais pela Paixão de Nosso Senhor? Conheça esta história de São Francisco de Assis


14, novembro, 2014 Deixar um comentário 
 

 

 
 
 
 
 
 
 Capítulo 44 – Como a Frei Conrado apareceu a mãe de Cristo e
S. João Evangelista e S. Francisco; e lhe disseram qual deles sofreu maior dor da paixão de Cristo
No tempo em que moravam juntos na custódia de Ancona, no convento de Forano, os sobreditos Frei Conrado e Frei Pedro os quais eram duas luzentes estrelas na província da Marca e dois homens celestiais.
Entre os dois havia tanto amor e tanta caridade, que parecia terem ambos o mesmo coração e uma mesma alma, e se ligaram por este pacto, que qualquer consolação que a misericórdia de Deus lhes desse, deviam revelar um ao outro por caridade.
Firmado entre ambos este pacto, sucedeu que um dia estando Frei Pedro em oração e pensando devotamente na paixão de Cristo, e como a Beatíssima Mãe de Cristo e S. João, diletíssimo discípulo, e S. Francisco estivessem pintados ao pé da cruz, pela dor mental crucificados com Cristo, teve ele o desejo de saber qual dos três tinha sofrido dor maior com a paixão de Cristo.
Se a mãe, que o tinha gerado, ou o discípulo, o qual havia dormido sobre o peito, ou S. Francisco, que com ele estava crucificado.
E permanecendo nesse devoto pensamento, aparece-lhe a Virgem Maria com S. João Evangelista e com S. Francisco, vestidos de nobilíssimas vestes de glória bem-aventurada; mas S. Francisco parecia vestido de vestes mais belas do que S. João.
E estando Frei Pedro todo espantado com esta visão, S. João o confortou e disse-lhe:
“Não temas, caríssimo irmão, pois vimos consolar-te e esclarecer a tua dúvida. Sabe, pois, que a mãe de Cristo e eu sobre todas as criaturas sofremos com a paixão de Cristo; mas depois de nós S. Francisco teve dor maior do que outro qualquer; e por isso tu o vês com tanta glória”.
E Frei Pedro perguntou-lhe: “Santíssimo apóstolo de Cristo, por que a veste de S. Francisco parece mais bela do que a tua?”
Respondeu S. João: “A razão é esta; porque, quando ele estava no mundo, trouxe consigo vestes mais vis do que eu”.
E ditas estas palavras, S. João deu a Frei Pedro uma veste gloriosa, a qual nas mãos trazia, e disse: “Toma esta veste a qual trouxe para te dar”.
E querendo S. João vesti-lo com aquela veste, Frei Pedro estupefato caiu no chão e começou a gritar: “Frei Conrado, Frei Conrado caríssimo, socorre-me depressa; vem ver coisas maravilhosas”.
E com estas palavras aquela santa visão desapareceu.
Depois, vindo Frei Conrado, ele lhe contou ordenadamente todas as coisas e agradeceram a Deus.
Fonte: “Os Fioretti” – São Francisco de Assis.

UM EXEMPLO SUBLIME PARA OS QUE (DES) GOVERNAM OS POVOS !

Um sublime exemplo de Governante! Conheça a belíssima história da Beata Margarida da Lorena                                                                                   13, novembro, 2014 Deixar um comentário 

Beata Margarida de Lorena

 Margarida da Lorena, Duquesa de Alençon, nascida em 1463, filha de Ferri de Vaudimont e de Iolanda d’Anjou, foi educada na corte do seu piedoso avô, rei Renato d’Anjou.

Os seus principais textos de estudo, a Legenda Áurea e as Vidas dos Santos, produziram nela tal impacto, que aos 10 anos de idade já sonhava em ser eremita, como demostra um episódio curioso: durante um passeio coletivo, Margarida e mais algumas companheiras separaram-se do grupo.
Julgando-se que se teriam perdido na mata, organizou-se uma operação de busca. Quando à tardinha a encontraram, confessou que se tinha escondido de propósito para experimentar como seria a vida eremítica.
Entretanto morreu-lhe o avô, o que a fez regressar à Lorena, onde a cunhada assumiu o encargo de continuar a sua educação na mesma linha de piedade. No ano seguinte casou-se com o Duque de Alençon.
Mas a vida do casal não foi fácil, pois os desastres da guerra dos cem anos fizeram-se sentir no pequeno ducado. A situação da esposa tornou-se ainda pior quando lhe morreu o marido, deixando-a viúva aos 32 anos de idade, com três filhos de tenra idade para criar.
A partir de então, como mulher forte, dedicou-se à educação dos órfãos, cuja tutela os parentes pretendiam assumir. Opondo-se a essa pretensão, Margarida esmerou-se na educação dos filhos, conseguindo que eles se tornassem jovens admiráveis que conseguiram ótimos casamentos.
Governou com sabedoria o Ducado de Alençon
Durante os 20 anos de regência do Ducado de Alençon arruinado pela Guerra dos Cem Anos, Margarida revelou que a gestão dos assuntos temporais não é incompatível com o ideal do Evangelho: ela sanou as finanças do Ducado, reformou os costumes.
Humanizou a vida social prestando assistência aos “pobres envergonhados” (aqueles que não se atreviam a pedir), refez a unidade da diocese de Séez dividida entre dois bispos, reformou as abadias de Almenèches e St. Martin de Séez e fundou mosteiros de Clarissas em Alençon, Mortagne, Château-Gontier, Mayenne e Argentan.
Ela também restaurou e embelezou muitos monumentos civis e religiosos, incluindo igrejas de Mortagne, Argentan e Alençon. Assim, em 1505 concluiu a construção da Igreja de São Leonardo de Alençon.
Finalmente, quando seu filho mais velho, Carlos, atingiu a maioridade, ela transferiu para ele o poder; Carlos se casaria com Margarida de Navarra, irmã do rei Francisco I.
Serviu aos doentes e aos pobres
Viúva abastada, ela se consagrou plenamente a servir os doentes e os pobres, que ela chamava de “seus senhores“. Visão sagrada da pobreza que tem suas raízes no Evangelho e na tradição franciscana.
Livre do cuidado dos filhos e do ducado, dividiu seus bens em três partes: uma destinada aos pobres, outra a Igreja e a terceira ao seu próprio sustento; depois se retirou no Castelo de Essai, que se transformou num verdadeiro mosteiro, e permaneceu em estreito contado com as Clarissas de Alençon.
O bispo da diocese chegou mesmo a recomendar à duquesa que moderasse as suas práticas ascéticas bastante exageradas, como passar noites inteiras em claro em oração, usar cilícios, fazer grandes temporadas de jejum, e flagelar-se com violência para “saborear um pouquinho da Paixão de Jesus”, como ela mesma costumava dizer.
Antes de se tornar Clarissa em Argentan, Margarida enriqueceu igrejas e mosteiros com bordados de mérito incalculável, feitos por ela com todo o carinho: o famoso “ponto de Alençon”, uma arte das mais sutis, e que lhe dão direito a ser considerada legítima ascendente das nossas modernas rendeiras.
O apadrinhamento histórico desta famosa renda cabe à Beata Margarida. Esta antepassada de Henrique IV, nora do “Gentil Duque”, que foi o companheiro de armas de Santa Joana d’Arc, não se limitou a administrar o ducado com tal sensatez e condescendência que lhe deram o nome de mãe de toda a caridade:
ela praticou e incentivou esta arte que perdura até nossos dias, e da qual também foi uma engenhosa empreendedora a mãe de Santa Teresinha do Menino Jesus, a Beata Zélia Guerin.
Vida no Mosteiro
Por fim, Margarida ingressou no mosteiro das Clarissas de Argentan para partilhar a vida duríssima das filhas de Santa Clara.
Foi, porém, uma experiência de pouca duração, pois ao fim de dois anos adoeceu gravemente, e preparou-se para a morte, que ocorreu no dia 2 de novembro de 1521, tendo ela 58 anos de idade. Só então se descobriu que ela trazia ao peito uma cruz de ferro com três pontas aguçadas que se lhe cravavam na carne.
A memória de Margarida da Lorena foi preservada no Martirológio Franciscano e no Martirológio Gálico. Após um convite feito pelo Bispo de Séez, Jacques Camus de Pontcarri, Luís XIII rogou ao Papa Urbano VIII que ordenasse um processo canônico sobre as virtudes e os milagres da piedosa Duquesa d’Alençon.
Seu culto entretanto somente foi aprovado por Bento XV no dia 20 de março de 1921.
Ela é comemorada no dia 3 de novembro. A Igreja reconhece nela um “modelo para os que governam os povos”.
Fonte: heroinasdacristandade.blogspot

O SOL QUE NOS DÁ VIDA É MISTÉRIO E FASCÍNIO!



QUEM QUISER SABER O QUE DEUS TEM PARA MOSTRAR AO HOMEM SOBRE A ACTIVIDADE DO SOL PODE VER A MENSAGEM " O SOL E O PODER DE DEUS".

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

LEGIONELLA VEIO PARA FICAR? 6 VIDAS CEIFADAS!

Legionella ceifa cinco vidas e infeta 233 pessoas

11 Novembro, 2014 08:02
Comments off
294 Views
Ao quarto dia (de conhecimento público generalizado) da existência de um surto de legionella, o diretor-geral da Saúde esclareceu existirem “cumulativamente, 233 casos registados de doença dos legionários e cinco casos mortais confirmados”, sendo que 38 desses casos estão internados nos cuidados intensivos e a grande maioria dos doentes está hospitalizada na Grande Lisboa, (duas no Porto, três em Castelo Branco e outras três no Barreiro-Montijo).
De acordo com a Direção Geral da Saúde (DGS), “todos os casos reportados têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira. As freguesias de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa continuam a registar a maior incidência”. Os técnicos da DGS permanecem a realizar colheitas em “domicílios” das freguesias infetadas. E continuam os inquéritos epidemiológicos.
Em comunicado, a DGS sublinha ainda que foi reforçado o cloro na água e que foram desactivadas as fontes de ornamentação, de forma a prevenir a libertação de aerossóis (gotículas de água que inaladas podem transmitir a bactéria presente na água).
Por outro lado, assegura que “com base nas análises preliminares feitas pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e nos dados fornecidos pela georreferenciação dos casos ocorridos foram encerradas as torres de refrigeração das principais fábricas da zona afetada com vista a proceder à desinfeção e desincrustação das mesmas”. Uma medida de precaução que visa reduzir possíveis focos de infeção até ser localizada a origem do surto.
Para Francisco George continua a não existir fundamento científico que justifique o encerramento de escolas.
A referência feita pelo responsável às unidades fabris prende-se com as três principais fábricas do concelho de Vila Franca de Xira, nomeadamente a Central
de Cervejas, a Solvay e a ADP Fertilizantes. Estas empresas, acatando as indicações do Ministério da Saúde, decidiram parar temporariamente os seus sistemas de refrigeração, visando encontrar a causa do atual surto. Para tal, foram recolhidas amostras para análise e efetuada limpezas, e apesar de não se saber se esta será a origem do surto, sabe-se que uma das hipóteses de ponto de partida da propagação pode estar na água das caldeiras ou tubagens de água deste tipo de equipamento, que através das respetivas torres de refrigeração podem libertar vapores contaminados.
 
À ESPERA DOS RESULTADOS

 Quanto aos tão aguardados resultados sobre o tipo de bactéria legionella e a provável origem do surto que desde sexta-feira atinge o concelho de Vila Franca de Xira sabe-se que para já estão 40 amostras em cultura e que as primeiras conclusões podem ser reveladas entre quinta e sexta-feira desta semana, segundo avançou Fernando de Almeida, presidente do laboratório nacional de referência, o Instituto Ricardo Jorge, ao Expresso. O responsável elucidou ainda que “sabemos que a água tem legionella, mas isso não nos diz nada sobre o surto. Precisamos de saber se é a mesma que infetou todas as pessoas, ou seja, se o seu bilhete de identidade é igual”, sendo que se for apurado em concreto qual é a legionella responsável pela contaminação será possível descobrir onde está alojada e como se dispersou pelo referido concelho.
 
SEXTO MAIOR SURTO DE SEMPRE NO MUNDO

 Segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) o número de pessoas infetadas neste surto em Portugal é dos maiores alguma vez registados no mundo. E à sua raridade acrescentam que este é já tido como o sexto maior surto em número de casos alguma vez registado, encontrando-se imediatamente atrás do “caso zero” que viria a dar nome à doença. O último surto ocorrido em Portugal ficou classificado como caso de estudo mas a sua dimensão foi outra já que, em 2000, em Braga apenas se registaram 11 pessoas infetadas.
Sobre esta doença, batizada como “doença dos legionários” sabe-se que foi descoberta em 1976, num surto que infetou cerca de 200 pessoas que tinham em comum ter estado num hotel da Pensilvânia, a propósito de uma reunião de veteranos de guerra da Legião Americana.
Desde então a EDC tem listado todos os casos, de surtos a episódios, e em destaque encontramos, pela sua dimensão, o Reino Unido (com um surto que afetou 494 pessoas) e a vizinha Espanha (449 infetados). O primeiro remonta a 2002, teve origem num sistema de ar condicionado, num centro cultural em Barrow, e matou sete pessoas. As autoridades locais, responsáveis pela manutenção do centro, chegaram a ser envolvidas num processo judicial que culminou na absolvição de todas as acusações de homicídio. Um ano antes, em Múrcia, as torres de refrigeração de um hospital provocavam o segundo maior surto de sempre. Chegaram a anunciar-se 800 casos suspeitos mas pouco mais de metade viriam a ser confirmados. No entanto, há a lamentar seis mortes.
Sónia Bexiga, com Lusa

BASÍLICA DE S. JOÃO DE LATRÃO...

Basílica de São João de Latrão: Mãe de todas as Igrejas
Loading
 
11 de Novembro de 2014 / 0 Comentários
 
basilica_de_sao_joao_de_latrao_mae_de_todas_as_igrejas_gaudium_press.jpg
 








A Basílica foi consagrada pelo Papa Silvé
I no ano de 324, sendo dedicada ao
Santíssimo  Salvador / Fotos:
Gaudium Press.
Roma - Itália (Terça-feira, 11-11-2014, Gaudium Press) A Arquibasílica do Salvador e dos Santos João Batista e João Evangelista, como é seu nome original da Basílica de São João de Latrão, surge no século III nas proximidades do Monte Celio, uma das sete colinas romanas e em terras dos Laterani, nobre família de Roma cujas propriedades passaram ao domínio imperial, em mãos de Constantino e sua esposa.

De acordo com a tradição, quando cessaram as perseguições aos cristãos o imperador cede ao Papa o palácio de Latrão para que ali fosse sua residência oficial, sendo em mais de mil anos o lugar onde viviam os pontífices até que se transladaram ao Vaticano. Hoje segue sendo a sede episcopal do Santo Padre, Bispo de Roma. Não em vão a Basílica é chamada "Mãe de cabeça de todas as Igrejas da cidade de Roma de toda a terra", em latim 'Omnium urbis et orbis ecclesiarum mater et caput'.
A Basílica foi consagrada pelo Papa Silverio I no ano de 324, sendo dedicada ao Santíssimo Salvador. Muito tempo depois, no século IX, Sergio III a dedicou a São João Batista, e Lucio II a consagrou no século XII a São João Evangelista, por isso o templo é comumente conhecido como "São João de Latrão".
A edificação atual é muito similar a primitiva Basílica Constantiniana em sua planta, também com cinco naves e seus muros perimetrais coincidem quase com os do presente. Em seu interior se encontra a tumba de Martín V, Pontífice que restabeleceu a sede romana após o exílio de Avinhon, que dá início ao renascimento romano. Foi ele quem pela primeira vez abriu a Porta Santa da Basílica Papal.
Sobressai igualmente em seu interior o retábulo do altar, uma lousa que de acordo com a tradição cristã é a mesa que utilizava São Pedro e outros pontífices ao celebrar a Eucaristia. Também se destaca ao lado lateral esquerdo a Capela de Corsini, um precioso lugar de culto que foi obra do arquiteto Alessandro Galilei, o mesmo que desenhou a fachada principal da Basílica em 1735. Além disso, se destaca o mosaico do abside, realizado no século XIX em seu mosaico original.
Na parte exterior e em suas proximidades da Basílica também se encontra a 'Scala Santa' - a Escadaria Santa- por onde transitou Jesus antes de sua condenação à morte, a qual foi transladada a Roma desde Jerusalém por Santa Helena, mãe de Constantino; assim como o Batistério, que é contemporâneo à primeira igreja e se diz que ali pode ser batizado o próprio imperador.
Mas o significado da Basílica como "Mãe de todas as igrejas" vai além de sua edificação material, como o expôs o Papa Francisco durante o tradicional Ângelus do último domingo, 09 de novembro: "Com o termo mãe nos referimos não tanto ao edifício sagrado da Basílica material, quanto à obra do Espírito Santo, que neste edifício se manifesta, frutificando mediante o ministério do Bispo de Roma, em todas as comunidades que permanecem em unidade com a Igreja que ele preside".
É por isso que com a festividade da dedicação da Basílica romana, continuou o Pontífice, "professamos na unidade da Fé, o vínculo de comunhão que todas as Igrejas locais, espalhadas sobre a terra, tem com a Igreja de Roma e com seu Bispo, sucessor de Pedro". (GPE/EPC

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/64629#ixzz3ItM1jp6s
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

SURGE O LIVRO E SURGE A RESPOSTA, SÓ ACREDITA QUEM CRÊ!

Livro Terá Jesus Cristo casado com Maria Madalena e tido dois filhos?

Um novo livro, baseado num manuscrito com cerca de 1.500 anos e que será lançado em meados de novembro, revela que Jesus Cristo casou com Maria Madalena e com ela teve dois filhos, noticia a imprensa britânica.
Mundo
Terá Jesus Cristo casado com Maria Madalena e tido dois filhos?Terá Jesus Cristo casado com Maria Madalena e tido dois filhos? Terá Jesus Cristo casado com Maria Madalena e tido dois filhos?
Reuters
12:09 - 10 de Novembro de 2014 | Por             

Share on print Share on email                                     
O livro, baseado no chamado "Evangelho Perdido", um manuscrito datado de há 1.450 anos descoberto na British Library, foi escrito pelo professor de Estudos Religiosos da Universidade York, Toronto, Barrie Wilson, e pelo escritor e jornalista israelo-canadiano Simcha Jacobovici.
PUB
Segundo o jornal Sunday Times, o texto, que os dois autores passaram meses a traduzir do siríaco, língua próxima do aramaico [língua de Jesus], revela ainda que Jesus Cristo foi alvo de uma tentativa de assassínio quando tinha 20 anos.
Na sua página na internet, Barrie Wilson adianta que os investigadores sabem da existência do manuscrito há quase 200 anos anos, mas não sabiam o que fazer com ele.
Jacobovici, por seu lado, adiantou que o manuscrito, que tem 29 capítulos, é uma cópia datada do século VI de um evangelho do século I.
Escrito em pele de animal tratada, o manuscrito está nos arquivos da Biblioteca Britânica há 20 anos, onde foi colocado pelo Museu Britânico, que o comprou em 1847 a um comerciante que o terá obtido no antigo mosteiro de São Macário, no Egito.
O novo livro tem ainda revelações sobre as ligações políticas de Jesus com o imperador romano Tiberius e com um dos seus principais generais, Sejanus.
Teorias sobre o casamento de Jesus circulam há vários anos. Uma das mais recentes desenvolveu-se a partir da descoberta, em setembro de 2012, de um fragmento de papiro egípcio que alguns investigadores acreditam conter a primeira referência ao casamento de Jesus.
A descoberta foi desvalorizada, nomeadamente pela Igreja Católica, que afirma tratar-se de uma falsificação.
O texto contém na quarta linha as palavras "E Jesus disse-lhes: 'Eis a minha mulher" e, na linha seguinte, "ela pode ser minha discípula".
Testes científicos ao fragmento confirmaram que o que passou a chamar-se "Evangelho da Mulher de Jesus" é datado do século VIII.
Sobre a polémica descoberta, o conceituado professor Karen L King, da Universidade de Harvard, citado pelo jornal Boston Globe, disse: "Espero que possamos avançar para questões como o significado deste fragmento para a história do Cristianismo e para pensar sobre questões como: porque é que Jesus ser casado é tão importante? Porque é que as pessoas reagem de forma tão incrível a isso?".
Relativamente a esta nova descoberta, a Igreja de Inglaterra disse já que está mais próxima da ficção do que da história.
"Parece partilhar mais semelhanças com Dan Brown [autor do livro O Código Da Vinci, que desenvolve a teoria do casamento e dos filhos de Jesus com Maria Madalena] do que com [os evangelistas] Mateus, Marcos, Lucas e João", disse um porta-voz da Igreja ao Sunday Times.
Os autores do livro darão quarta-feira uma conferência de imprensa para divulgar mais pormenores sobre o livro.
NOTA: OS COMENTÁRIOS A ESTA NOTÍCIA SÃO MUITOS E CHEGAM A ULTRAPASSAR O ABSURDO
Nada pode vir do nada
Sábado, 1 de Novembro de 2014, 13:35 h.
 
Minha querida e amada filha, tende cuidado com aqueles que negam a Divindade do Meu Pai. Ele, e só Ele, criou o mundo - tudo veio d’Ele. Nada pode vir do nada. Tudo o que é, e será, vem do Meu Pai Eterno.
A Palavra não pode ser quebrada, e se e quando for, não é de aceitar o que seja contrário à Verdade. Vós viveis num tempo em que todas as provas da existência de Deus, e de tudo o que Ele criou, serão negadas. Todas as coisas que Ele mais preza serão destruídas. A Sua Criação está a ser dividida por aqueles que O negam. A Vida, que vem d'Ele, está a ser destruída, e a Verdade que Ele deu aos Seus filhos através do Seu Livro Sagrado, contendo o Velho e o Novo Testamentos, está agora a ser questionada. Em breve, muito do que diz a Palavra será considerado inverdadeiro.
Como poucos de vós amais Aquele que é o Pai Eterno, e como valorizais pouco o vosso próprio destino, porque o caminho que vós escolhestes é cuidadosamente seleccionado para atender apenas à vossa própria arrogância e auto-satisfação. O homem, que está obcecado com o seu próprio intelecto, o conhecimento e a vaidade, continuará a tentar encontrar um caminho para Deus, mas feito por ele mesmo. Isso conduzi-lo-á a um mau caminho e ele acabará a viver uma mentira. Quando vós passais por esta vida na procura do significado da vossa existência, vós nunca a encontreis, a menos que aceiteis a Verdade da Criação.
Deus, Meu Pai Eterno, criou-vos. Até que vós aceiteis isto, vós continuareis a idolatrar falsos deuses e o vosso paganismo vos fará ajoelhar em desespero. Chegou o tempo de vós nada aceitardes que prove que o Meu Pai não existe.
Foi-vos dada a Verdade. Aceitai isso. Deixai-Me levar-vos pela mão para o Meu Pai, para que Eu possa trazer-vos a salvação eterna. Qualquer coisa que não seja a Verdade conduzir-vos-á no caminho para o inferno.
O vosso Jesus

CONSAGRA-TE! É CHEGADA A HORA DA ESCOLHA!

12 de Novembro: início dos 30 dias de preparação para a Consagração Total!

Por fim, o Meu Imaculado Coração Triunfará!

Seguindo os passos de São João Paulo II, chegamos ao auge da 5ª Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria. Milhares de pessoas espalhadas em grupos por todo o Brasil prepararam-se para fazer ou renovar a sua Consagração Total a Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de nossa Mãe Santíssima, pelo método de São Luis Maria Grignion de Montfort, no dia 12 de dezembro de 2014, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe (ou datas próximas, por razões locais).
Vivemos um Momento Mariano na Igreja, pois:
     
  • No Grande Jubileu do ano 2000, São João Paulo II consagrou o Terceiro Milênio à Nossa Senhora.
  • No dia 13 de Outubro de 2013, o Papa Francisco consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria.
  • No dia 27 de Maio de 2014, o Papa Francisco elevou João Paulo II, que tão bem viveu a Consagração à Virgem Maria , à glória dos altares, juntamente com João XIII.
    Agora, cabe a cada um de nós precisa tomar posse, pessoalmente, dessa Consagração, e consagrar-se à Virgem Maria. É isso que queremos fazer em 12 de Dezembro.
A consagração ou renovação da consagração pode ser feita, de preferência, na Santa Missa, ou ainda de maneira privada.

Quem pode se consagrar?

Todos que se prepararam em grupo ou individualmente para fazer a Consagração Total à Maria Santíssima, pelo método de São Luis Maria Grignion de Montfort, no dia 12 de dezembro de 2014, ou ainda em datas próximas.
De forma geral, recomendamos não se consagrar e nem mesmo iniciar os 30 dias de preparação sem a leitura completa do Tratado. Devido à importância e abrangência da consagração não é possível realizá-la sem conhece-la bem. Além disso, a consagração é feita uma vez na vida, portanto, é importante conhecê-la bem.
Esclarecemos também que a consagração pode ser realizada em outro momento, após a leitura do livro. Ela pode ser feita em grupo ou individualmente, em data escolhida livremente.
Para quem ainda não tem o “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, ele poderá ser adquirido através dos links abaixo, na seção material de apoio.

Quem pode renovar a consagração?

Todos que já fizeram a Consagração Total pelo método de São Luis Maria Montfort, em absolutamente qualquer da data que tenha feito (a Consagração pode ser renovada, individualmente, todos os dias, inclusive).
A data da Renovação não depende necessariamente da data da Consagração.
Recomendamos que aqueles que renovarem a Consagração façam também os 30 dias de orações preparatórias (embora não seja imprescindível, e quem por alguma razão não o fizer, poderá renovar tranquilamente).

Orações preparatórias

Aqueles que irão se consagrar ou tão somente renovar a consagração na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, devem iniciar os 30 dias de orações preparatórias no dia 12 de novembro.
As orações próprias estão indicadas no “Tratado” (n. 227-233), podendo também ser encontradas abaixo, na seção  material de apoio.

Falhei durante os 30 dias: o que fazer?

Recomendamos que, mesmo que haja alguma falha durante as orações preparatórias, que isso não seja motivo de desistência. Permaneça fiel e consagre-se.
O demônio odeia esta consagração total e poderá se utilizar de algum escrúpulo por não ter cumprido cem por cento os atos de preparação para, assim, incitar à desistência.
Além disso, a consagração é um ato interior, que não depende necessariamente dos atos exteriores de preparação.
No caso de uma queda em pecado mortal, que haja, evidentemente, arrependimento e se busque a Confissão o mais rápido possível, mas que isso também não seja motivo de desistência.

No dia da consagração, o que se faz?

- deve-se oferecer algum tributo a Nosso Senhor e a Santíssima Virgem, em penitência
das nossas infidelidades e em sinal de dependência Deles. Poderá ser algum jejum, ou penitência, ou ato de caridade a um necessitado (ver Tratado, n. 232).
- deve-se utilizar um sinal físico da Consagração, a ser levado sempre junto consigo (Tratado n.236-242). São Luis sugere usar “pequenas cadeias de ferro”, mas evidentemente que este sinal pode ser substituído com algo mais compatível com o estilo de vida de cada um (como uma Medalha da Santíssima Virgem, um Escapulário, uma pequena corrente, um anel etc).
- para a Consagração, propriamente dita, deve ser escrita e assinada em uma folha a fórmula da Consagração (que pode ser encontrada em nosso Material de Apoio). Aqueles que irão se consagrar durante a Santa Missa, devem ler a fórmula rezando a respectiva oração após a homilia ou Comunhão. Trata-se de um tesouro que deve ser guardado com muito zelo.
 
Fonte: Pe. Paulo Ricardo
 
NOTA: EM PORTUGAL REALIZAR-SE-Á A CONSAGRAÇÃO A 22-11-2014

SÃO MARTINHO E A SANTIDADE DO MILITAR

São Martinho: mais que castanhas e água-pé


A Igreja recorda a 11 de novembro São Martinho, Bispo de Tours, um dos santos mais célebres e venerados da Europa.
Tendo nascido numa família pagã na Panónia, atual Hungria, por volta de 316, foi orientado pelo pai para a carreira militar. Ainda adolescente, Martinho encontrou o Cristianismo e, superando muitas dificuldades, inscreveu-se entre os catecúmenos para se preparar para o Batismo. Recebeu o sacramento por volta dos vinte anos, mas teve que permanecer ainda por muito tempo no exército, onde deu testemunho do seu novo género de vida: respeitador e compreensivo para com todos, tratava o seu criado como um irmão, e evitava as diversões vulgares.
Depois de se despedir do serviço militar, foi a Poitiers, na França, encontrando-se com o santo Bispo Hilário. Por ele ordenado diácono e presbítero, escolheu a vida monástica e deu origem, com alguns discípulos, ao mais antigo mosteiro conhecido na Europa, em Ligugé. Cerca de dez anos mais tarde, os cristãos de Tours, tendo ficado sem pastor, aclamaram-no seu bispo. Desde então Martinho dedicou-se com zelo fervoroso à evangelização no campo e à formação do clero.
Mesmo sendo-lhe atribuídos muitos milagres, São Martinho é famoso sobretudo por um ato de caridade fraterna. Quando era ainda jovem soldado, encontrou na estrada um pobre entorpecido e trémulo de frio. Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto.
O gesto caritativo de São Martinho inscreve-se na mesma lógica que levou Jesus a multiplicar os pães para as multidões famintas, mas sobretudo a deixar-se a si mesmo como alimento para a humanidade na Eucaristia, sinal supremo do amor de Deus (...) É a lógica da partilha, com a qual se expressa de modo autêntico o amor ao próximo.
Ajude-nos São Martinho a compreender que só através de um compromisso comum de partilha, é possível responder ao grande desafio do nosso tempo: isto é, de construir um mundo de paz e de justiça, no qual cada homem possa viver com dignidade. Isto pode acontecer se prevalecer um modelo mundial de autêntica solidariedade, capaz de garantir a todos os habitantes do planeta o alimento, as curas médicas necessárias, mas também o trabalho e os recursos energéticos, assim como os bens culturais, o saber científico e tecnológico.
 
Bento XVI
Publicado em 10.11.2014
 
NOTA: MAIS UM EPISÓDIO POSTADO NO MEU 2º BLOG SOBRE ESTE GRANDE SANTO.   

S. MARTINHO E A SUA ESPADA

Conheça a fascinante história da Espada de São Martinho


10, novembro, 2014 Deixar um comentário 
 

                                             São Martinho de Tours
 
O Conde de Besalu era um valente que derrotou os mouros em muitas batalhas. Onde havia perigo, lá estava ele com seu exército, e não tardava em dar boa conta das turbas infiéis.
Um dia, estando em seu castelo, veio um de seus guardas dizer-lhe que sabia de boa fonte que os mouros subiam de Bañolas em direção a Santa Pau. Imediatamente o Conde reuniu os seus leais, e saiu para enfrentar os mouros e impedir-lhes o avanço.
Quando os encontrou, no mesmo instante arremeteu contra eles com o ímpeto que lhe era peculiar. Mas em pleno combate sua espada se quebrou. Não era o Conde homem que se conformasse vendo pelejar seus soldados, mas não lhe era possível seguir lutando desarmado.
Recordou-se então de que muito perto daquele lugar encontrava-se uma ermida dedicada a São Martinho. Abandonou o combate uns momentos, para dirigir-se a esse lugar. Uma vez ali, ajoelhou-se aos pés do Santo e lhe pediu, com todo o fervor, que ele o livrasse do apuro em que se encontrava.
Estava de joelhos, absorto na oração ao Santo, quando viu que a imagem deste se movia, e São Martinho, sacando sua espada, ofereceu-a ao Conde.
Levantou-se o cavaleiro, todo jubiloso, e para certificar-se do que seus olhos estavam vendo, esticou a mão para pegar a espada. Com firmeza a tomou, e depois de dar graças a Deus de todo o coração, saiu depressa em auxílio de seus homens, que estavam perdendo terreno.
Começou a distribuir golpes com sua espada à direita e à esquerda. Seus homens recobraram o valor que haviam perdido momentaneamente, e redobraram seus esforços. Em poucas horas jaziam mortos todos os mouros que haviam iniciado o combate contra a Santa Fé.
Os cristãos subiram então até Besalu. Quando chegaram a Colsatrapa, sentaram-se para descansar, enquanto contemplavam o panorama de Mirana y Mor. Os soldados elogiaram o Conde pelo seu valor.
Ele porém contestou, dizendo que São Martinho lhe emprestara a espada. Seus homens duvidaram, e ele, para provar a força da espada, deu um forte golpe numa pedra que havia ali, partindo-a em dois.
Essa pedra ainda existe. Hoje é conhecida por “Pedra Cortada”.
(V. Garcia de Diego, ”Antologia de Leyendas de la Literatura Universal” - Labor, Madrid, 1953, p. 92)
Fonte: contoselendasmedievais.blogspot
 
EIS UM PROVÉRBIO SOBRE S. MARTINHO:
 
EM DIA DE S. MARTINHO VAI À ADEGA E PROVA O VINHO!
 Nema, escrava de maria

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

NÃO PRECISO DE IR Á IGREJA... CONFESSO-ME A DEUS!

O maior escândalo na Igreja é dizer-se cristão e viver como pagão, diz papa

          O papa Francisco afirmou hoje, no Vaticano, que na vida da Igreja o escândalo consiste em «dizer e professar um estilo de vida – “sou cristão” – e depois viver como pagão, que não crê em nada».
É um escândalo «porque falta o testemunho», ao passo que «a fé confessada é vida vivida», sublinhou Francisco na missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta, relata a Rádio Vaticano.
«Quando um cristão ou uma cristã, que vai à igreja, que vai à paróquia, não vive assim, escandaliza. Mas quantas vezes ouvimos dizer: “Eu não vou à igreja – homens e mulheres – porque é melhor ser honesto em casa e não proceder como aquele ou aquela que vão à igreja e depois fazem isto, isto, isto...”, apontou o papa.
Para Francisco, o escândalo «destrói a fé», e é por isso que Jesus, no Evangelho proclamado nas missas desta segunda-feira, «é muito forte: “Estai atentos! Estai atentos!”. Far-nos-á bem repeti-lo hoje: “Estai atentos a vós próprios”. Todos nós somos capazes de escandalizar».
Ao mesmo tempo, continuou o papa a meditar sobre o excerto evangélico deste dia, «é necessário ser misericordioso, porque «um cristão que não é capaz de perdoar, escandaliza, não é cristão».
«Devemos perdoar, porque somos perdoados. E isto está no “Pai-nosso”: Jesus ensinou-o lá. E isto não se compreende na lógica humana. A lógica humana leva-te a não perdoar, à vingança; leva-te ao ódio, à divisão. Quantas famílias estão divididas por não se perdoarem, quantas famílias. Filhos distantes dos pais, marido e mulher distantes», referiu Francisco.
Compreende-se assim, salientou Francisco, por que motivo os discípulos pediram a Jesus para que lhes aumentasse a fé: «A fé é um presente. Ninguém com livros ou indo a conferências pode ter a fé. A fé é um presente de Deus».
 
Alessando De Carolis / Rádio Vaticano
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 10.11.2014
 
Evangelho segundo S. Lucas 17,1-6.
Naquele tempo, disse Jesus aos deus discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os causa!
Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem ao mar, do que escandalizar um só destes pequeninos.
Tende cuidado convosco! Se o teu irmão te ofender, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.
Se te ofender sete vezes ao dia e sete vezes te vier dizer: 'Arrependo-me', perdoa-lhe.»
Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.»
O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: 'Arranca-te daí e planta-te no mar', e ela havia de obedecer-vos.»
QUEM É ESTE HOMEM QUE QUE NOS MANDA PERDOAR 70x7?

PARA MIM JESUS É MEU SER, O MEU ESTAR, O MESTRE SENHOR ABSOLUTO DA MINHA POBRE EXISTÊNCIA!
 Nema, escrava de Maria