OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sábado, 26 de dezembro de 2015

POR OCASIÃO DO JUBILEU DA MISERICÓRDIA AS PARÓQUIAS DEVEM TER PORTA SANTA NOS LOCAIS DE REFUGIADOS!

Diocese com maior número de refugiados de Iraque terá Porta Santa em cada paróquia
          
Erbil - Iraque (Quarta-feira, 23-12-2015, Gaudium Press) 
O Arcebispo Caldeu de Erbil, Iraque, Dom Bashar Warda, dispôs que todas as paróquias locais tenham uma Porta Santa habilitada para ganhar a indulgência concedida por ocasião do Jubileu da Misericórdia. A medida busca que o enorme número de crentes refugiados no lugar possa ter acesso à graça jubilar sem necessidade de outra peregrinação à qual já realizaram forçadamente ao ter que abandonar seus lugares de origem.
Diocese com maior número de refugiados de Iraque terá Porta Santa em cada paróquia.jpg
Dom Warda explicou à Asia News que as famílias de refugiados "tendem a identificar-se com a Sagrada Família" que teve que fugir ao Egito em meio da perseguição do Rei Herodes, em circunstâncias "difíceis e desafiantes". Os refugiados, muitos dos quais já não devem viver em tendas mas encontram dificuldades sérias para encontrar emprego e desenvolver-se, conservam a esperança de "ir à casa de seus povos e vilas" para "começar a reconstruir um futuro". O trabalho que a Igreja realiza contribui a "manter esta esperança viva neles".

A primeira das Portas Santas foi aberta no dia 13 de dezembro na Catedral de São José, mas o Arcebispo pediu aos sacerdotes replicar este ato em todos os templos, já que os refugiados se encontram em todas as paróquias locais. "Este Jubileu não somente nos exige a realizar atos de misericórdia até os outros", explicou o prelado, "mas que nos chama ainda mais a receber a misericórdia de Deus, viver um novo nascimento e aceitar o amor de Deus em nosso caminho pessoal".
A Arquidiocese está localizada na região iraquiana do Curdistão, lugar seguro para as comunidades cristãs aonde chegaram naturalmente os expulsos de lugares como Mosul, sob o controle dos grupos extremistas. Calcula-se que 112 mil dos 245 mil refugiados registados em território iraquiano se alojam na cidade de Erbil, de acordo com informações das Nações Unidas divulgadas pela Catholic Culture. (GPE/EPC)



Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/75507-Diocese-com-maior-numero-de-refugiados-de-Iraque-tera-Porta-Santa-em-cada-paroquia#ixzz3vSl68571
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

A DOCILIDADE DE PODER SER MÃE ESPIRITUAL DE MUITOS FILHOS!



 
Maternidade espiritual: uma realidade iluminada no Natal
Leer más…
“O nível de qualquer civilização é sempre o nível da sua feminilidade”
Dom Fulton J. Sheen, arcebispo norte-americano
______________
O Espírito Santo sempre faz horas extras para nos encorajar a viver em contato mais íntimo com Deus, mas, durante o Advento e a Quaresma, as suas graças são ainda mais abundantes. Elas foram um ponto de virada para mim, que passava por um momento de frustração aguda.

O tempo do Advento estava me oprimindo. Eu estava imersa em muito trabalho e estresse e aquele constante “fazer” estava tornando difícil simplesmente “ser”. Era impossível para mim um instante de silêncio e recolhimento; de oração para preparar o meu espírito para a vinda de Jesus.
Certa manhã miserável, em que eu estava implorando a Deus por ajuda, a minha imaginação de repente se preencheu com a imagem vivida do Menino Jesus na manjedoura, ali, diante de mim. Reagi como toda mulher poderia reagir: me inclinei para ele, me vi levantando-o nos meus braços e embalando-o bem juntinho do meu coração.
                                    
De repente, uma profunda conexão com o Menino Jesus inundou a minha alma e o meu corpo. Foi um momento muito poderoso, que se tornou minha meditação durante todo o resto do Advento. A partir daquele instante, não importava o quanto eu estava ocupada: até a lembrança mais fugaz daquela ligação maternal com o Menino Jesus me maravilhava instantaneamente, com os mais ternos sentimentos de admiração e de expectativa.
Eu então compartilhei a minha meditação sobre o bebê Jesus online e meu post foi compartilhado por todo o lugar. Não “viralizou”, mas ficou “popular” durante dias. Pessoas me disseram que o tinham recompartilhado com membros da família em todo o país e que ele estava tocando seus corações exatamente como tinha tocado o meu.
A maternidade espiritual opera assim mesmo, inclusive nas mulheres que ainda não são ou não podem ser mães fisicamente: desejamos cuidar dos outros; por isso, compartilhamos tudo o que Deus nos revela e que achamos que poderia beneficiar alguém. As mulheres são fornecedoras naturais de beleza e de amor. É assim que Deus nos fez. E esta é uma das razões para que o bem-estar das mulheres, como dom Fulton Sheen observou, seja tão fundamental para o bem-estar da Igreja e da sociedade.
Ao compartilhar esses lampejos misteriosos, o poder luminoso daquele contato com Deus se multiplica; não só é compartilhado novamente, mas se reflete e volta para nós, enriquecido pelos lampejos e respostas de mais e mais pessoas.
A “feminilidade autêntica” se manifesta de várias maneiras; é um mosaico. A feminilidade deve ser livre para se tornar o que Deus a criou para ser. Matthew Kelly cunhou a expressão “a melhor versão de si mesmo” para se referir ao nosso mais autêntico “eu”, enfatizando o autocontrole, a vida sacramental e o aprofundamento na fé como caminhos para a maior liberdade em Cristo.
A “versão” resultante de nós mesmos tem sabor e expressão próprios: cada um é uma obra-prima única de graça e espiritualidade extremamente variada.
As mulheres, é claro, são indivíduos, e a criatividade infinita de Deus se derrama nas inúmeras variações de personalidade, espiritualidade, cultura, temperamento, talento, físico e outras qualidades auto evidentes em mulheres do mundo todo. Mas a feminilidade autêntica de cada mulher se encontra na sua conexão íntima com a Fonte de toda a vida. No Advento e no Natal, meditar sobre o Cristo Menino ajuda a lembrar que a maternidade espiritual pode ser um autêntico dom e vocação, conectando-se com a realidade de que podemos ser mães de uma pessoa só ou mesmo de nenhuma na carne, mas mães de muitos em espírito.
Essa maternidade espiritual contribui para o verdadeiro esplendor de uma mulher. E o generoso desejo materno de compartilhar a riqueza da nossa vida espiritual faz parte do “gênio feminino” que São João Paulo II descreveu de forma tão eloquente na Mulieris dignitatem.
Fonte: Aleteia

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

HOJE É NATAL UM MENINO NOS DEU DEUS! CANTEMOS COM ALEGRIA

Mensagem de Natal: Quanto Te custou haver-me amado!

Meditando a letra do belo cântico “Tu scendi dalle stelle”, determinemo-nos a pagar o preço do amor. Se tanto custou a Deus amar-nos, como queremos que isso não nos custe nada?

O mistério do Natal só pode ser entendido se se compreende o mistério da misericórdia divina. A Segunda Pessoa divina da Santíssima Trindade, o próprio Verbo de Deus tomou uma carne. Para elevar a humanidade miserável e pecadora à participação na Sua própria vida, na Sua bem-aventurança eterna, Ele Se fez homem.
Diante de um amor tão grande, que faz o Criador de tudo o que existe transpor o abismo infinito e tomar as vestes de Sua criatura, a única resposta adequada do homem é a gratidão. A quem foi alvo de tão grande misericórdia, só lhe resta transformar a sua vida e corresponder generosamente ao amor com que foi amado.
"Ó Deus bem-aventurado, quanto Te custou haver-me amado!" É o que canta a Igreja neste Natal do Senhor, pegando emprestadas as palavras de Santo Afonso de Ligório, em seu famoso poema Tu scendi dalle stelle ("Tu desces das estrelas"). Meditando a letra desta bela cantiga natalina, determinemo-nos também nós a pagar o preço do amor. Se tanto custou a Deus amar-nos, como queremos que isso não nos custe nada?
Tu scendi dalle stelle
(Tu desces das estrelas"),
de Santo Afonso Maria de Ligório 

Tu scendi dalle stelle, o Re del cielo,
e vieni in una grotta al freddo e al gelo.
O Bambino mio divino, io ti vedo qui a tremar;
o Dio beato! Ah, quanto ti costò l'avermi amato! 

A te, che sei del mondo il Creatore,
mancano panni e fuoco, o mio Signore.
Caro eletto pargoletto, quanto questa povertà
più m'innamora, giacché ti fece amor povero ancora. 

Tu lasci il bel gioir del divin seno,
per giunger a penar su questo fieno.
Dolce amore del mio core, dove amore ti trasportò?
O Gesù mio, perché tanto patir? Per amor mio! 

Ma se fu tuo voler il tuo patire,
perché vuoi pianger poi, perché vagire?
Mio Gesù, t'intendo sì! Ah, mio Signore!
Tu piangi non per duol, ma per amore. 

Tu piangi per vederti da me ingrato
dopo sì grande amor, sì poco amato!
O diletto - del mio petto,
se già un tempo fu così, or te sol bramo
Caro non pianger più, ch'io t'amo e t'amo 

Tu dormi, Ninno mio, ma intanto il core
non dorme, no ma veglia a tutte l'ore
Deh, mio bello e puro Agnello
a che pensi? dimmi tu. O amore immenso,
un dì morir per te, rispondi, io penso. 

Dunque a morire per me, tu pensi, o Dio
ed altro, fuor di te, amar poss'io?
O Maria, speranza mia,
se poc'amo il tuo Gesù, non ti sdegnare
amalo tu per me, s'io non so amare! 

Tu desces das estrelas, ó Rei do céu 
E vens a uma gruta no frio e no gelo. 
Ó Menino meu divino, eu Te vejo aqui a tremer; 
Ó Deus beato, quanto Te custou haver-me amado! 

A Ti, que és do mundo o Criador, 
Faltam agasalhos e fogo, ó meu Senhor. 
Querida e eleita criança, esta Tua pobreza me apaixona 
Pois foi o amor que Te fez pobre novamente. 

Tu deixas as delícias da intimidade divina 
Para vir a sofrer sobre essa palha. 
Doce amor do meu coração, aonde Te levou o amor? 
Ó meu Jesus, por que tanto sofrer? Por meu amor! 

Mas se sofres por Tua própria vontade, 
por que então este choro, por que estes gemidos? 
Meu Jesus, eu Te entendo sim! Ah, meu Senhor! 
Tu choras não de dor, mas de amor! 

Tu choras ao ver a minha ingratidão, 
Um amor tão grande e tão pouco amado! 
Ó amado do meu coração, 
se fui assim outrora, hoje somente por Ti eu anseio 
Querido, não chores mais, pois eu Te amo, Te amo. 

Enquanto dormes, meu Menino, o coração 
não dorme, não, mas vigia a todo momento 
Vai, meu querido e puro Cordeiro, 
Em que pensas? Dize-me Tu. Ó amor imenso, 
um dia em morrer por ti, respondes, é o que eu penso. 

Então, pensas em morrer por mim, ó Deus 
Que mais posso eu amar fora de Ti? 
Ó Maria, esperança minha, 
se pouco eu amo o teu Jesus, não te indignes 
de amá-Lo tu por mim, se eu não O sei amar!
Um feliz e santo Natal!
PoPadre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A ERA DO ENGANO! UMA NOVA E FALSA DOUTRINA, ADMIRADA, ACOLHIDA E APLAUDIDA!

 ERA DO ENGANO – Anjos caídos 
e a Nova Ordem Mundial

Jesus fala p/ a humanidade: 
Os meus leais servos sagrados, que permanecem fiéis à Minha Palavra, irão elevar-se e orientar-vos. Quarta-feira, 04 de março de 2015, 22h12min. Minha querida e amada filha, a Minha Voz foi suprimida pelo espírito das trevas num momento em que a humanidade mais precisa de Mim. A batalha espiritual é feroz e está a ser travada pelo Meu Reino contra as forças do mal.
                         Resultado de imagem para QUEM SAO OS OPOSITORES DA IGREJA DE CRISTO NA TERRA
 No entanto, muitas pessoas abstraem-se desse fato, porque o espírito do mal está a derramar uma nova falsa doutrina que, superficialmente, será vista como popular, admirada, acolhida e aplaudida por aqueles que professam falar a Minha Palavra, mas que não são Meus. O Maligno é cuidadoso, astucioso e tortuoso e, por isso, quando os seus agentes apresentam uma nova abordagem para os Meus Ensinamentos, vós podeis ter a certeza de que ela será vestida de uma forma admirável, que será vista assim mesmo. 
O poder dos Meus inimigos está a estrangular a fé do Meu povo, que não vê o que está a ser posto diante dele. A confusão não provém de Mim. A Minha Palavra é clara, os Meus Ensinamentos são infinitos. A humanidade tem abraçado o humanismo e o ateísmo como Meus substitutos. Eu tenho sido rejeitado e a Minha Palavra apenas é tolerada em algumas partes, enquanto outras partes foram distorcidas para atenderem às necessidades dos pecadores, que querem justificar as suas iniquidades. Eles podem tolerar a heresia entre eles, mas Eu estou a ver tudo e Eu julgarei os Cristãos pela forma como eles rejeitam a Minha Palavra e pelas ações que eles adotam, as quais são contra Mim.                               
Os Cristãos estão a ser rapidamente banidos no mundo e eles passarão por grandes dificuldades por causa do ódio que existe no mundo contra Mim. Eu sou desprezado por aqueles que uma vez me conheceram, mas que agora têm me rejeitado. Eu sou apenas tolerado por aqueles que sabem quem eu sou, que rejeitam alguns dos Meus Ensinamentos porque a Verdade lhes traz desconforto. Eu fui evitado por muitos durante o Meu Tempo na Terra e, especialmente, por aquelas almas orgulhosas que conduziram o Meu Rebanho nos templos. Eles pregavam a Palavra de Deus, mas não gostavam de ouvir a Verdade dos Meus Lábios, do Verdadeiro Messias. Hoje, existem servidores desleais a Mim, que não conseguem aderir à Verdade. Muitos deles não aceitam mais a Minha Santa Palavra que, como as águas de uma nascente, permanece cristalina. Eles têm turvado a água que se derrama do Espírito Santo e que as almas inocentes beberão.
                                      
A Verdade será distorcida e muitos serão forçados a absorver a doutrina da escuridão, a qual brilhará intensamente, como uma estrela resplandecente. Esta nova falsa doutrina nada terá a ver Comigo e apenas aqueles que acreditam no Santo Evangelho, e que se recusam a desviar-se dele, encontrarão a Vida Eterna. Eu vim para vos trazer a Verdade, para vos salvar, e vós crucificastes-Me por isso. Porém, através da Minha Morte na Cruz, Eu venci a morte. Tudo o que Eu fiz foi por vós e todas as coisas que provêm da Minha Vitória sobre a morte são vossas. A vida do corpo torna-se vossa quando vós acreditais em Mim, e a vossa alma viverá para sempre. Rejeitai-Me antes da Minha Segunda Vinda e vós não estareis prontos para Me receber. Se vós abraçardes mentiras, apesar de saberdes a Verdade da Minha Palavra, vós caireis no desespero. E agora, Eu estou para ser crucificado mais uma vez e, desta vez, haverá pouco luto pelo Meu Corpo - a Minha Igreja - porque vós Me abandonareis quando chegar o momento da Minha Vinda, no Grande Dia.                                   
Eu tenho sido esquecido, mas o Impostor será idolatrado; adorado e saudado como a realeza, enquanto Eu serei espezinhado e atirado para a sarjeta. Somente pelo Poder do Espírito Santo, os Meus verdadeiros seguidores serão capazes de suportar esta batalha pelas almas e Eu estou a dar-vos todas as Graças para abrirdes os vossos olhos para a Verdade e para impedir que sejais devorados pelo engano. Os Meus leais servos sagrados, que permanecem fiéis à Minha Palavra, irão elevar-se e orientar-vos no caminho da Verdade. Estes Meus bravos servos sagrados receberão Graças extraordinárias para habilitarem os Cristãos a verem claramente a diferença entre o certo e o errado. Animai-vos, todos vós, e sabei que estas Graças estão a ser derramadas sobre estes Meus servos, porque sem a sua liderança vós teríeis dificuldade em proclamar a Verdade. Eu amo a todos vós. Eu nunca vos abandonarei. Eu vos atraio a Mim e exorto-vos a recitardes as Minhas Cruzadas de Orações, para receberdes as Bênçãos que são necessárias para esta jornada que tendes em frente.                               
O Espírito Santo repousa sobre vós e vós sereis preenchidos com todas as Dádivas possíveis para sustentardes a vossa devoção a Mim. Chamai-Me sempre para vos ajudar, para vos dar a coragem, a força e a capacidade de tratar os vossos inimigos com o amor e a compaixão que são necessárias para vos tornardes um verdadeiro discípulo Meu. Amar os Meus inimigos não significa, porém, que vós aceiteis a heresia. Eu peço também que recuseis envolver-vos em qualquer espécie de ódio no Meu Santo Nome. Proclamai a Minha Palavra. Não há necessidade de defendê-la. 

O vosso Amado Jesus Cristo, Salvador e Redentor de toda a humanidade. 

http://www.thewarningsecondcoming.com/my-loyal-sacred-servants-who-remain-true-to-my-wordwill-rise-and-guide-you/

FELIZ NATAL COM PAZ, AMOR E TERNURA!

ALEGREM-SE OS CÉUS E A TERRA, CANTEMOS COM ALEGRIA. JÁ NASCEU O MENINO DEUS FILHO DA VIRGEM MARIA!

Veja vídeo

Natal: uma meditação de São Boaventura CLIQUE PARA VER
http://www.gloria.tv/media/371894/embed/true/autostart/true/controls/false

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O INVERNO CHEGA AO HEMISFÉRIO NORTE ÀS 4.48 HORA DE PORTUGAL

SOLSTÍCIO DE INVERNO

Hoje é o dia mais curto do ano, amanhã o solstício de inverno

ATUALIZADO11.416 PARTILHAS
Por esta altura do ano as noites são maiores do que os dias e hoje é mesmo o dia mais pequeno do ano, este ano. Aconchegue-se esta noite, porque amanhã começa o inverno.
CHRISTOPHE SIMON/AFP/Getty Images
Autor Vera Novais
Nos dias que antecedem o Natal muitas pessoas andam preocupadas com o sítio onde podem deixar as crianças durante as férias, com o que será a ceia ou com os presentes que ainda têm para comprar. Mas lá porque os dias são mais curtos, não se apoquente, as noites são mais longas para compensar. E as noites também trazem surpresas.
O dia 21 de dezembro é efetivamente o dia mais curto do ano, o Sol nasce às 7h51 e põe-se às 17h18 (hora de Lisboa). Mas o solstício de inverno só chega na madrugada de dia 22, às 4h48 (no continente), segundo o Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (OAL). Nesse momento marca-se o início do inverno, mas o frio chegou já esta segunda-feira, com as temperaturas mínimas a baixar, e vai prolongar-se durante a quadra natalícia.Pouco antes de entrarmos no inverno (às 4:48) a Lua há de esconder-se, às 4:19 (hora de Lisboa), mas nasce Vénus (às 4:37) na constelação de Virgem.A noite mais longa do ano (por oposição ao dia mais curto) eracelebrada por muitos povos pagãos, fosse para afastar os espíritos mais negros ou para marcar um renascimento (porque a partir daí os dias começam a ficar maiores). As fogueiras, que iluminavam a longa noite, parecia ser um elemento comum. O cristianismo, aproveitando esta época que simbolizava um novo começo na cultura romana, pode ter aproveitado para celebrar o nascimento de Jesus – visto que não existe nenhuma referência bíblica ao dia 25 de dezembro, refere a Time.

O inverno começa às 4:48
Hora de Lisboa
Mas afinal o que é o solstício?

Vamos por partes. O eixo que atravessa a Terra do polo norte ao polo sul, não é vertical (em relação ao Sol e à órbita que o nosso planeta descreve em torno deste) – na verdade, está inclinado 23,5 graus. É esta inclinação (e não a distância ao Sol) que condiciona as estações do ano. Por isso, quando o hemisfério norte está “inclinado para longe do Sol” chegam as estações mais frias e no pico desse afastamento temos o solstício de inverno.
Nesta altura do ano, o Sol está o mais próximo do horizonte possível (não passa sobre a nossa cabeça a meio do dia). E quando atinge o ponto mais alto no céu possível naquele dia – por cima do trópico de Capricórnio -, formam-se as maiores sombras possíveis – devido ao ângulo em que os raios de Sol incidem na Terra.Mas se no hemisfério norte se comemora o solstício de inverno e o dia mais curto do ano, no hemisfério sul celebra-se exatamente o contrário: o solstício de verão e o dia mais longo do ano.

E Stonehenge?
O monumento pré-histórico, Stonehenge, localizado em Wiltshire (Inglaterra) está perfeitamente alinhado com o pôr-do-sol do solstício de inverno. Já New Grange, na Irlanda, e o círculo de Goseck, na Alemanha, estão alinhados com o nascer do Sol desse dia.Os arqueólogos acreditam que o Stonehenge foi construído 2.000 ou 3.000 mil anos antes de Cristo e, aparentemente, o povo que o construiu valorizava mais o solstício de inverno que o de verão. O jornal britânico The Telegraph apresenta uma justificação: era no solstício de inverno que se faziam os sacrifícios animais (e assim já não era preciso alimentar os animais no inverno) e também era por esta altura que o vinho e a cerveja estavam prontos para consumo.
Atualizado às 13h00
Fonte: Observador

UM PERÍODO NEGRO DA HISTÓRIA DE ESPANHA QUE PERMANECE ESQUECIDO! SERÁ QUE A PENÍNSULA IBÉRICA ESTÁ A ESCORREGAR PARA O MESMO CHARCO?

Terror vermelho na Espanha: seu professor de História lhe contou da perseguição sangrenta contra padres e freiras?
A mídia e os professores de História, para variar, quase nunca tocam no assunto.

Leer más…
Os republicanos marxistas da Espanha executaram contra a Igreja católica uma das perseguições mais covardes, brutais e selvagens da história da civilização ocidental, poucas vezes mencionada pela mídia laicista do nosso tempo e praticamente nem citada pelos professores de História sempre prontos a vociferar seus dogmas pessoais contra aquilo que consideram que a Igreja é.
Aos católicos coube escolher entre os republicanos anarquistas e marxistas, perseguidores da fé, e Francisco Franco, de ideais ligados ao fascismo e que viria a se tornar ditador da Espanha durante as seguintes décadas. Ingrato dilema, com nenhuma opção adequada.
O texto a seguir, publicado pelo blog Castelo Histórico, aborda o dilema partindo do livro “O cerco do Alcázar de Toledo”, de Cecil D. Eby.
“O temível ‘terror vermelho’, pesadelo da classe alta e média da Espanha, entrou em Toledo. Por volta do dia 23 de julho, os filetes da milícia tinham-se transformado numa inundação (…) Vasculhavam as ruas, descobrindo fascistas e padres. Estes últimos eram enviados para interrogatórios e os primeiros, mortos onde fossem encontrados. Os homens das unidades tais como “Batalhão de Extermínio” e “Grupo de Vingança” pareciam acatar regras simples, sendo uma das principais matar qualquer pessoa de batina – monges e frades, principalmente. Toledo estava transformada numa barulhenta ‘plaza de toros’ (…) Alguns padres foram avisados de que escapariam à morte se gritassem “Viva o comunismo!” – e muitos escaparam, sujeitando-se a isto e a outras exigências da milícia: obscenidades, blasfêmias. Muitos outros, porém, se recusaram. O padre Pascual Martín foi crivado de balas diante da igreja de São Nicolau enquanto gritava ‘Viva Cristo Rei!’.
A maioria dos toledanos não ousava interceder em favor dos ‘bons padres’ porque a intercessão implicaria em ‘simpatias fascistas’ – e a simples suspeita conduzia à execução e à prisão.
Diz-se que morreram em Toledo 107 padres; a maioria, assassinada na via pública nas primeiras horas de ocupação (…) Contudo, as atrocidades cometidas em Toledo eram brandas se comparadas com as cometidas em Ciudad Real, a província vizinha do sul onde o terror causou a morte de todos os padres. Ninguém em Toledo diz ter visto milicianos dançando nas ruas com cadáveres de freiras desenterradas, rito este que teve lugar por toda a parte da Espanha (…) Muitos toledanos pareciam chocados mais pela profanação do que pelos assassinatos. Um bando da milícia vestiu as batinas tingidas de sangue, confiscou uma carruagem aberta e saiu pelas ruas com uma imagem de São Francisco em tamanho natural, escorado no assento entre eles. Tinham-lhe arrancado os braços, posto um rifle em seus ombros e prendido em seu peito uma nota rabiscada com sangue dos padres: ‘Ele está conosco [Él está con nosotros]’.
Na praça da igreja de São Vicente, alguns milicianos imitavam uma tourada com capas bordadas a ouro e chapéus apanhados no museu diocesano. Mesmo o governador recentemente indicado, um homem de nome Vega, juntou-se à brincadeira. Vestido com paramentos sagrados, conduzia uma tumultuosa procissão com um báculo na mão, fingindo-se de arcebispo e representando o rito do exorcismo na Frente Popular (…) Um miliciano bêbado, tomando Vega pelo verdadeiro arcebispo, deu-lhe um tiro bem no peito.
(…) [As igrejas de] São João da Penitência, São Lourenço e outras foram queimadas, restando só as paredes. No convento da Conceição, perto da Santa Cruz, uma súcia de anarquistas fantasiados empurrava um retábulo que retratava a flagelação de Cristo. Depois de rápida discussão, decidiram estraçalhar apenas a figura representativa de Cristo e deixar ficarem os flagelados: afinal, disseram eles, ‘estes são os anarquistas antigos’.
(…) De El Cristo de La Vega, uma igreja próxima da fábrica de armas, trouxeram uma famosa imagem de Cristo em madeira e gritaram: ‘Aqui está El Cristo de La Vega. Vamos queimá-lo. Se são verdadeiros católicos, venham cá e impeçam-nos!’. Não houve resposta do Alcázar. Desmantelando a imagem com machado, a milícia arremessou os pedaços a um monte de escombros sob as janelas”.
A partir de EBY, Cecil D., O Cerco do Alcázar de Toledo. Ed. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1965. Páginas 74 a 77.
Fonte: Aleteia

OS "ANTIBIÓTICOS" APRESENTADOS PELO PAPA TAMBÉM SERVEM PARA NÓS!

   21 de dezembro de 2015 • 11h16


AFP4822997_Articolo
A palavra misericórdia guiou as felicitações que o Papa Francisco fez a seus colaboradores da Cúria Romana, recebidos em audência na manhã de segunda-feira (21/12).

Depois do “catálogo das doenças curiais” apresentado no ano passado, este ano o Pontífice propôs o “catálogo das virtudes necessárias” para quem presta serviço na Cúria. Isto é, como disse Francisco, “os antibióticos curiais”.
Doenças curiais
No decorrer de 2015, constatou o Papa, algumas das doenças citadas acabaram por se manifestar novamente, causando sofrimento e feridas. Por isso, foi necessário intervir e tomar medidas decisivas. “A reforma prosseguirá com determinação, lucidez e ardor”, reafirmou Francisco.
Entretanto, ponderou, “nem as doenças nem mesmo os escândalos poderão esconder a eficiência dos serviços que a Cúria Romana presta ao Papa e à Igreja inteira. Seria grande injustiça não expressar gratidão e encorajamento a todas as pessoas sãs e honestas que trabalham com dedicação”.
Virtudes necessárias
O “catálogo das virtudes necessárias” é dividido em 12 pontos, e tem como “guia e farol” a palavra misericórdia. “Trata-se de um instrumento prático para viver frutuosamente este tempo de graça”, explicou Francisco, convidando seus colaboradores a aprofundá-lo, enriquecê-lo e completá-lo.
Cada ponto é composto por duas palavras – virtudes, atitudes ou valores – sobre as quais o Pontífice faz a sua reflexão.
Assim, são necessários honestidade e maturidade, espiritualidade e humanidade, respeito e humildade, caridade e verdade para se combater indicações, subornos, escândalos, burocracia, superficialidade e a lógica consumista.
“A humanidade é saber mostrar ternura, familiaridade e gentileza com todos.”
Ou ainda: “Exemplaridade para evitar os escândalos que ferem as almas e ameaçam a credibilidade do nosso testemunho. Fidelidade à nossa consagração, à nossa vocação.” “A honestidade é a base sobre a qual assentam todas as outras qualidades.”
E também: “O respeito é dote das almas nobres e delicadas; das pessoas que procuram sempre ter em justa consideração os outros, a sua função, os superiores e os subordinados, os problemas, os documentos, o segredo e a confidencialidade.”
“A sobriedade é a capacidade de renunciar ao supérfluo e resistir â lógica consumista dominante.”
Misericórdia
“Na realidade, é inútil abrir todas as Portas Santas de todas as basílicas do mundo, se a porta do nosso coração está fechada ao amor”, afirmou o Papa, acrescentando:
“A misericórdia não é um sentimento passageiro, mas é a síntese da Boa Nova. Seja a misericórdia a guiar os nossos passos, a inspirar as nossas reformas, a iluminar as nossas decisões; seja ela a fazer-nos ler a pequenez das nossas ações no grande projeto de salvação de Deus.”
Francisco encerrou a reflexão a seus colaboradores da Cúria Romana com uma oração atribuída ao Beato Óscar Arnulfo Romero.
Confira o título dos 12 pontos:
1. Missionariedade e pastoreação
2. Idoneidade e sagácia
3. Espiritualidade e humanidade
4. Exemplaridade e fidelidade
5. Racionalidade e amabilidade
6. Inocuidade e determinação
7. Caridade e verdade
8. Honestidade e maturidade
9. Respeito e humildade
10. Dadivoso e atento
11. Impavidez e prontidão
12. Fiabilidade e sobriedade

Fonte: Rádio Vaticano