AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA NÃO SABE SE MÓDULO RESISTIU AO POUSO EM MARTE!
A sonda europeia enviada a Marte conseguiu enviar informações antes de pousar no planeta vermelho, mas a Agência Espacial Europeia (ESA) afirmou nesta quinta-feira ignorar se o módulo sobreviveu à manobra.
“Não temos como determinar as condições dinâmicas nas quais o módulo tocou o solo”, afirmou em uma entrevista coletiva o diretor das missões solares e planetárias da ESA, Andrea Accomazzo.
Ele disse que será necessária uma análise mais profunda das informações enviadas para “saber se sobreviveu estruturalmente ou não”.
O diretor geral da ESA, Jan Woerner, celebrou o sucesso da operação para colocar em órbita a nave TGO, “que está agora pronta para as atividades científicas e para enviar os dados que necessitamos para a missão em 2020”.
“A missão é um sucesso e dispomos das funções que necessitamos para a missão em 2020”, insistiu.
Mas os diretores da ESA reunidos no centro de controle de Darmstadt (Alemanha) admitiram que durante a manobra do módulo de pouso, justamente após a abertura do paraquedas quase 50 segundos antes de tocar o solo, “os dados recebidos não foram os esperados”.
De acordo com Accomazzo será necessário “certo tempo para avaliar o que aconteceu”.
“Tudo foi normal até a última parte, quando o paraquedas abriu”, disse o italiano.
A sonda e o módulo de pouso “Schiaparelli” constituem a primeira etapa da ExoMars, uma ambiciosa missão científica russo-europeia dividida em duas fases (2016 e 2020) que pretende buscar indícios de vida atual e passada em Marte.
Esta é a segunda vez que a Europa tenta conquistar Marte. Em 2003, a sonda Mars Express liberou o pequeno robô Beagle 2, de concepção britânica, mas o módulo nunca deu sinais de vida. Os cientistas sabem desde 2015 que pousou, mas que estava danificado.
Fonte: Aleteia-(AFP)
"Deus não criou leis somente aos homens!!... Mas a toda
Criação!! A toda matéria existente... A toda sincronização do Cosmos, tanto
quanto das moléculas e prótons existentes em todo Universo conhecido, e ainda
não conhecido!!... *MISTÉRIOS INATINGÍVEIS que mantém a "ORDEM DIVINA" imperando sobre todas as coisas!!..
Diante da incomensurável imensidão das Galáxias existentes,
como imaginar um 'mísero ser' diminuto e de ínfima capacidade intelectual,
quase comparável aos irracionais, querer impor regras,missões ambiciosas para além do universo conhecido, abolir Leis
da Natureza para construir *Novas Civilizações que não dependam mais de Seu
*Criador Onipotente Soberano e Infinito que com sua *ONISCIÊNCIA coopera
milimetricamente na existência de *cada ser criado nos reinos animal, vegetal,
e mineral, em suas características peculiares...SÓ AO CRIADOR DO UNIVERSO PERTENCEM OS *MISTÉRIOS INATINGÍVEIS*!
Felizes sois vós os simples e humildes que simplesmente aceitam as
Leis de Deus, independente dos questionamentos racionais baseados na cultura do
prazer a qualquer custo!!....."
Jesus
Fonte: Pomba Eucarística
|
“Não diga que não foi avisado. Este pode vir a ser o dia mais popular nos pedidos de férias”, destacou o editor Michael E. Bakich na revista Discover, citado peloWashington Post.
Bakich aconselha a população a planear tudo ao pormenor com bastante antecedência, para que esta oportunidade única não seja desperdiçada.
O editor de astronomia sugere que os americanos peçam o dia de folga, comprem óculos especiais e encontrem um amigo com um telescópio para conseguirem observar, na totalidade, o fenómeno.
O último eclipse total visível nos EUA ocorreu a 8 de junho de 1918 e tornou-se notícia de primeira página em todo o país.
Desta vez, estima-se que 300 milhões de pessoas apreciem este espetáculo astronómico.
O eclipse será visível em toda a América do Norte e partes da América do Sul – mas só quem estiver numa faixa com largura média de 110km poderá ver o eclipse total.
A NASA já disponibilizou um site com um mapa interativo, no qual são fornecidas várias informações acerca do fenómeno.
“Vai ser a coisa mais espetacular que qualquer pessoa já viu”, disse o astrónomo Jay Pasachoff, do Williams College, ao Space.com.
Quando a Lua começar a cobrir o Sol, o céu ficará escuro, fazendo com que os planetas e as estrelas fiquem visíveis – e a temperatura pode cair até aos 20ºC.
Caso esteja nos EUA não perca este fenómeno astronómico porque o próximo eclipse solar total no país só voltará a acontecer em 2024.
Fonte:BZR, ZAP