OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sexta-feira, 29 de abril de 2016

COMO COMEÇAR? EXAME DIÁRIO- INTROSPECÇÃO DO EU COM O COMANDO DE DEUS!

 
ESPIRITUALIDADE
KAREN BEATTIE
A oração diária que pode mudar sua vida
Como uma antiga prática espiritual chamada Exame Diário pode transformar seus dias

Os meus dias parecem voar; reuniões de trabalho, lavanderia, refeições congeladas, projetos independentes, e-mails, supermercado. Tem dias que eu não tenho tempo nem para pensar.
Eu tento esculpir o tempo para ler e escrever de manhã – mas muitas vezes eu desperdiço esta hora extra vasculhando o Facebook. Então eu dou um empurrão em mim mesma para fazer melhor no dia seguinte. Eu sei que não estou sozinha. Muitos de nós estão vivendo no piloto automático, indo de uma tarefa urgente a outra, não permitindo a nós mesmos o tempo ou espaço de contemplação, ou a destruir o nosso tempo extra em coisas sem importância.
A poetisa Mary Oliver escreveu: “Diga-me, o que é que você pretende fazer com sua selvagem e preciosa vida?”. Às vezes, penso eu, é isso? Será que vou ter 80 anos e perceber que a minha vida tem sido apenas um rascunho de atividades?
Aprender com os santos
Eu nunca prestei muita atenção na vida dos santos até que me tornei católica, há cinco anos. Agora, durante a missa no Old Saint Patrick, uma paróquia de 170 anos em West Loop, Chicago, eu olho para as estátuas dos santos que revestem as paredes. A forma como os católicos concentram-se sobre os santos me incomodou no início. Não deveríamos estar centrados em Jesus ao invés disso?, uma velha voz protestante fundamentalista falava na minha cabeça.
Mas quanto mais eu aprendi sobre os santos, mais eu vi o valor em tentar imitá-los. Quando eu estava confirmada na Igreja Católica, eu escolhi Santa Clara como minha patrona, porque ela desistiu de toda a sua riqueza para seguir a Cristo. Na época, meu marido e eu estávamos com problemas financeiros, e eu aprendi com ela que a riqueza financeira (ou lutar pela riqueza) muitas vezes pode ficar no caminho da nossa verdadeira vocação.
Santo Inácio, padre espanhol, teólogo e fundador dos jesuítas, é outro santo cujo exemplo influenciou minha vida. Ele escreveu os Exercícios Espirituais, que são um conjunto de meditações cristãs, orações e exercícios mentais considerados entre as mais importantes obras de literatura espiritual. Eles continuam sendo uma parte importante na formação do noviciado dos jesuítas – que são obrigados a passar 30 dias de silêncio e solidão e até cinco horas por dia em oração para ajudá-los a discernir Jesus em suas vidas.
Imagine orando por cinco horas por dia por 30 dias! Felizmente, os Exercícios Espirituais foram adaptados para que pessoas como eu possam fazê-los. Nas últimas décadas, os leigos – católicos e não-católicos – começaram a praticar os Exercícios Espirituaisparticipando de um “retiro na vida diária”. Em vez de orar durante cinco horas por dia ao longo de um mês, os Exercícios são esticados ao longo de cerca de nove meses. Os participantes se reúnem com um diretor espiritual, rezam uma hora por dia, e muitas vezes se encontram com outras pessoas na mesma jornada.
Encontrar Deus nos detalhes
Ainda é um grande compromisso. No ano antes de eu me converter ao catolicismo, minha igreja anunciou que faria um retiro, e eu me inscrevi. Como um grupo, nós nos encontrávamos às terças-feiras à noite para discutir as leituras semanais, cada um de nós tinha sessões semanais com um diretor espiritual, e “lição de casa” que consistia em leituras, orações e meditação.
Na época, meu marido estudava e minha carreira ia aos trancos; estávamos lutando. Também estávamos tentando adotar uma criança. Eu não podia ver Deus em qualquer uma delas. Onde Ele estava? Eu comecei a chamá-lo de “Deus Fantasma”.
Isso foi no meio de um gelado e duro inverno de Chicago – onde você não vê o sol durante semanas a fio – e eu viajava para o centro da cidade para um trabalho freelancer. Mas toda noite eu rezava o Exame Diário (ou Exame do dia), que é parte integrante dos Exercícios Espirituais. O processo simples consiste em cinco etapas:
  • Torne-se consciente da presença de Deus, olhando sobre os acontecimentos do dia. Peça a Deus para dar-lhe clareza e compreensão.
  • Reveja o seu dia com gratidão, concentrando-se nos dons do dia. Observe as pequenas coisas – Deus está nos detalhes.
  • Preste atenção às suas emoções. Santo Inácio acreditava que nós detectamos a presença de Deus nos movimentos das nossas emoções. Ao refletir sobre os nossos sentimentos, podemos nos tornar mais conscientes da maneira que Deus está nos guiando.
  • Escolha uma característica do dia e reze com ela. Peça ao Espírito Santo para direcioná-lo para alguma coisa durante o dia que Deus acha ser particularmente importante.
  • Olhe para o amanhã. Peça a Deus para lhe dar luz para os desafios de amanhã. Busque a orientação de Deus. Peça-lhe ajuda e compreensão. Reze para ter esperança.
Este simples exercício diário me ajudou a ver a minha vida de forma mais clara, e me ajudou a viver mais intencionalmente. Eu comecei a perceber Deus em toda parte.
Enquanto eu tendia a focar, e lamentar, os grandes sonhos que eu sentia que foram morrendo, Santo Inácio me ensinou que quando estamos focados nas “grandes” coisas, muitas vezes ignoramos as pequenas maneiras de Deus trabalhar em nossas vidas. E uma vez que você começa a ver os pequenos movimentos do Espírito em sua vida, isso pode até adicionar algo muito maior. Por exemplo, perceber a frustração que você tem em seu trabalho – e rezar sobre o que isso significa – pode levar a uma nova carreira. Ou prestar atenção ao que conversa com seu amigo pode levar a uma maior compreensão sobre o seu propósito na vida.
Passar alguns minutos examinando seu dia é uma ótima maneira para ajudá-lo a ficar acordado para a sua vida, e não deixá-lo escorregar sem prestar atenção a esse significativo “Deus momento”. Afinal, como Sócrates disse: “A vida sem reflexão não merece ser vivida”.
Como começar
Hoje em dia, há muitas versões diferentes do Exame Diário. É flexível e adaptável. Você pode orar o Exame Diário no trabalho na hora do seu almoço, há um aplicativo que você pode baixar no seu telefone, e você ainda pode rezar o Exame Diário com seus filhos.
Karen Beattie é autora do livro Rock-Bottom Blessings: Discovering God’s Abundance When All Seems Lost. Seus artigos têm sido publicados em America, Christianity Today e Power of Moms. Ela vive no lado norte de Chicago com o marido, a filha de 6 anos e um gato idoso.
Fonte: Aleteia

OS MÁRTIRES DOS ÚLTIMOS TEMPOS CLAMAM POR JUSTIÇA! MAS O PODER DO DINHEIRO GRITA MAIS ALTO!

Lembrando que para o povo oprimido da Síria, o fim já chegou. Para suas crianças, somente tristeza, sofrimento e desolação. Vós sois testemunhas disso!


29.04.2016 - Hora desta Atualização - 11h45
Nota de www.rainhamaria.com.br
Artigo publicado no site em 21.11.2015
Por Dilson Kutscher
Alguns me perguntam: Mas sr. Kutscher, porque publica noticias, artigos e videos, sobre pessoas sofrendo nas portas dos hospitais, sobre violência urbana e guerras, num site católico?
Pois, quem vos responde o meu proceder é a Sagrada Escritura, o Grande REI Jesus, declarou...
"Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada". (São Mateus 10, 34)
Muitos são os cristãos mornos, que vivem com suas cabeças enterradas na areia, como um avestruz, para não ver os lamentáveis e tristes fatos do fim dos tempos. Assim, seguem suas vidas, somente se importando com si mesmo e o bem estar de suas familias. Quando mostramos o sofrimento dos oprimidos, seja no Brasil ou no mundo, estes católicos mornos de espírito, acham que a opressão não deve ser mostrada a olhos vistos.
Assim Declara o Santo DEUS, o Poderoso de Israel...
"Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te". (Apocalipse 3, 15-16)
Assim Declara o Rei Jesus ao meu coração...
"O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados". (São Mateus 10, 27)
Os católicos mornos no espírito, podem não querer ver que...
"A injustiça ocupa o lugar do direito, e a iniquidade ocupa o lugar da justiça. Pus-me então a considerar todas as opressões que se exercem debaixo do sol. Eis aqui as lágrimas dos oprimidos e não há ninguém para consolá-los". (Eclesiastes 3, 16 e 4, 1)
Somos as testemunhas do Altíssimo neste fim dos tempos, desta opressão que os homens ímpios e maus fazem aos mais fracos.
No Juízo Final, nosso coração, na LUZ Resplandecente de DEUS, dará testemunho dos fatos.
"Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo". (Atos dos Apóstolos 1, 8)
SEJA TESTEMUNHA DA OPRESSÃO DESTES HOMENS PERVERSOS DO FIM DOS TEMPOS.
PORQUE PARA O POVO DA SÍRIA...PARA AS CRIANÇAS DA SÍRIA...
O FIM JÁ CHEGOU.
"Eis aqui as lágrimas dos oprimidos e não há ninguém para consolá-los". (Eclesiastes 4, 1)

Nota final de www.rainhamaria.com.br
Diz ainda na Sagrada Escritura:
"Quando o Cordeiro abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as vidas daqueles que tinham sido imolados por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que dela tinham dado. Eles gritaram em alta voz: «Senhor santo e verdadeiro, até quando tardarás em fazer justiça, vingando o nosso sangue contra os habitantes da Terra?
Então foi dada a cada um deles uma veste branca...
n/d
Também lhes foi dito que descansassem ainda algum tempo, até que ficasse completo o número dos seus companheiros e irmãos que iriam ser mortos como eles". (Apocalipse 6, 9 -11)
"Foi em ti que se encontrou o sangue dos profetas e dos santos, como também de todos aqueles que foram imolados na terra" (Apocalipse 18, 24)
"Metei a foice, a messe está madura; vinde pisar, o lagar está cheio; as cubas transbordam - porque é imensa a maldade dos povos!" (Joel 4, 13)
"Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou.
Hão de chorar e lamentar-se por sua causa os reis da terra que com ela se contaminaram e pecaram, quando avistarem a fumaça do seu incêndio.
Parados ao longe, de medo de seus tormentos, eles dirão: Ai, ai da grande cidade, Babilônia, cidade poderosa! Bastou um momento para tua execução!" (Apocalipse 18 , 8-10)
"Porque a maldade queima como um fogo que devora as sarças e os espinhos, e depois envolve a espessura da floresta, de onde a fumaça se eleva em turbilhões.
Pela cólera do Senhor a terra está em fogo, e o povo veio a ser presa das chamas.
Cortam à direita, e têm fome, comem à esquerda, e não se satisfazem. Cada um devora a carne de seu próximo, e ninguém tem piedade de seu irmão". (Isaías 9, 17-19)
MAS...
"O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse". (Isaías 25, 8)
PORQUE...
"Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos". (Apocalipse 7, 16)
"Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição". (Apocalipse 21, 4)
n/d
"Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel. Ouvi a palavra do Senhor, ó nações, e anunciai-a nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho". (Jeremias 31, 9-10)
"Vi ainda o céu aberto: eis que aparece um cavalo branco. Seu cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que ele julga e guerreia". (Apocalipse 19, 11)
Fonte: Rainha Maria

O QUE UNE OS QUE MATAM POR CAUSAS SUPOSTAMENTE RELIGIOSAS E OS QUE "MATAM" PELA INDIFERENÇA E FRIEZA DE CORAÇÃO?

Lembrando: Qual a diferença entre matar pelo fundamentalismo religioso ou assassinar pela indiferença e frieza dos corações destes governantes sem misericórdia?

Este artigo fala de um exemplo em concreto e referente a um país também assinalado. Mas a voz do articulista pode ser a minha, a tua ou a de alguém que ainda olha o mundo sob os ensinamentos de Jesus Cristo que nos manda fazer o que Ele fez: "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!"( Evangelho de hoje).
Mas, neste mundo onde os valores humanos se inverteram ou se trocaram pelos prazeres e honras deste novo milénio. Causa tristeza extrema verificar que quer neste velho continente, quer nos restantes, se possam aceitar formas de vida egocêntricas e sobretudo avaras e animalizadas, pervertendo os valores nobres em chungaria ao gosto duns tantos governantes afundados em ideologias perversas que mostram em palavras que são a favor do povo, mas na realidade são receitas que servem para si próprios e seus amigos! Deixando o pobre cada vez mais pobre e sem esperança no futuro que se apresenta com densas nuvens sobre suas vidas e sem perspectiva para os jovens de hoje e o que serão amanhã? 
Nema, escrava de Maria
28.04.2016 - Hora desta Atualização - 05h17
Nota de www.rainhamaria.com.br
Artigo publicado no site em 24.04.2015
Por Dilson Kutscher
Vejo alguns artigos dizendo que as "Cruzadas Recomeçaram", para combater a opressão e perseguição aos cristãos.
Sem entrar no mérito da questão, eu pergunto: Quando as "Cruzadas" vão recomeçar aqui no Brasil?
Muitos dirão: "Como assim, sr. Kutscher, Cruzadas no Brasil?"
Os terroristas, fundamentalistas do Estado Islâmico, matam por acreditarem que estão cumprindo com alguma causa "santa", que os levará ao seu "paraiso" prometido por "Alah".
E os governantes brasileiros, oprimem, perseguem e matam seu povo por que?
São anos de sofrimento e morte do povo mais humilde e necessitado pela impiedade e indiferença da maioria dos governantes desta Nação.
Se o Estado Islâmico mata por alguma causa que considera legitima, e os nossos governantes durante anos de descaso com o povo, matam por que causa? Qual a justificativa?
"Ah, sr. Kutscher, não se pode comparar as atrocidades cometidas pelos terroristas muçulmanos, com a falta de compromisso e responsabilidade dos governos, em relação aos mais pobres e necessitados da Nação brasileira".
Pois, eu digo: Qual a diferença entre matar pelo fundamentalismo religioso ou assassinar pela indiferença e frieza dos corações deste governantes sem misericórdia?
Acaso o SENHOR, DEUS SANTO DE ISRAEL, JUSTO JUIZ,  poderia Aceitar qualquer um dos casos?
Vejo muitos católicos dizendo: "Sou um católico exemplar, vou sempre a missa, rezo rosários diários, penso que estou salvo, certamente alcançarei o Céu. Estou em dia com todas as minhas obrigações com a Igreja. Eu conheço meu Salvador Jesus"
Então...vou contar como conheci Sua Majestade Rei Jesus e Sua Santa Mãe e Rainha Maria. (além da Santa Igreja Católica)
Há muitos anos atrás, entrei numa padaria para tomar um café, e lá estavam diante da porta de entrada, Nossa Senhora com seu filho Jesus ao colo. Com roupas velhas, rosto triste, de aparência sofrida, mãos estendidas, implorando ajuda, uma esmola, um pão, talvez o leite para seu filho. Com seu filho no colo, que dormia o sono dos justos, dos eleitos do DEUS ALTÍSSIMO.
Lá estava a Rainha Maria e seu Amado Filho, o Rei Jesus.
n/d
Muitos passavam, alguns olhavam, poucos os reconheciam...
Eu nem terminei de tomar o meu café, e disse para alguns amigos que estavam comigo, que ia dar um café com alimentos para mãe com seu filho que estava na porta. Alguns amigos riram, como se achassem a minha atitude algo que pudesse ser alguma piada.
E depois o fato se repetiu...
Fui até o balcão e disse a atendente: gostaria de dois cafés com leite, esses sanduiches e um pedaço daquela torta. Ela me disse, já levo na sua mesa. Eu disse: aguardo aqui, porque é para uma senhora com seu filho lá na porta que esta pedindo ajuda. Ela balançou a cabeça e também deu uma risada.
Hoje, passados muitos anos deste fato, sempre pergunto ao meu coração: Quantos conhecem verdadeiramente o Rei Jesus e Sua Santa Mãe, a Rainha Maria?
Igualmente os governantes desta Nação declaram acreditar em DEUS, mas afinal a que "Deus" se referem? Um "deus" que só aumenta as suas riquezas? Que só está a favor de seus próprios ideais de poder?
E, igualmente, quando você, que se diz católico, passa por um irmão necessitado, na calçada, mãos estendidas, implorando ajuda, você ignora e diz: "Nada posso fazer, a culpa e dos governantes".
n/d
Pois, quem sabe Deus, Justo Juiz, não possa te Dizer o mesmo, num momento de angústa e necessidade sua.
"Feliz quem se lembra do necessitado e do pobre, porque no dia da desgraça o Senhor o salvará". (Salmos 40, 2)
Quer conhecer o Rei Jesus ainda nesta vida, pois além da Sagrada Eucaristia, ELE também está lá, jogado nas ruas, calçadas, embaixo dos viadutos, pontes, nas portas das padarias e supermercados, nas fillas e corredores dos hospitais, sendo oprimido pelos "Herodes" do vosso tempo.
n/d
Assim diz o DEUS ALTISSIMO, O SANTO DE ISRAEL...
"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, por em liberdade os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo.
É repartir seu alimento com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, em vez de desviar-se de seu semelhante.
Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda.
Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações; se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno.
 O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis". (Isaías 58, 6-11)
Se queres verdadeiramente SALVAR a tua vida, salva primeiro a do teu irmão, porque...
"Quem ajuda o pobre empresta a Javé, que lhe dará a recompensa devida". (Provérbios 19, 17)
"Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5). Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas". (Mateus 22, 37-40)
"De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?" (São Tiago 2, 14)
"Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu". (São Mateus 6, 1)
Porque...
"Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras". (São Mateus 16, 27)
"Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras". (Apocalipse 22, 12)
"Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento". (São Tiago 2, 13)
"Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.
Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (São Mateus 25, 34 -40)
Fonte: Rainha Maria

quinta-feira, 28 de abril de 2016

COMO O ESPAÇO NOS ATRAI PARA DEUS!


DESTAQUES
CARYN RIVADENEIRA
Enquanto viaja ao redor da Terra, ele fotografa a beleza do espaço... e de Deus
Like O astronauta fiel on Facebook share on TwitterGoogle Plus One ButtonLER MAIS
Com o recente sucesso de The Martian (Perdido em Marte), Gravity (Gravidade) eInterstellar (Interestelar), Hollywood pode dizer: o público é fascinado pelo espaço.
É por isso que dezenas de milhares de pessoas atualmente seguem o coronel do exército e astronauta da NASA Jeff Williams – que tirou mais fotos do espaço do que qualquer outro astronauta – em seu FacebookTwitter e Instagram.. Os vídeos e imagens postados por Williams são todos relacionados à sua missão na Estação Espacial Internacional, de onde retornou apenas algumas semanas atrás. Ele capta a beleza do nosso mundo em novas formas, bem como partes da vida de um astronauta (que nunca fica menos interessante, não importa quantos filmes você tenha assistido).
NASA astronaut Jeffrey Jeff Williams waves during a spacesuit check
Ainda assim, é fácil sentir-se um pouco mimado pela quantidade de exposição do espaço que temos hoje: fotos do extraordinário tornaram-se familiar. Esperamos fotos gloriosas da Terra (Andes! Kilimanjaro! Vulcões em erupção!) a partir do espaço. Mas este post de Williams nos surpreendeu:
“Nesta manhã de Páscoa”, Williams legendou nesta esta foto, “fui presenteado com esta vista espetacular do poder e da beleza da obra do Criador”.
Com uma palavra, Williams eleva suas fotos, além da Terra, além do céu, além do espaço. No caso da foto da manhã de Páscoa, ao compartilhar uma imagem deslumbrante de luzes verdes, azuis, amarelas e vermelhas queimando para fora da atmosfera da Terra, Williams aponta para o Deus que as pôs em movimento.
Fé, é claro, não é surpreendente em si mesma, mas um astronauta fazer referência à religião é raro. No mundo moderno, muitos de nós fomos condicionados a pensar na ciência e na fé como duas entidades separadas – paralelas, mas que não se cruzam. Nesse sentido, os cientistas podem sentir a necessidade de agir com cuidado e manter a sua religião fora do seu trabalho. Mas como o mundo começa a aceitar muitas crenças, e muitas crenças aceitam cada vez mais a ciência, essa noção está mudando. As fronteiras, como luzes da Terra, se apagam de uma maneira bonita. Podemos acreditar no poder da natureza, na ciência e Deus.
Como o astrônomo e jesuíta Guy Consolmagno, Williams acredita que sua fé é o combustível do seu trabalho, que sua missão como cristão e sua missão como astronauta vai de mãos dadas para o espaço.
“O trabalho que faço e tenho feito através da minha carreira militar e com a NASA tem sido perfeitamente compatível com as Escrituras”, disse Williams. “Não houve nenhum problema lá”. Na verdade, Williams afirma que as únicas pessoas que realmente veem (ou deveriam ver) um “conflito” entre a Bíblia e a ciência são “aquelas que se recusam a reconhecer a existência de Deus”.
Williams, que trabalha há duas décadas na NASA (o que incluiu viver e trabalhar debaixo d’água durante vários dias, caminhar no espaço e orbitar a Terra 2.800 vezes em 2006), só tem aumentado a sua crença em Deus. Da mesma forma, ele diz que sua crença em Deus tem aumentado sua crença em um universo ordenado.
Talvez seja por isso que Williams tirou mais fotos do que qualquer outro astronauta. Certamente é o ímpeto por trás de seu livro de 2010, The Work of His Hands, que contém imagens e lições sobre “a bondade meticulosa da providência divina, o cuidado de Deus com sua criação e sua sabedoria na ordenação do universo”.
A vida de Williams parece ter seguido o mesmo caminho da providência, do cuidado de Deus e da ordem. Criado emWisconsin, Williams conclui engenharia na Academia Militar dos EUA em 1980 e começou sua carreira no exército. De 1987 a 1992, Williams serviu no exército no Johnson Space Center e, em seguida, começou o treinamento como piloto de testes. A NASA selecionou Williams como candidato a astronauta em 1996 e sua primeira missão foi em 2002. Hoje, com esta atual passagem de seis meses na Estação Espacial Internacional, este marido, pai e avô acaba de quebrar o recorde de dias acumulados no espaço, passando o recente recorde de Scott Kelly de 520 dias, com totais 534 dias.
Embora este registro seja emocionante: essas imagens que ele compartilha e o crédito que dá que mais inspiram e encantam seus seguidores.
Caryn Rivadeneira é autora de cinco livros e é colunista da Her.meneutics e ThinkChristian. Ela vive em Chicago com o marido, três filhos e um pit bull.
Fonte: Aleteia- Visite seu site: carynrivadeneira.com

ASTRONOMIA- MAIS UMA DESCOBERTA NO NOSSO SISTEMA SOLAR!

Ciência & Saúde  , , ,

O Hubble acabou de descobrir uma lua no fundo do nosso Sistema Solar

Alex Parker / NASA / ESA
-
Uma equipa de astrónomos acaba de descobrir uma nova lua a esconder-se no nosso próprio Sistema Solar, a orbitar o planeta Makemake, o terceiro maior planeta anão do Sistema Solar. 
A nova lua, chamada temporariamente de S/2015 (136472) e apelidada de MK2 (em homenagem ao planeta), conseguiu permanecer escondida até agora por ser incrivelmente escura.
A MK2, 1.300 vezes menos brilhante que Makemake, reflete tão pouca luz que ficou praticamente invisível quando comparada à luz refletida pelo planeta que orbita.
A lua foi identificada quando, em abril de 2015, os astrónomos decidiram apontar as lentes do Hubble para a região do Makemake por mais de duas horas seguidas. O astrónomo Alex Parker, do Southwest Research Institute no Texas, estava a verificar informações captadas e avistou uma luz fraca a mover-se ao redor do Makemake.
-
“Pensei que alguém já a teria visto”, contou Parker à National Geographic. O cientista perguntou ao colega Marc Buie, que respondeu, surpreso: “Existe uma lua nos dados do Makemake?” “Foi nessa altura que tudo se tornou emocionante e começamos a trabalhar”, relembra.
Agora, os investigadores querem usar o Hubble para estudar mais profundamente a órbita do MK2 para saber mais sobre a composição e a densidade do planeta anão.
“Makemake está na classe dos raros planetas semelhantes ao Plutão, por isso encontrar um ‘acompanhante’ é importante. A descoberta dessa lua nos deu a oportunidade de estudar Makemake com mais detalhe do que se não a tivéssemos encontrado”, explica Parker.
O Cinturão de Kuiper é um enorme reservatório de materiais congelados da época da formação do nosso Sistema Solar, há 4,5 mil milhões de anos, onde vários planetas anões estão localizados. Os cientistas querem conhecer melhor essa região, já que ainda há muito a ser aprendido sobre esses planetas congelados.

Misterioso brilho de Makemake  

Um dos mistérios de Makemake é a sua aparência: o planeta anão tem áreas de material escuro e de material brilhante. O planeta completa a sua rotação em apenas 7,7 horas, mas o seu brilho não se altera conforme gira.
Com a descoberta da nova lua, os astrónomos consideram agora pela primeira vez que esses pontos escuros não estão na superfície do planeta anão, mas sim na sua órbita.
Outra informação que a descoberta traz é que agora pode ser possível calcular a massa do Makemake, assim como aconteceu com Plutão. Até 1978, quando a lua Caronte foi descoberta, ainda não se sabia a massa do planeta.
Parker também espera que a missão não-tripulada da NASA, a New Horizons, possa passar pela região quando estiver a sair do Sistema Solar.
Fonte: ZAP-HypeScience

MAIS UM AVANÇO? OS INSECTOS TÊM CONSCIÊNCIA!?

Ciência & Saúde  , , ,

Cientistas descobriram que os insectos têm consciência

Um novo estudo realizado na Austrália apurou que tanto moscas como abelhas, ou outros insectos, têm uma espécie de consciência porque os seus cérebros funcionam de forma similar ao chamado cérebro médio humano.
O filósofo Colin Klein e o biólogo Andrew Barron, ambos ligados à Universidade Macquarie, da Austrália, estudaram imagens dos cérebros de insectos, comparando-as com as estruturas cerebrais de outros animais e dos humanos.
A análise focou-se em particular no chamado cérebro médio, que se encontra rodeado pelas dobras cinzentas do córtex cerebral, e que é visto como o responsável pela capacidade para a experiência subjectiva.
A investigação concluiu que “os insectos têm a capacidade para o aspecto mais básico da consciência: a experiência subjectiva“, salienta o artigo sobre a pesquisa, publicado nos Proceedings of the National Academy of Sciences.
“Nos vertebrados, a capacidade para a experiência subjectiva é apoiada por estruturas integradas no cérebro médio que criam uma simulação neural do estado dos animais móveis no espaço. Esta representação integrada e egocêntrica do mundo, da perspectiva do animal, é suficiente para a experiência subjectiva”, sublinham os investigadores, notando que “estruturas no cérebro dos insectos realizam funções análogas”.
“Quando nós temos fome, não nos movemos simplesmente em direcção à comida; a nossa fome também tem uma sensação particular associada a ela. Um organismo tem experiência subjectiva se o seu estado mental sente algo quando as coisas acontecem”, explica Colin Klein em declarações à Discovery News.
“O córtex determina muito quanto àquilo de que temos consciência, mas o cérebro médio é o que nos torna capazes de sermos conscientes em primeiro lugar”, diz Klein.
“Faz isso, muito toscamente, formando uma imagem única integrada do mundo a partir de um ponto de vista singular”, acrescenta o filósofo, para realçar a ideia do estudo de que o cérebro dos insectos faz algo similar, em termos da modelação do mundo exterior.
Os autores da pesquisa alegam ainda que a origem da consciência remonta ao Período Câmbrico, ocorrido entre há 570 milhões de anos e há 505 milhões de anos e quando terão surgido os primeiros animais na Terra. No estudo frisa-se que os insectos dessa altura, precisariam de ter um Sistema Cerebral Central para os apoiar nas actividades de procura de alimento e de caça.
“Este sistema de controle comportamental evoluiu para uma solução eficiente para problemas básicos de referência sensorial e de verdadeira navegação”, explicam os investigadores.
“Quando os organismos começaram a mover-se livremente no seu ambiente, enfrentaram muitos desafios. Tinham que decidir onde ir a seguir. Tinham que dar prioridades às suas necessidades. Tinham que interpretar informação sensorial que mudava como consequência do seu movimento”, sublinha Colin Klein.
“Isso requeria um novo tipo de integração modelada e é aí que pensamos que a consciência surgiu“, conclui o filósofo.
Fonte: SV, ZAP

IDADE DO BRONZE- O QUE DIZEM OS INVESTIGADORES!

Ciência & Saúde  , ,

Metade dos homens da Europa descendem de um rei da Idade do Bronze

O Homem do Neandertal
Um avanço tecnológico súbito no neolítico poderá ter dado supremacia a uma pequena elite e ao seu monarca – que controlou a população e a sua reprodução
Cerca de metade da população masculina da Europa Ocidental é descendente de um homem que viveu na Idade do Bronze, que foi o fundador de uma dinastia aristocrata que colonizou o continente.
Esta é a conclusão do estudo de uma equipa internacional de investigadores, publicado esta segunda-feira na revista Nature Genetics.
Para chegar a este resultado, os cientistas compararam as diferenças no cromossoma Y de 1200 homens de 26 países da Europa, recolhidas na base de dados do projecto 1000 Genomes.
O cromossoma Y, o menor nos 23 pares de cromossomas humanos, existe apenas nos homens, sendo herdado de pai para filho, sem nenhuma alteração.
Depois de analisar as 65.000 variações disponíveis na amostra recolhida, os investigadores construíram uma árvore filogenética – que, notaram os cientistas, em algumas zonas mais parecia um arbusto.
“Metade dos homens europeus são descendentes de um mesmo homem”, diz Chris Tyler-Smith, investigador do Wellcome Trust Sanger Institute e co-autor do estudo.
“A genética não nos diz porque isso aconteceu, apenas podemos elaborar hipóteses para o explicar. Provavelmente, foi devido a um avanço tecnológico súbito“, explica Tyler-Smith ao The Telegraph.
“Uma supremacia tecnológica momentânea pode ter permitido a um pequeno grupo de homens, uma elite aristocrática, controlar a população e determinar a sua reprodução“, explica o cientista.
Aparentemente, um rei desconhecido da Idade do Bronze, com um voraz apetite sexual, terá imposto uma nova ordem na Europa – uma sociedade organizada hierarquicamente, que substituiu as comunidades da Idade da Pedra, mais autónomas e igualitárias.
Fonte:AJB, ZAP

terça-feira, 26 de abril de 2016

QUANDO A DOENÇA COMEÇA A DESCONEXAR A MENTE DE UM FAMILIAR!

 
SAÚDE
LARRY PETERSON
Como o Alzheimer da minha esposa tem testado minha virtude
Com a terrível doença vem um ataque implacável sobre, não apenas a paciência, mas a gentileza, bondade, fé e alegria
Like Como o Alzheimer da minha esposa tem testado minha virtude on Facebook share on TwitterGoogle Plus One ButtonLER MAIS
Outro dia minha esposa me informou que precisava comprar algumas roupas novas para o trabalho. Então ela me lembrou que precisávamos comprar filtros de café e maçãs. Antes de jantar, ela me perguntou se nós tínhamos almoçado e queria saber o que tínhamos comido. Isso tudo terminou com: “você vai ficar aqui esta noite ou vai para o ‘outro lugar’?”.
Estas desconexões passaram de esporádicas para diários e frequentes. Marty não trabalha há mais de sete anos. Ela não dirige um carro há três. Nós temos de sobra filtros de café e maçãs. Ela nunca se lembra se já almoçamos ou se ainda vamos almoçar. Além disso, ela tem esquecido (às vezes) onde é o nosso quarto, onde as toalhas, garfos e colheres estão. Não temos outro “lugar” e vivemos juntos na mesma casa há quase 10 anos.
Sua mente, ou melhor, seu próprio ser foi invadido por um intruso, e seu nome é (ela foi diagnosticado há vários anos) Alzheimer. Como este invasor persegue sua incansável tarefa, inflexível em devorar a pessoa real dentro da mente de minha esposa, ele também está provando ser o mais desafiador e conflituoso inimigo que já encontrei.
Um dos 12 frutos do Espírito Santo é a paciência. Para mim, esta virtude sempre foi um ponto forte. O velho clichê: “ele tem a paciência de um santo”, foi usado em uma referência a mim.
Mas deixe-me dizer uma coisa: eu sei que nunca tive qualquer tipo de auréola, mas se eu tivesse até mesmo um brilho estranho, ele se apagou.
Satanás pregou-me bem, e ele fez isso com a redundância insidiosa que acompanha o Alzheimer. Me vi como uma inocente vítima de uma doença que invadiu minha esposa e contorceu sua personalidade. Minha paciência evaporou-se e se transformou em raiva. Eu falhei como cuidador.
Fiquei imediatamente envergonhado, fui para o banheiro, fechei a porta e comecei a limpar as lágrimas do meu rosto.
Saí do banheiro, caminhei de volta para o computador e abri o e-mail. Como aconteceu tantas vezes em minha jornada espiritual, recebi uma mensagem na forma de um boletim de e-mail da Associação de Alzheimer. A mensagem apresentava uma “lista de verificação para os cuidadores”.
Eu rapidamente li oito itens listados. O número sete provou ser um bom e velho tapa na cara. Ele dizia: “Você se sente frustrado e com raiva quando a pessoa com demência repete continuamente as mesmas coisas e parece não escutar?” Meu pensamento imediato foi, SIM! SIM! A respiração profunda estava em ordem, seguido de um pedido de desculpas e um agradecimento a meu Senhor. Eu terminei a minha recuperação, fui até Marty e lhe dei um grande abraço e um beijo. Eu lhe disse que estava arrependido. Ela não sabia do que eu estava arrependido, mas sorriu de qualquer maneira.
Algo extremamente importante que aprendi como cuidador não é muito falado. Todos e cada um de nós precisa de orações, muitas orações. Além do assalto implacável na paciência de uma pessoa, há outras virtudes sob ataque. A gentileza pode ser continuamente corroída. A bondade pode ser encoberta. A fé pode ser contestada. A alegria pode evaporar.
Viver no mundo do Alzheimer é uma complicada existência. Muitas vezes nada faz sentido. Muitas vezes a redundância é semelhante a ter alguém constantemente empurrando você, mais e mais e mais. Você quer gritar, PARE COM ISSO! Mas você não pode… na maioria das vezes.
Eu vou para reuniões de cuidadores uma vez por mês. A maioria dessas pessoas (não todas) são pessoas de fé (católica, cristã, judaica, protestante etc.). Invariavelmente, elas se inclinam sobre a sua fé profundamente como navegam as águas estranhas e imprevisíveis da doença de Alzheimer. A crença em Deus é um escudo poderoso, uma barreira contra essa doença progressiva e contra o mal.
Quanto a mim, eu posso ter perdido uma batalha ou duas, mas tenho grandes aliados: Deus, minha fé católica, orações, família e amigos. Estes aliados me fortalecem e me dão forças. Eles são as sentinelas da minha paciência. E a oração é a minha armadura.
Por favor, lembrem-se em suas orações de todos os milhões de vítimas do Alzheimer. E se você tiver uma chance, inclua todos nós cuidadores também. Precisamos de toda a ajuda que pudermos obter.
Larry Peterson  é um autor cristão, escritor e blogueiro que escreveu centenas de colunas sobre vários temas. Seus livros incluem o romance  The Priest and the Peaches e o livro infantil  Slippery Willie’s Stupid, Ugly ShoesEle tem três filhos e seis netos, e todos moram perto uns dos outros, na Flórida.
2 Comentários
Há menos de um minuto
Nema Godinho
Há quase cinco anos que prescindi da minha vida própria para ficar ao lado da mãe que também tem Alzheimer e demência progressiva! O que este cuidador Larry Perterson  escreve é exactamente o caminho que eu tenho percorrido ao longo destes quase cinco anos! Com a gravidade da doença, pois minha mãe ficou acamada há cerca de ano e meio, o nosso calvário torna-se duplamente dramático! Estar 24/24 horas: dias, semanas, meses e anos, sendo única junto da doente, a mãe neste momento tem 98 anos! De facto, existem dias em que vou até o inferno... E, se não fosse eu entregar-me com tudo o que passo, sou e tenho a Maria, Senhora do Socorro, jamais poderia chegar a este momento, pois com Seu Amado Filho me confortam e me dão força, pois praticamente não tenho quem me possa e queira ajudar! Viver este caminho desde o início da doença até ao terminus sempre à beira do doente, só com a força da oração e eu sendo portuguesa, descobri logo no início a novena dos Filhos do Divino Pai Eterno e é esta novena que me alimenta diariamente! E, finalizo corroborando com o que o Larry pede: oração a nível planetário por todos os cuidadores que, deixando tudo, se entregam de corpo e alma a prestar os cuidados continuados a quem deles necessita!
Há 45 minutos atrás
Rosário Queiroz
Muito bom saber....