OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sábado, 28 de fevereiro de 2015

A BELEZA E PERFEIÇÃO DO CAVALO LUSO

A natureza sublimada: os cavalos andaluzes
Carlos Toniolo - 2009/05/26
performance cavalo.jpg
   
Ao admirar os maravilhosos saltos dos cavalos andaluzes, não podemos deixar de lembrar-nos de outro salto que cada um de nós é chamado a dar...
Mesmo nos países desenvolvidos, onde a mecanização invadiu até o campo,
 pode-se ainda ver em alguns lugares do interior a tradicional figura do cavalo de tração, arando o solo ou puxando, aos pares, pesadíssimas carroças. Ao observá-los, imediatamente nos vem à mente a idéia: "que animal forte"!
Fiel servidora do homem desde tempos imemoriais, a raça eqüina colaborou com ele na construção de impérios e tombou a seu lado em inumeráveis batalhas.
No entanto, em certos momentos, o cavalo abandona a suja lama das plantações e deixa para trás a negra fumaça dos campos de batalha. Limpo e vestido de gala, apresenta-se com incrível distinção na bela arena de evoluções eqüestres.
Na Áustria, em Portugal e em outros privilegiados lugares, milhares de pessoas são atraídas anualmente pelo encanto dos espetáculos de cavalos adestrados que mesclam elegantes evoluções com ágeis saltos, que quase poderíamos chamar de ornamentais.
Entre essas raças de animais treinados, merecem especial menção os soberbos cavalos andaluzes que confirmam com audaciosa desenvoltura a multissecular tradição eqüestre da Espanha. Admirando suas majestosas evoluções, os assistentescavalo andaluz salto.jpg ficam pasmos ao ver aqueles fortes e combativos animais semoverem com a elegância do cisne ou a agilidade das gazelas.
A arte eqüestre é sem dúvida complexa, mas um de seus segredos consiste em contar com bons cavalos dóceis à mão experiente de treinadores de elite. Sob tão segura direção, eles podem atingir um elevado grau de perfeição que, de modo algum, jamais alcançariam por si mesmos.
                                                             * * *
Também o homem não terá limites a serem superados, os quais ele nunca poderá ultrapassar sozinho, sem que uma mão o guie, eleve e aperfeiçoe?
A resposta é evidentemente sim. Após o pecado original, nós homens sentimos o peso de nossa parte animal, que nos leva, muitas vezes, a reações brutas, preguiçosas ou até irracionais.
No entanto, quando nos fazemos dóceis à divina mão do Criador, somos tomados por sua graça, e então se operam as maravilhas. De pesados nos tornamos ágeis; de toscos, elegantes; o sombrio egoísmo das bestas, que tantas vezes pugna por nos dominar, é vencido pela sublime caridade de que dão testemunho os santos.
Ao admirar os maravilhosos saltos dos cavalos andaluzes, não podemos deixar de lembrar-nos de outro salto, que cada um de nós é chamado a dar, ao longo do muitas vezes penoso caminho de nossas vidas: o salto do natural para o sobrenatural, o grande salto deste vale de lágrimas, que é a terra, para as luminosas portas da Jerusalém Celeste.
 (Carlos Toniolo; Revista Arautos do Evangelho, Jul/2007, n. 67, p. 50-51)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O GUIA ESPIRITUAL DA JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA!


Beato Pier Giorgio Frassati

Beato Pier Gorgio Frassati

As Bem-Aventuranças nas cartas do Beato Pier Giorgio Frassati

Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

“Eu deixei meu coração nas montanhas com a esperança de reencontrá-lo nesse verão, escalando o Monte Branco. Cada dia me enamoro mais e mais pelas montanhas… E se meus estudos me permitissem, eu passaria dias inteiros sobre os montes para contemplar naquele ar puro, a Grandeza do Senhor”.

(à M. Beltramo, 6.VIII.1923)

“A fé que recebi no Batismo me sugere com voz segura: por você mesmo não faria nada, porém, se você tiver Deus como centro de todas as tuas ações, então sim, chegarás até o fim”.

(à I. Bonini, 15.I.1925)

Bem aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra.

“Eu os exorto, ó jovens, com todas as forças da minha alma para que se aproximem o máximo possível da mesa Eucarística, alimentem-se deste Pão dos Anjos e encontrarão a força para combater as lutas internas, contra as paixões e contra toda adversidade”.

(do discurso à juventude Católica de Pollone, 1923)

Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

“Você me pergunta se estou alegre. E como poderia não estar? Enquanto a fé me der forças, eu estarei sempre alegre! O católico tem que ser alegre: a tristeza deve ser erradicada da alma
do católico!
A dor é diferente da tristeza, que é a mais detestável de todas as doenças.

Esta doença é quase sempre produto do ateísmo; porém, a finalidade para a qual nós fomos criados nos mostra o caminho que, mesmo com muitos espinhos, não é de nenhum modo triste. É um caminho alegre, mesmo através da dor”.

(à sua irmã Luciana, 14.II.1925)

Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

“Nós também perdemos o melhor e mais belo dom que Deus deu a todos os homens: liberdade, sem a qual a vida se torna muito difícil”.

“Que grande dádiva é ter saúde como a temos! Por isso nossa saúde deve ser colocada ao serviço daqueles que não a tem. De outra maneira estaríamos traindo esse dom de Deus e Sua benevolência”.

Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

“Jesus me visita a cada manhã na Comunhão e eu lhe respondo da pobre maneira que posso fazê-lo: visitando os pobres

“Ao redor dos pobres autênticos e dos enfermos eu vejo uma luz particular que nós não temos”.

Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.

“A verdadeira felicidade, ó jovens, não consiste nos prazeres do mundo e nas coisas terrenas, mas na paz de consciência que só se tem se somos puros de coração e
de mente”.
(do discurso à Juventude Católica de Pollone, 1923)

“Eu te peço pra rezar um pouco por mim, para que Deus me dê uma vontade férrea, para que eu não desfaleça frente aos seus planos”.
(à Severi, 13.IV.1925)

“O porvir está nas mãos de Deus e de nenhuma outra maneira poderia ser melhor”.
(à Marco Beltramo, 3.II.1925)

Bem aventurados os que agem em prol da verdadeira paz (que é tranquilidade da ordem), porque eles serão chamados de filhos de Deus”

“Creio que é o único desejo que um verdadeiro amigo pode fazer a um amigo querido é: a paz do Senhor esteja sempre contigo! Pois se você possui a paz todos os dias, você será
verdadeiramente rico
”.
(M. Beltramo, 10.IV.1925)

“Sintamos em nós a íntegra força do nosso amor cristão que nos torna irmãos para além dos confins de todas as nações”.
(aos estudantes de Bonn, 1923)

Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

“Pobres desgraçados os que não tem fé! Viver sem uma fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar uma luta contínua pela verdade não é viver, mas fingir que se vive”.
(à I. Bonini, 27.II.1925)
“O dia de minha morte será o mais belo da minha vida”.

*   *   *

Pier Giorgio Frassati pode ser considerado como patrono, o guia espiritual da juventude universitária.
O que mais surpreendia nele era sua pureza, sua alegria radiante, sua piedade, sua liberdade de filho de Deus por tudo aquilo que existe de belo no mundo, seu sentido social, a consciência que tinha de se interessar pelo destino da Igreja.
Porém, o que mais  assombra é que tudo isso aparecia nele de uma maneira natural e espontânea, cheio de calor humano e virilidade. [...]

Sua fé se nutria da mesma substância do cristianismo: Deus existe, a oração é o estímulo da existência, os sacramentos são o alimento da vida eterna, a justiça é a lei das relações humanas.

Poder-se-ia dizer que Pier Giorgio não teve seus problemas. De fato, ele os superou com a graça de sua fé, quem sabe a que preço e com quais sofrimentos.
Enfim, um homem dado à oração, um homem que comeu todos os dias o pão da morte e da vida, um homem que se consumiu por amor aos seus irmãos.

*   *   *
Fonte: http://www.piergiorgio.com.br/

A VERDADEIRA FINALIDADE DO HOMEM NA TERRA?

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CUIDADO COM O TEMPO DE DESCANSO!

Estudo- Dormir muito é mais prejudicial do que 'noite mal dormida'

É daquelas pessoas que costuma fazer maratonas intermináveis de sono? Pois bem, apesar de se sentir revigorado quando acorda, poderá estar a fazer mais mal do que pensa ao seu corpo                 Mundo               

Dormir muito é mais prejudicial do que 'noite mal dormida'Dormir muito é mais prejudicial do que 'noite mal dormida' Dormir muito é mais prejudicial do que 'noite mal dormida'
DR
11:09 - 26 de Fevereiro de 2015 | Por
Uma notícia publicada esta quinta-feira pela BBC Brasil, com base em estudos científicos, dá conta de que manter hábitos de sono de mais de oito horas diárias pode ser mais prejudicial à saúde do que dormir pouco.
PUB
Gregg Jacobs, especialista do Centro de Transtornos do Sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, relata que uma quantidade de estudos publicados durante os últimos anos demonstrou de forma clara que dormir oito horas não é o ideal para se manter saudável.
"Houve cerca de 34 pesquisas - estudos epidemiológicos que acompanham as pessoas durante um tempo, envolvendo mais de dois milhões de pessoas, que mostram de forma consistente que há uma relação entre duração do sono e mortalidade", afirma.
Segundo especialista, o nível mais baixo de mortalidade corresponde a sete horas de sono, pelo que dormir mais do que isso pode ser prejudicial.
"Quando dormimos menos do que sete horas ou mais do que sete, há um aumento gradual no risco de mortalidade, com as pessoas que dormem mais a apresentarem um aumento maior no risco de morte do que as pessoas que dormem menos que esse tempo", conclui o cientista.
"Se dorme mais do que oito horas ou menos do que seis, terá um grande aumento do que estimamos ser o risco de desenvolver problemas de saúde ou morrer mais cedo", destaca Frank Cappuccio, professor de medicina cardiovascular e epidemiologia na Universidade de Warwick, no Reino Unido.
Aparentemente, quem dorme mais do que oito horas e menos do que seis apresenta um maior risco de desenvolver problemas como pressão alta, diabetes e complicações cardiovasculares.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PODE DEUS PERMITIR UMA CRISE NA IGREJA?

A ASSISTÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO À IGREJA FUNDADA POR JESUS
 Luiz Sérgio Solimeo

Por falta de um entendimento adequado sobre a verdade inquestionável da assistência do Espírito Santo à Igreja, muitos católicos ficam confusos e inseguros.
Não querendo ir contra essa verdade, eles procuram, muitas vezes, negar a realidade de certos fatos ou o sentido evidente de certas afirmações que parecem contrariar essa divina assistência.
Ficam assim enredados num dilema aparentemente sem saída: ou negar os fatos ou negar a assistência do Espírito Santo à Igreja.
O Espírito Santo favorece o bem na Igreja mas permite que o mal ocorra.

Trata-se de um falso dilema que resulta de uma concepção um tanto simplista da atuação do Espírito Santo na Igreja.

Confunde-se “assistência” do Paráclito, efeito da providência especial de Deus sobre sua Igreja, com um governo direto que substitui os homens ou elimina seu livre arbítrio.(1)
Não é assim. Embora Jesus Cristo tenha prometido a ajuda do Consolador, Ele desejou que a Igreja fosse governada por homens, que têm a ajuda especial do Espírito Santo, mas que não são impecáveis, não estão isentos das tentações do demônio, do mundo e da carne.
Dessa forma, embora o Paráclito assista com graças especiais os membros da Hierarquia, tal assistência não elimina o livre-arbítrio nem a tendência para o mal herdada do pecado original.
Por outro lado, é preciso ter em conta que essa ação especial da Divina Providência não apenas favorece o bem, mas, para provação nossa e castigo dos pecados, muitas vezes permite a ocorrência do mal no elemento humano da Igreja.(2)
Portanto, não se pode invocar a assistência do Espírito Santo à Igreja como justificativa para qualquer desvio, imprudência ou escândalo, como se, em vez de ser uma mera  permissão, se tratasse de um ato da vontade divina.
Deus permite crises na Igreja

É bem evidente que Deus não pode aceitar que se deturpe fatos evidentes ou suficientemente documentados, como recurso para “salvar” a santidade da Igreja.
Tal atitude seria ir contra a verdade e, portanto, contra a santidade da Igreja. Ela foi seriamente condenada pelo Papa Leão XIII (1878-1903) que utilizou as próprias palavras inspiradas do livro de Jó (13:7): “Deus não tem necessidade de nossas mentiras.”
Pelo contrário, acentuou o Pontífice, “O historiador da Igreja estará melhor preparado para ressaltar sua divina origem […] quanto mais ele for leal em não mitigar as crises pelas quais, por falta de seus filhos e, por vezes de seus ministros, passou a Esposa de Cristo durante o decurso
dos séculos.

Estudada dessa maneira, a História da Igreja constitui, por si mesma, uma magnífica e concludente demonstração da verdade e divindade do Cristianismo.”(3)
Ao abrir os Arquivos Secretos do Vaticano aos historiadores, o mesmo Papa insistiu: “Não diga nada falso, não cale nada verdadeiro.”(4)

Ninguém que tenha um conhecimento suficiente da História da Igreja pode negar as crises pelas quais ela tem passado e a fraqueza ou atitude escandalosa de muitos Papas.
Assim, o Papa Pio XII (1939-1958) em sua Encíclica Mystici Corporis Christi, explica que “se às vezes na Igreja se vê algo em que se manifesta a fraqueza humana, isso não deve atribuir-se a sua constituição jurídica, mas àquela lamentável inclinação do homem para o mal, que seu divino Fundador às vezes permite até nos membros mais altos do seu corpo místico para provar a virtude das ovelhas e dos pastores e para que em todos cresçam os méritos da fé cristã.”(5)

É por essa razão que historiadores católicos, — como Ludwig von Pastor, cuja monumental História dos Papas recebeu elogios do Papa Leão XIII —, não hesitaram em apresentar de modo claro e documentado os desmandos e escândalos de  Papas.

Foi vontade do Espírito Santo que Alexandre VI fosse eleito?

Ninguém pode supor, por exemplo, que o Espírito Santo, que assiste aos Conclaves, tenha querido ou favorecido a escolha do Cardeal Rodrigo de Borja, para se tornar o Papa Alexandre VI (1492-1503), embora ele fosse publicamente conhecido como pai de quatro filhos de sua concubina Vannoza dei Cattanei e outros de outras mulheres.(6)

É evidente que aí se tratou de uma permissão, para castigo da humanidade, inebriada com o paganismo renascentista.

Do mesmo modo, não se pode atribuir à vontade divina a elevação ao papado de Bento IX (1032-1044) sobre o qual escreve o historiador Fr. Joseph Brusher S.J.:
“Um jovem, provavelmente de vinte anos de idade, ele era um clérigo. Essa era talvez a sua única qualificação para o papado. Desqualificado por sua juventude, por sua educação, por sua depravação, Bento IX foi um dos poucos Papas desonrados.”(7)

O verbete da The Catholic Encyclopedia é mais incisivo: “Ele foi uma desgraça para a Cátedra de Pedro.”(8)

Distinguir bem entre a vontade e a permissão divinas

Tendo bem clara a distinção entre a manifestação da vontade efetiva de Deus e a sua mera permissão, fica patente que a assistência do Divino Espírito Santo à Igreja não impede que haja infidelidades e crises.
Por outro lado, como vimos acima pelos textos dos Papas Leão XIII e Pio XII, tais infidelidades e crises, longe de contrariarem a santidade da Igreja, ressaltam como somente uma instituição de origem divina poderia perdurar pelos séculos, apesar da fraqueza humana e da tendência para o mal que é a herança do pecado original.
Mas mesmo nas épocas das piores crises pelas quais passou a Igreja, graças à assistência do Espírito Santo, ela nunca deixou de santificar através dos sacramentos, de apresentar a verdade, ainda que, muitas vezes, seja requerido grande esforço dos católicos para se manterem fiéis a ela — como na crise do Arianismo, por exemplo.
Confiança em Maria Santíssima que derrotou as heresias
A crise atual — que é uma extensão, um prolongamento da crise da heresia modernista denunciada por São Pio X — está chegando a um tal auge que desencoraja a muitos.
Nas mais altas esferas de direção da Igreja se discute a possibilidade de ministrar a Sagrada Comunhão a pessoas em estado objetivo de pecado mortal e se chega a ver “dons” úteis ao cristianismo nas relações homossexuais.
Uma compreensão melhor da assistência do Espírito Santo, entendendo que esta assistência não é somente positiva, no sentido de impulsionar o zelo pela doutrina e pela salvação das almas — o que, de uma maneira ou outra Ele sempre promove — mas existe também a sua permissão para que o mal ocorra, para nos provar e em castigo dos pecados da humanidade.(9)
Assim como os fiéis, seguindo o exemplo de bispos como Santo Atanásio e Santo Hilário de Poitiers, resistiram à tremenda crise do Arianismo, nós devemos também, com a certeza do auxílio da divina Providência, resistir “fortes na fé” (1Pedro 5:9).
Mais do que nunca, neste período de trevas e confusão, devemos recorrer sempre à intercessão de Maria Santíssima, a qual “sozinha derrotou todas
as heresias.”
(10)
____________

Notas:
      1.E. Magenot, “Assistance du Saint-Esprit,” Dictionnaire de Théologie Catholique,Letouzey et Ané, Paris, 1931, t. I, deuxième partie, cols. 2123-21-27.
        2. R. Garrigou-Lagrange, “Providence, Théologie, L’Infalibilité,” Dictionnaire de Théologie Catholique, t. XIII, première partie, col. 1015.
       3. Pope Leo XIII, Encyclical Depuis Le Jour, On the Education of the Clergy, 8th of September 1899, nºs 25-26. Em inglês no site do Vaticano:http://w2.vatican.va/content/leo-xiii/en/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_08091899_depuis-le-jour.html
      4,
Brief Saepe numero, August 28, 1883. 
      5. (1943) n. 64, site do Vaticano: http://w2.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_29061943_mystici-corporis-christi.html.
      6. Ludwig Pastor, The History of the Popes, Herder, St. Louis, Mo, 1923, v. V, pp. 363-364.
      7. Popes Through the Ages, Van Nostrand Company, Inc., Toronto-New York, 1959, p. 292.
       8. Mann, H. (1907). Pope Benedict IX. In The Catholic Encyclopedia.http://www.newadvent.org/cathen/02429a.htm.
        9. Quando se diz que Deus permite o mal, deve-se entender que essa permissão nunca é positiva, isto é, como a de um mau pai que da licença ao filho para que frequente lugares de perdição. Trata-se apenas de uma permissão negativa: Deus apenas não dá graças especiais — além das graças comuns que todo homem recebe — para, por esse meio extraordinário, impedir que o mal ocorra.
         10. “Rejubile-se, Ó Virgem Maria, por que sozinha vós derrotastes todas as heresias” (“Gaude Maria virgo: cunctas haereses sola interemisti in universo,” Ofício de Nossa Senhora).

QUANDO A NATUREZA SE ENFURECE!

 
 DEUS, OS HOMENS E A NATUREZA!
Hoje, o vosso Senhor tem falado e, como predito, hoje é o dia em que as mudanças começarão. A Minha Misericórdia ser-vos-á mostrada em grandes torrentes, mas depois que vós escolherdes o vosso próprio destino. Aqueles que têm permitido que o ódio apodreça nas suas almas rejeitar-Me-ão em absoluto. Aqueles que têm almas tíbias não terão Graças para permanecer fiéis a Mim e também eles Me rejeitarão.
Eu tenho-vos dado a Palavra, a Verdade, e muitos Me têm amaldiçoado por isso.  Há apenas isto que Eu vos possa revelar antes  do Grande Dia. Não há muito mais que Eu possa dar-vos. Agora, tomai o que Eu vos dei e recordai cada Palavra, porque o Meu Tempo está próximo e Eu somente posso revelar-vos isto antes de Eu separar as ovelhas dos bodes.
Aqueles de vós que Me amaldiçoam serão amaldiçoados. Aqueles que acreditam em Mim terão a Vida Eterna. Sofrei em Meu Nome e Eu vos exaltarei no Meu Reino que está para vir.
O Dia da Primeira Ressurreição está a chegar e aqueles que não Me aceitem serão lançados fora pela eternidade. A Minha Ira é grande neste momento e se vós pudésseis testemunhar as almas cinzentas, escuras e sem brilho, dos que têm corações mornos, isso causar-vos-ia choro. Infelizmente, a maioria das almas estão em trevas e, se vós as pudésseis ver, morreríeis de choque, tal é o estado das almas da humanidade.
 


 

A equipe de Administração
--------------------------
O único perigo para a humanidade é o próprio homem
Minha querida e amada filha, a pessoa que persevera na oração tornar-se-á mais próxima de Mim.
Com tanta confusão no mundo e entre a Minha Igreja na terra, o desafio para a humanidade é o de ser capaz de diferenciar entre o certo e o errado aos Olhos de Deus. Mas, muitos Cristãos serão empurrados para longe de Mim por uma nova forma global de evangelização, a qual incidirá exclusivamente sobre a política. Em vez de serdes incentivados a permanecer fiéis a Mim e a confiardes em tudo o que Eu Sou, vós sereis empurrados para longe de Mim. Vós nunca deveis confundir a Minha Palavra com as aspirações de um mundo secular. Eu sempre deixei claro para a humanidade, através do Livro do Meu Pai, dos perigos de fazer isso. Um mundo secular serve apenas as suas próprias necessidades e, os homens de poder, ambição e aspirações egoístas, criam as regras que o regem.
Muita desinformação tem sido espalhada em relação ao meio ambiente, quando só Deus pode ditar como a Terra se comporta. O homem pode prejudicar e danificar a terra, mas ele nunca pode destruí-la, porque todas estas coisas estão nas Mãos de Deus. A falta de confiança em Deus significa que o homem acredita que ele tem o controlo sobre o universo. O homem insensato pensa que as suas acções podem mudar as Leis de Deus. O homem sábio sabe que Deus é Todo-Poderoso e, enquanto ele for reverenciado e as Suas Leis cumpridas, então a sobrevivência do homem estará assegurada. A sobrevivência da terra não tem nada a ver com o homem mortal. Somente Deus tem o poder de controlar o ar que vós respirais, a água que vós bebeis e a capacidade de sustentar a vida. O único perigo para a humanidade é o próprio homem.
O homem enganará os outros, no interesse do próprio ganho. Ele mentirá, se for para sua vantagem e quando lhe convier. A confiança é facilmente quebrada, e vós estais a viver agora numa época em que deveis saber que a Terra permanecerá como era antes e que qualquer perturbação climática é pela mão de Deus. A intervenção do homem numa criação divina somente será permitida se estiver de acordo com a Vontade de Deus.
A Minha Igreja é o Meu Corpo. Todos aqueles que crêem em Mim são parte do Meu Corpo. Aqueles que fazem parte de Mim seguirão os Meus Ensinamentos. Aqueles que dizem que conduzem os Meus seguidores, devem sustentar a Palavra de Deus. O seu papel é defender a Verdade - não desviar-se dela.
O vosso Jesus
PORQUÊ ESTES VÍDEOS E ESTAS MENSAGENS DO MESTRE?
 ESTAMOS NUM TEMPO DE REFLEXÃO E DE APROFUNDAMENTO DAS COISAS DO ALTO! MAS, OLHANDO PARA BAIXO SÓ CONSEGUIMOS VER E OUVIR O QUE O HOMEM, COM UMA INTELIGÊNCIA BÁRBARA, pensa e faz: INVESTE, MANIPULA, ESMAGA, IMPÕE LEIS ANTI NATURA, COMETE CRIMES HEDIONDOS E RESERVA-SE NO DIREITO, dele mesmo.   CONTROLAR O UNIVERSO E MODIFICAR OS PRINCÍPIOS DAS LEIS CRIADAS POR DEUS...
EIS O RESULTADO!
JESUS CONTINUA A SER FLAGELADO E CRUCIFICADO PELO HOMEM QUE SE TORNOU IRRACIONAL...
        SEU FIM SERÁ UM SÓ O ABISMO ETERNO!         
 Nema, escrava de Maria

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CARVÃO AMIGO DO AMBIENTE?!

Empresa portuguesa cria carvão ecológico e vai registar patente

Uma empresa de Oliveira de Azeméis desenvolveu um processo para obter carvão amigo do ambiente, sem lume, fumo ou faíscas, mas com maior poder calorífico, uma inovação que está a ser patenteada.

A partir de plantas de espécies invasoras, como a acácia, ou de restos da limpeza das matas, a tecnologia permite seguir um processo ecológico e obter biocarvão, a ser usado em churrasqueiras, por exemplo, ou transformado num produto chamado "ecochar", utilizado para reestruturar solos agrícolas.
"Este carvão surge da necessidade de ter um produto de alto poder calorífico e, ao mesmo tempo, não poluente, de fácil combustão, ao contrário do carvão [atualmente]

comercializado nas grandes superfícies e em outros estabelecimentos", avançou à agência Lusa Amadeu Borges, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O biocarvão "é obtido através de um processo baseado na pirólise tradicional [decomposição que ocorre pela ação de altas temperaturas], e com as alterações introduzidas resulta num produto com qualquer coisa como 95% de carbono fixo, o que traz vantagens", como o facto de ser leve e de retirar os elementos químicos que possam contribuir para emissões "menos amigas do ambiente", explicou o professor do Departamento de Engenharia da UTAD.
O projeto do biocarvão foi desenvolvido pela empresa Ibero Massa Florestal, que tem parcerias com a UTAD e a Universidade de Aveiro, e financiado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
"Foram desenvolvidos fornos que garantiam não haver grandes emissões e tivemos uma surpresa agradável pois o nosso biocarvão, a nível físico e químico, era completamente diferente do restante que há no mercado", descreveu à Lusa o diretor de Produção da Ibero Massa Florestal, João Tiago Santos.
O responsável salientou que o processo produtivo "é ecológico desde o início, com a matéria-prima", pois estão a ser usadas "essencialmente espécies invasoras, como a acácia mimosa e acácia austrália, ou podas provenientes da limpeza de matas, e a ideia inicial até partia da valorização de resíduos agro-florestais".
O produto "tem grande teor em carbono físico e muito poucos voláteis e, quando é ateado, liberta calor, mas não liberta chama", resumiu João Tiago Santos.
 
"A partir do momento em que 'se liga' fica com calor uniforme, não tem lume, não faz faíscas, não faz fumo, e tem um poder calorífico bastante superior ao 'normal' carvão feito por métodos tradicionais", acrescentou.
Em Portugal, há escassez de carvão e grande parte do que é consumido é importado, por isso, os responsáveis da empresa esperam que o biocarvão "seja totalmente consumido no mercado interno".
Com os restos poderão ser produzidos "briquettes" de carvão, cilindros de carvão moído e compactado e "ecochar" para exportação.
Este ano, a empresa pretende faturar dois milhões de euros. Dos seus planos consta o aumento da capacidade de produção em cinco vezes para conseguir 10% do mercado nacional de carvão, estimado em 50 milhões de euros.
"Deste carvão, somos com certeza os únicos na Península Ibérica e haverá mais quatro ou cinco no resto do mundo que produzem carvão com a qualidade do nosso", referiu João Tiago Santos, salientando que está a decorrer o registo da patente.
"Na nossa fábrica, o objetivo é estar a trabalhar de camisa branca", realça o diretor de Produção da empresa, para explicar o contraste com o ambiente cheio de fuligem a que se assiste nas carvoarias tradicionais.
Fonte: JN- Economia

MAIS UMA DESCOBERTA EXTRAORDINÁRIA!

Descoberta Raio X a estátua de Buda do séc.XI revela segredo bem guardado

 
Cientistas holandeses decidiram fazer um raio x a uma estátua de Buda que se estima ser do século XI ou XII.
Dá conta o site RT que cientistas holandeses fizeram uma impressionante descoberta ao fazer um raio x a uma estátua de Buda.
É que no interior do artefacto, os investigadores descobriram um corpo mumificado, sendo que ao tentarem tirar amostrar do interior do objeto encontraram ainda pedaços de papel com caracteres chineses antigos.  
A descoberta foi feita pelo Medical Center de Amersfoort, na Holanda, e os investigadores pensam que o corpo possa pertencer ao mestre Liuquan.XI ou XII. O que descobriram no interior do objeto deixou-os completamente boquiabertos.
 Fonte: Notícias ao Minuto