OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

2016 UM ANO NEGRO PARA A HISTÓRIA?




CLIQUE ABAIXO PARA PERCORRER A FOTOGALERIA:

O ano do terrorismo e de Trump em 73 imagens


2016 vai ficar para a História como o ano em que Trump venceu as eleições, os britânicos escolheram o Brexit, o terrorismo manteve-se no Médio Oriente e ganhou raízes na Europa. O ano em fotos. 
Fonte: Observador

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

REFLEXÃO SOBRE A MORTE EM TEMPO DE VIVER A ALEGRIA!

VAMOS FALAR SOBRE O LUTO

Viver o luto para não viver de luto

O nascimento e a morte têm muitas coisas em comum - uma reflexão que vale a pena ler!
Viver o luto para não viver de luto
Acordar. Respirar. Pensar. Existir. Não há um verbo que não doa durante o luto. Talvez dormir alivie, que é quando a dor adormece. Momento em que o medo desperta: será preciso enfrentar o dia seguinte.
Perder quem amamos é morrer um pouco, mesmo que o coração insista em bater. O luto nos torna um lugar ruim. Queremos fugir de nós mesmos, emprestar outra vida, perder a memória, trocar de papel. Qualquer coisa que nos tire a dor com a mão, que nos salve do horror de sentir que alguém foi amputado de nós. Não há alívio imediato.
morte é uma verdade disfarçada de absurdo. Não se arrepende, não volta atrás, é desfecho. O verdadeiro “para sempre”. É telefone que não toca, silêncio que ensurdece, pesadelo que não acaba, falta que jamais deixará de ser.
Enlutar-se é se mudar para uma espécie de cela blindada, da qual saímos somente para intermináveis e dolorosos banhos de sol. Uma solitária para a qual queremos voltar logo – embora triste e sombria, ela ainda é o lugar onde nos sentimos menos desconfortáveis.
Eu me lembro de vagar pela cidade como numa cena sem áudio. Olhava ao redor e me perguntava com que direito as pessoas sorriam, se dentro de mim as luzes estavam apagadas. É assim até que a gente se acostume. A morte se repete muitas vezes. Ao acordar, está lá a morte de novo. A cada lembrança, outra morte. Até que em nós ela morra de fato — e isso demora.
Quando meu filho nasceu foi parecido. Só que era vida. Toda hora a vida de novo. A cada instante olhar e ver: nasceu, é meu filho. Respira, mexe, chora, mama, é vida.
Se nascimento e morte são duas verdades que crescem diante de nós, até que possamos de fato acreditar, calhou que na vida experimentei os dois de forma simultânea. Eu estava grávida quando perdi o pai do meu filho que iria nascer. Foi viuvez, mas também foi aborto: a frase cortada em pleno gerúndio. Com o coração dele que parou de bater, morreu nosso futuro.
Cris estava grávida quando Gui, o pai do seu filho, faleceu. "Com o coração dele que parou de bater, morreu nosso futuro", conta.
Cris estava grávida quando Gui, o pai do seu filho, faleceu. “Com o coração dele que parou de bater, morreu nosso futuro”, conta.
O que mais doía no luto era não conseguir que as pessoas sentissem a minha dor. Falei compulsivamente. Escrevi de forma obsessiva. Até que as pessoas também chorassem. E elas choraram – mais as suas dores que as minhas, é verdade, mas isso também é empatia. E quando cada momento latente de falta se transformava em um texto delicado, quando as palavras conseguiam fazer o outro vestir a minha dor, a tristeza virava alegria: que alívio me sentir compreendida. Numa espécie de alquimia incidental, transmutei dor em sorriso.
Veja você como a vida é chegada numa ironia: o luto é praticamente um parto. É preciso reaprender a viver sem a pessoa que se foi, como quem nasce de novo – e quem permanecerá o mesmo? Viver o luto é renascer – e nascer é exercício solitário. É preciso olhar o mundo novamente e re-conhecer-se diante dele.
Mas, como criança que cresce, o luto demanda tempo. Enquanto isso, não sai por aí despertando sorrisos. Num mundo programado para a felicidade, o luto constrange. Abre um hiato de mal estar. A morte é certeza demasiado espinhosa para que se toque nela com naturalidade.
O momento menos solitário talvez seja a primeira semana, o primeiro mês, enquanto duram os rituais de despedida. Passam-se alguns dias e todos retomam suas vidas. Ninguém mais quer falar sobre isso. A não ser o próprio enlutado, que não quer falar de outra coisa. Agora é que a dor vai começar. E parece que não vai parar nunca. Talvez fique para sempre mesmo: a perda vai se alojando no corpo, como uma bala encapsulada, até não incomodar mais. Com paciência, o tempo muda os afetos de lugar. Passa a morar em mim quem se foi.
E então a dor me leva a outros lugares. Abre meus olhos, me ensina a mudar de assunto. E assim, distraidamente, vai me mostrando a vida de novo – agora outra, porque sempre é tempo para mudar.
A perda pede recolhimento como um pós-operatório, ou reincide. A ferida se abre de novo. É preciso respeitar o luto (e entregar-se a ele, sem medo) até que chegue sua hora de ir embora. Cada um descobre sua forma de colocar a dor para trabalhar em outra direção. A falta pode ser, então, bastante reveladora.
Quando pequenos, aprendemos com os livros infantis. Depois de adultos, as pessoas que se vão passam a nos fazer pensar sobre nossas vidas. Lembram-nos a urgência de amar quem está vivo e perto. E ensinam que fazer escolhas não precisa ser tão sofrido, nem carece do peso da certeza de ser para sempre. Nenhum de nós é para sempre.
A vida é curta, sim. Não vem com prazo de validade nem traz garantias. Cada fim de ano é oportunidade única para afetos reunidos – riso e choro, inclusive. Comemore. Mesmo com um lugar vago à mesa, a família está ali. O peru está de dar água na boca. As crianças correm lá fora. O brinde à vida não pode esperar.
*   *   *
Em 2008, a publicitária e escritora Cris Guerra lançou o livro “Para Francisco“, no qual apresenta ao filho o pai que ele não conheceu (Guilherme morreu no final da gravidez de Cris). Ela está de volta ao livro para preparar sua segunda edição, com novos textos, e publicou aqui no Vamos Falar Sobre o Luto? este artigo inédito feito especialmente para o site.

8 Comentários
Há menos de um minuto
Nema Godinho
Após ter lido o texto e os comentários sobre a partida de alguém de quem gostamos senti necessidade de partilhar  um momento idêntico da partida da mãe em 29 de Julho deste ano. Se senti o mundo ir embora quando perdi o meu pai, desta vez senti e sinto, nos momentos de silêncio absoluto e já passaram 5 meses, que, de repente, a minha mãe está ali à porta para a ir ajudar, este sentimento entristece-me e e dá-me conforto ao mesmo tempo, pois sei que ela partiu para o Pai e isso ameniza a dor da perda! Só acreditando que voltaremos a unirmo-nos na vida definitiva do Alem, seremos capazes de ultrapassar os momentos dolorosos da falta da pessoa que amamos!
Há 1 hora
Leonardo Petillo
Escrevi muitas coisas parecidas, parece que nunca passa, ameniza em alguns momentos, mais nunca passa, é uma dor de alma, é entender que não somos Deuses de nossas vidas, que não temos a rédea de nada e acreditar na vida eterna e pensar de fato no céu, como almejo este céu, aonde toda lágrima será enxugada, onde não haverá mais luto, nem dor, a saudade dói e dói muito,  também já pensei em escrever um livro a respeito da minha vida, porque é algo que deixaremos para aqueles que querem se sentir compreendidos e amados e não julgados pela dor que sentem.

Obrigado pelo texto, parece que li o que vivi, tudo isso é a mais pura verdade.
Há 9 horas atrás
Sônia
Estou sentindo na pele as palavras deste texto...desde que  minha mãe foi embora para o outro lado da vida em Junho desse ano,sinto uma dor sem comparação, não me reconheço mais como parte desse mundo...e sinto também que as pessoas ao meu redor não conseguem entender a dimensão da minha dor...Para mim,não existe mais Natal...no Natal foi como se eu estivesse velando novamente o corpo da minha mãe...e a alegria das pessoas doía em mim (principalmente daquelas que de alguma forma eu sempre acreditei que iam compartilhar da minha tristeza)...Peço em oração,em todos os momentos, que Deus me leve também! ...nada           é  capaz de minimizar a minha dor...minha mãe,era muito mais que mãe(que já não é pouca coisa),ela era minha companheira de vida!
Há 5 horas atrás
zezé
Sônia, perdi meu Há 3 meses...entendo sua dor, meu pai , era meu tudo, e ainda deixou minha mãezinha com 92 anos, 71 anos de casados, imagine o sofrimento dela, eu tendo que tentar não chorar perto dela...eé realmente muito dolorido isso tudo, às vezes quando choro, sinto vontade de gritar....as pesoas dizem, a vida continua...eu sei....mas não é nada fácil...natal, passei, como se não estivesse acontecendo nada de diferente, mas já estou sofrendo pela virada do ano, ano que me tirou uma das pessoas mais queridas.....
Há 5 horas atrás
Lu Desiderio
entendo vc perfeitamente, perdi o meu irmao faz um nao, e desde entao perdi o sentido da vida...sensação de que essa dor jamais passara, e viverei o luto eterno...
Há 5 horas atrás
Lu Desiderio
corrigindo um ano que perdi o meu irmao...

Há 5 horas atrás
Sônia
...também tenho essa sensação...dor que cresce a cada dia...
Há 2 horas atrás
Vanessa
Não se sinta assim, todos aqui que chegamos a este texto, com certeza passamos por isso...
Perdi meu pai de uma pneumonia repentina , 10 dias antes do meu casamento! Novo, 55 anos, com toda a vida pela frente.
Perdi o sentido total da vida, do que fazer, se casava, fiquei perdida em meio a este mundo. 
Mas tirei forças de onde nem sabia para levantar a minha mae, e as minhas outras irmas.... Casei! Nao tinha como cancelar mais nada, e ate pq era uma das maiores vontades do meu pai.... Tenho uma irma especial que ate hj nao compreende pq meu pai sumiu do nada! E é mto dificil responder a ela que ele virou uma estrelinha no céu. Na hora ela manda beijo, entende... Mas ate um proximo momento em que ela se esquece e pergunta dinovo....
Meu pai era td pra nos, nunca nos deixou faltar nada, sempre pensava só na gente....
Era um grande pai!
Foi dificil e ainda eh! Mas se agarre no fato que ainda tem pessoas a quem vc ainda ama, irmaos, pai, que seja ate primos ou amigos.... Mas passe a viver intensamente ao lado dessas pessoas...
Hj se faz 9 meses que meu pai se foi..... Comecei a ir em uma psicologa para tirar este trauma da perda repentina do meu pai... No inicio achava desnecessario..... Mas hj me sinto muito melhor depois que fui a psicologa.... 
Vc esta muito abalada, ja passei por este momento..... Viva cada fase deste luto.... e quando ver que eh o momento certo procure a um psicologo tb , passara a enchergar um pouco de luz no fim do tunel...

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

A ABÓBADA CELESTE AINDA É O QUE ERA!

AS 25 IMAGENS DO ESPAÇO QUE MARCAM 2016


MAIS UM ANO QUE ESTÁ A CHEGAR AO FIM!
DAS MUITAS SITUAÇÕES, EVENTOS LEVADOS A CABO PELO HOMEM; DAS VÁRIAS CATÁSTROFES: TERREMOTOS, CHEIAS, VULCÕES EM ERUPÇÃO, SECAS E OUTRAS FORMAS DE DESTRUIÇÃO OFERTADAS PELA NATUREZA EM FÚRIA CONTRA O HOMEM NÉSCIO, ENDEUSADO QUE SE TORNOU O PIOR DOS ANIMAIS NA LUTA PELO DEUS DINHEIRO,  PELO PODER E PELOS APETITES MUNDANOS, AINDA PODEMOS OBSERVAR ALGUMAS MARAVILHAS DA NATUREZA, EM MEIO DESTE MUNDO DOENTE!
Eis o link:

domingo, 25 de dezembro de 2016

O MILAGRE IMPOSSÍVEL DE TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO EXPERIMENTAREM A PAZ E A ALEGRIA DE VIVER!

O milagre do impossível!

  
Não são festas a levar com ligeireza, o Natal e a Passagem de Ano! Deveriam solicitar reflexões profundas, e não estimular, ao contrário, esquecimentos ou pantominas favorecidas pela euforia da festa. Conheci e conheço pessoas que enfrentam a última noite do ano em solidão, fechando-se num quarto a escutar música não evasiva e a refletir sobre a sua razão de estar no mundo, prestando contas do que fizeram durante o ano que morre e meditando nos propósitos para enfrentar aquele que nasce, o que pedir a si próprio para o não viver passivamente.
Saiba mais

Há certamente uma razão profunda nos Evangelhos para que, a seguir ao nascimento de Jesus, faça seguir o massacre dos inocentes. Logo depois da esperança do resgate, o Recém-Nascido que indica o caminho da libertação do Mal, eis que regressa a história, a violência do poder que refuta o Bem porque sabe que não serve para o sistema que construiu ou sobre o qual se instituiu.
Talvez seja inoportuno, nos dias antes do Natal, recordá-lo, mas assim é, e todos o sabemos muito bem. Após o Natal, no calendário chegam rapidamente o fim do ano velho e o início do ano novo, uma sequência ritual que volta a propor a esperança num mundo melhor para cada um e para todos.
Não são festas a levar com ligeireza, o Natal e a Passagem de Ano! Deveriam solicitar reflexões profundas, e não estimular, ao contrário, esquecimentos ou pantominas favorecidas pela euforia da festa.
Conheci e conheço pessoas que enfrentam a última noite do ano em solidão, fechando-se num quarto a escutar música não evasiva e a refletir sobre a sua razão de estar no mundo, prestando contas do que fizeram durante o ano que morre e meditando nos propósitos para enfrentar aquele que nasce, o que pedir a si próprio para o não viver passivamente.
O Natal e a Passagem de Ano estimulam em alguns uma amarga consideração sobre as falhas, sobre as dificuldades em estar à altura das tarefas que se deveriam assumir para combater o Mal, para defender o Bem. E, sobre isto desejo insistir, para enfrentar o presente como o futuro numa visão não individualista, pensando nas tragédias da história de hoje e naquelas da história de sempre.

Dizia-se, no passado, que o contributo de cada pessoa para a mudança, para a vitória do Bem sobre o Mal da história (provavelmente impossível), que a nossa ação pela justiça devia ter em conta não só os vivos, que ela devia ter também a função de “libertar” até o passado, de resgatar a pena das milhões de vidas vividas pouco ou vividas mal, de dar um sentido ao seu sofrimento e à sua amarga passagem sobre a Terra.
Imagem relacionada
E isto faz-nos pensar, em particular, precisamente nos Inocentes, nas crianças cujo massacre, no mundo, nunca teve fim, e que hoje continua a ocorrer. Deveria ser este o nosso propósito prioritário, na passagem para um novo que nasce e um velho que morre: um mundo em que se possa assistir ao milagre do impossível, aquele em que o lobo se deita com o cordeiro, augurando aos cordeiros/crianças que possam ter uma vida longa, plena, útil, serena, e lutando para que tal se possa realizar.
Goffredo Fofi 
In "Avvenire"
Trad. / edição: Rui Jorge Martins 
Publicado em 23.12.2016
Fonte: Pastoral da Cultura