OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sábado, 12 de março de 2016

MEU JESUS PERDÃO E MISERICÓRDIA PELOS MÉRITOS DAS VOSSAS SANTAS CHAGAS!


As Cinco Chagas do Senhor
Eurico Monteiro - 2015/02/06
Jesus descido da Cruz - Piedad - Catedral de Salamanca.jpg
















O primeiro ato de adoração às Santas Chagas foi realizado por Maria Santíssima, quando desceram Jesus da Cruz. De São Tomé até nossos dias, muitos foram os devotos e propagadores desta belíssima devoção.
Eurico Monteiro
Jesus é descido da Cruz. Cuidadosamente, Nicodemos, José de Arimatéia e São João O conduzem até Maria Santíssima e O depositam em seu virginalíssimo regaço. Sentada, Ela O acolhe transida de dor e O adora. Enquanto as Santas Mulheres preparam os bálsamos com que em breve irão ungi-Lo, para ser depositado no sepulcro, Ela oscula, uma a uma, suas Chagas: a do peito rasgado, as dos divinos pés e mãos. Realiza- se ali o primeiro ato de devoção e adoração às Chagas do Redentor, que iria perpetuar-se por todas as gerações. A Bem-Aventurada por excelência rende o mais perfeito culto de latria às fontes sagradas de onde jorrou o Sangue que redimiu total e super abundantemente todo o gênero humano.

Por causa daquelas Santíssimas Chagas, Ela fora preservada do pecado original e aos homens de boa vontade abriram-se as portas do Céu. Cinco fontes de graças infinitas, plenas de formosura, saciando a santidade das almas contemplativas, missionárias e apostólicas, selando a coroa de glória dos mártires e as vitórias de todos os tempos. Eis o manancial que nos purifica no Batismo, nos revivifica na Eucaristia e dá fecundidade a toda a Santa Igreja, nos seus sacramentos. Eis a santa argamassa que, ligada aos sacrifícios dos homens, erguerá os mais belos monumentos e poemas da Civilização Cristã.

 "Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Aproxima a tua mão e mete-a no meu lado". Poucos dias após a ressurreição, é o próprio Redentor que convida o incrédulo Tomé a ter devoção às suas Santas Chagas. Já deslumbrado, ele respondeu-Lhe: "Meu Senhor e meu Deus!" As tíbias almas que dificilmente se deixam convencer, a progênie dos cépticos, a própria incredulidade, quase se diria, sucumbiram no instante mesmo em que aquele feliz e invejado Apóstolo introduziu seu dedo no lado de Jesus.

São Francisco de Assis, Santa Gemma Galgani, São Pio de Pietrelcina - enfim, uma legião de santos e almas virtuosas - foram galardoados com os estigmas da Paixão de Cristo. É um modo maravilhoso de Ele condecorar alguns daqueles a quem mais ama, na face da terra. É seu invisível e puro amor tornado visível em seus prediletos, para perpetuar na memória dos homens a bem-aventurança daqueles que acreditam sem terem visto e tocado as Chagas do Senhor, como Tomé.

A devoção às Santas Chagas não é privilégio apenas de algumas almas, mas o é também de nações. Em Portugal, por exemplo, ela é muito antiga e marcou profundamente a piedade dos fiéis, quase desde os alvores da nacionalidade.Camões, em seu imortal poema, "Os Lusíadas", na dedicatória ao rei Dom Sebastião, registra em versos essa antiga e piedosa tradição, gravada também na bandeira nacional e no escudo heráldico da Casa Real:

Vede-o no vosso escudo, que presente
Vos amostra a vitória já passada,
Na qual vos deu por armas e deixou
As que Ele para si na Cruz tomou.

                          CRUZ DE CRISTO..jpgA devoção às Chagas de Jesus Cristo, sinais amorosos de seu martírio e, posteriormente, de sua glorificação, aperfeiçoam em nós a gratidão, que leva a pagar amor com amor, até o holocausto total, por Deus e pelos irmãos. Adoremo-las profunda e devotamente na Semana Santa.


Hino às Santas Chagas do Senhor
Cinco fontes de graças infinitas,
Ó Chagas, cheias de alta formosura,
Aceitai a tensão humilde e pura
Das palavras que digo e tenho ditas.

E quantas na minha alma têm escritas
Mil culpas feias, com mão feia e dura,
Curai com vossa graça e com brandura,
Ó Chagas d'meu Senhor, Chagas benditas.

No sacro Sangue que de Vós correu
Se cure; e lave e gaste e purifique
As nódoas que com dor nelas estou vendo.

Por vós, que belas sois, formosa fique,
Por vós resplandecente entre no Céu,
Onde vos veja estar resplandecendo.

(Liturgia das Horas, festa das Cinco Chagas: Hino do Ofício das Leituras) (Revista Arautos do Evangelho, Abril/2007, n. 64, p. 32-33)

sexta-feira, 11 de março de 2016

PELA INSANIDADE DOS HOMENS AS CRIANÇAS SÃO AS MAIORES VÍTIMAS!

POLÍTICA
ALETEIA TEAM
Famintas e aterrorizadas, 250 mil crianças estão comendo capim e ração em meio a cadáveres e bombardeios
Espantoso relatório "Infância sob Cerco", da Save the Children, descreve o inferno nas cidades da Síria sitiadas pela insanidade
Like Famintas e aterrorizadas, 250 mil crianças estão comendo capim e ração em meio a cadáveres e bombardeios on Facebook share on TwitterGoogle Plus One ButtonLER MAIS
A organização Save the Children [Salve as Crianças, em inglês] foi criada em 1919 com a missão que é explicitada em seu próprio nome: salvar crianças. Perto de completar 100 anos, a organização internacional ainda enfrenta desafios que, de tão absurdos e revoltantes, parecem possíveis somente em roteiros de filme-catástrofe. A Save the Children tenta há 3 anos proteger com especial empenho as crianças das cidades sírias sitiadas por uma guerra covardíssima, cujas dimensões reais são detalhadas no recente relatório “Infância sob Cerco”.
O documento foi elaborado a partir de testemunhos diretos de agentes humanitários da própria organização, de parceiros de organizações locais, de cidadãos sírios que conseguiram fugir das áreas sitiadas e de cidadãos sírios que ainda vivem no inferno criado e cercado pelos combatentes que lhes negam acesso a tudo e os reduzem a mera armas de guerra.
Confira algumas das estarrecedoras denúncias contidas no relatório:

  • As crianças estão morrendo por falta de alimentos e de medicamentos ou por causas absurdas, como a ingestão acidental de veneno quando escavam a terra em busca de alguma coisa para comer.                                 
  • Desde 2011, quando começou a guerra na Síria, pelo menos 11,3 milhões de pessoas foram forçadas a fugir da própria casa: 6,6 milhões estão deslocadas dentro do país e 4,7 milhões fugiram para o exterior – onde enfrentam outro inferno, o da crise dos refugiados, com suas travessias marítimas quase suicidas e suas novas cercas seletivas, agora erguidas nas fronteiras terrestres dos países europeus.
  • O número de sírios assassinados nestes 5 anos de conflito armado está entre 250 mil e 400 mil.
  • O cerco contra civis é uma tática de guerra desde 2011, quando o próprio governo sírio sitiou a cidade de Dara’a e deixou sua população sem eletricidade, água e comida durante 11 dias.
  • O inferno não poupa sequer hospitais e clínicas. Mesmo a poucos quilômetros da capital Damasco, há cidades, como Moadamiyeh, nas quais os médicos são obrigados a trabalhar à luz de velas.
  • Quando os postos de controle liberam a entrada de poucos medicamentos nas áreas sitiadas, eles já estão quase 100% inutilizáveis devido às más condições de armazenamento impostas pela assassina burocracia de guerra.                                     
  • Crianças não podem sequer receber vacinas contra doenças evitáveis. Muitas das que morreram foram vítimas da raiva ou de doenças da pele e do sistema digestivo, disseminadas pelo consumo de água contaminada pelo esgoto – o fornecimento de água potável é quase inexistente nas regiões sob cerco.
  • A fumaça das explosões constantes expõe especialmente as crianças a infecções respiratórias e inflamações.
  • Sem outro recurso, pessoas e famílias inteiras vagam entre escombros em busca de trapos que, depois de fervidos, possam ser usados como “curativos”.
  • Na cidade de Madaya, de mais de 400 pessoas que precisavam ser transferidas para receber tratamentos médicos delicados, só 37 foram autorizadas.
  • Entre os pacientes com maior risco de vida estão os diabéticos, hoje sem acesso à insulina, e os que precisam de hemodiálise. Destes últimos, o relatório informa que ao menos 17 que moram ao ​​norte de Homs foram impedidos de deixar a cidade para fazer seu tratamento.
  • A falta de equipamento e material hospitalar é descrita no documento em relatos concretos, como o dos médicos que não podem fazer transfusões porque não há mais sangue estocado, o de um jovem (dentre muitos) que teve de amputar uma perna por falta de material médico e até o da criança que perdeu os dois olhos após ser atingida por estilhaços – o hospital não tinha mais instrumentos para extraí-los.
  • Com a carência de médicos (muitos foram mortos), os doentes e feridos são atendidos do jeito que é possível por dentistas, veterinários e voluntários sem formação adequada.
  • A falta de médicos ameaça em particular as crianças, que, além da desnutrição, da hipoglicemia, da hipotermia ou de paradas cardíacas provocadas por hiper-hidratação, correm o risco de morrer por causa de infecções relativamente simples, mas que nem sequer são notadas pelos atendentes improvisados, apesar de sua heroica boa vontade.
  • Absurdo inominável: os remédios e equipamentos estão a muito poucos quilômetros de distância desses enclaves do inferno, mas simplesmente não são autorizados a passar pelos postos de controle.
  • O mesmo absurdo genocida acontece com os alimentos, que estão ao lado das pessoas famintas, mas impedidos de lhes ser entregues.
  • Em Yarmouk, há relatos de pessoas que tentam sobreviver com uma única colher diária de mel. Na mesma cidade, 40% das crianças sofrem de desnutrição – estes dados, no entanto, são da metade de 2015 e muito provavelmente já pioraram ainda mais.
  • Em Deir Ezzor, o relatório diz que muitas crianças se alimentam de capim e ração para animais.
  • Nas áreas rurais de Damasco, professores informam sobre crianças que desmaiam de fome em plena aula, privadas de comida há dias. Numa guerra que se arrasta como um monstro há 5 anos, as crianças menores jamais viram na vida uma maçã ou comeram um pedaço de frango. Mesmo os legumes, menos escassos, chegam a faltar durante semanas a fio. “Elas perambulam pelas ruas alteradas pela fome”, descreve um dos agentes humanitários.
  • Pelo menos os bebês, em tese, sofreriam menos, já que contam com a amamentação. Mas só em tese: as mães não têm leite suficiente porque elas próprias passam fome.
  • Em outubro de 2015, a ONU conseguiu distribuir alimentos para cerca de 10.500 pessoas – menos de 2% do total de sírios que sobrevivem nas áreas sitiadas.
  • Mesmo para os pouquíssimos que recebem ajuda, porém, a escassa comida disponibilizada oferece menos de um quarto das calorias recomendadas como mínimo em casos de crise humanitária.
  • Também em 2015, foram atendidos menos de 10% dos pedidos da ONU de acesso às áreas sitiadas, o que mantém centenas de lugares impedidos de receber ajuda. A cidade de Darayya é um caso assustador: sua população está sem receber ajuda desde outubro de 2012.
  • Mesmo quando há permissão para que as ajudas cruzem os postos de controle nas regiões sob cerco, não há garantia nenhuma de que elas sejam entregues a quem precisa. Em janeiro de 2016, por exemplo, comboios foram autorizados a entrar em Moadamiyeh, mas sob a condição de que as ajudas fossem descarregadas em uma periferia controlada e não diretamente à população.
  • Em julho de 2015, a ONU pôde enfim levar ajuda à cidade de Douma após 18 meses de impedimentos, mas os postos de controle, que estão equipados para identificar qualquer medicamento líquido, simplesmente apreenderam os antibióticos e demais medicamentos necessários para tratar infecções.
  • Valerio Neri, diretor geral da Save the Children, informa que menos de 1% da população das áreas sitiadas consegue receber ajuda alimentar da ONU e não mais que 3% receberam atendimento de saúde até o momento.
  • 2,8 milhões de crianças estão fora da escola (antes do conflito, 99% das crianças da Síria estavam nas salas de aula). No entanto, entre as que teoricamente ainda recebem educação formal, os períodos de ausência podem chegar a meses ou mesmo anos devido não só aos deslocamentos forçados das famílias, mas também aos bombardeios que destroem as escolas.
  • 25% das escolas (o que equivale a 4.000 de um total de 16.000 escolas) sofreram ataques nos últimos 4 anos. 20% dos professores sírios já foram mortos.
  • Assim como hospitais, clínicas e fábricas, há também escolas improvisadas em porões e abrigos subterrâneos, num tentativa de proteção contra os mísseis. Só em 2015, 22% dos alvos de ataques aéreos estavam nas áreas sitiadas.
  • A maioria dos pais relata que os filhos apresentam comportamentos agressivos, causados pelo medo e pela raiva. A situação de estresse agrava ainda mais as consequências físicas e psicológicas da desnutrição. O depoimento de uma mãe da cidade de Ghouta é estremecedor: “Não temos mais crianças aqui. Só pequenos adultos”.
  • A miséria e, em muitos casos, a morte dos pais obriga crianças sírias a trabalhar ou, pelo menos, vagar pelas ruas lotadas de escombros em busca de algo para comer, tentar vender ou queimar e se aquecer no inverno de temperaturas negativas.
  • Há relatos, no documento da Save the Children, de crianças sexualmente abusadas e viciadas em drogas, quando não sequestradas ou recrutadas pelos combatentes. Depoimentos de agentes humanitários citam casos de crianças de 8 anos já forçadas a pegar em armas e lutar como soldados das facções.
  • Ao finalizar o relatório, a Save the Childen pede acesso imediato e permanente às áreas sitiadas e o fim dos ataques a escolas, hospitais e estruturas básicas, além de apelar aos líderes mundiais para que as ajudas humanitárias não sejam vinculadas aos acordos de paz e, muito menos, negociadas politicamente.
  • Fonte: Aleteia

CIBERCRIME A ARMA QUE PODE ROUBAR MILHÕES APENAS COM UNS CLICS!

quarta-feira, 9 de março de 2016

“Cibercrime” pode paralisar um país inteiro

Marc Goodman  é especialista em cibercrime e colaborador do FBI, da OTAN e da Interpol.
Marc Goodman  é especialista em cibercrime e colaborador do FBI, da OTAN e da Interpol.



“O cibercrime poderá paralisar um país inteiro”, alertou Marc Goodman, especialista nesse novo tipo de crime que trabalha para a FBI, a NATO e a Interpol, segundo noticiou o jornal espanhol “El Mundo”. 

Goodman, que é também fundador do ‘Future Crimes Institute’ da Singularity University, acaba de publicar o livro Os delitos do futuro. 

Segundo ele, “as tecnologias que nos fascinam têm um lado intensamente escuro. Subestimamos que o poder desses progressos pode cair nas mãos de criminosos e terroristas. Isso implica riscos nunca antes vistos e dos quais nós ainda não somos bem conscientes.

“Nos velhos tempos o crime era praticado com facas e pistolas. Mas hoje o crime evolui com a tecnologia. Quando apareceram os trens, que foram uma grande inovação, os criminosos passaram a assaltar 200 pessoas por vez! No ano passado, no hackeo da Sony, roubaram a mais de 100 milhões de pessoas ao mesmo tempo. Quando foi que na história da humanidade alguém pôde roubar a 100 milhões e isso apenas com alguns clics?

“Cada vez que aparece um novo avanço, os criminosos estão ali para tirar proveito. Eles planejam ataques terroristas com o Google Earth e podem imprimir armas ilegais e pentes de balas em impressoras 3D”, acrescentou.

“Os hackers não só ameaçam piratear um computador ou roubar um cartão de crédito. Apenas nos EUA, 60.000 doentes usam marca-passos conectados pela internet. São usados para induzir estímulos elétricos à distância com finalidades médicas, mas nas mãos erradas são muito perigosos. Além do cibercrime, já existe o biocrime, pois já se pode programar vírus em laboratório computacional.

“Colocar todos os aspectos da vida na dependência da informática está nos tornando vulneráveis. Pode-se piratear desde o sistema de semáforos de uma cidade até as centrais elétricas. O cibercrime do futuro pode paralisar um país inteiro”. 

Porém, acrescentou: “Os governos e as empresas não estão aplicando os meios suficientes para nos proteger dos riscos que se avizinham. Vendo as imagens de um atentado na televisão, você não percebe, mas já está sendo vítima do terrorismo. Al Qaeda e o Estado Islâmico estão recrutando especialistas informáticos. Hoje está em jogo a liberdade”.
A Idade Média foi exemplo de uma era em que a sabedoria progredia lado a lado da ciência e da tecnologia
A Idade Média foi exemplo de uma era em que
a sabedoria progredia lado a lado da ciência e da tecnologia
Para Goodman, a solução consistiria em investimentos pesados em informática, “criar uma espécie de Projeto Manhattan para lutar contra o cibercrime, como se fez na II Guerra Mundial, reunindo os melhores cientistas, matemáticos e linguistas do mundo para deter a ameaça nazi”, conclui o especialista.

Mas quem garante a Goodman que essa colossal construção cibernética não poderá ela mesma ser infiltrada e usada, com ainda mais poderes, por criminosos de alto bordo?

O professor Plinio Corrêa de Oliveira comparou certa feita o progresso vertiginoso da ciência e da tecnologia com um jato de guerra que na medida em que avança vai ficando cada vez mais poderoso, mas seu piloto vai ficando cada vez mais louco e mais facínora.

Seu fantástico voo vai ficando a cada instante o prelúdio de um desastre cada vez mais pavoroso.

O Dr. Plinio explicou que a solução do dilema não passa pela extinção da ciência nem da tecnologia.

A solução seria que os homens crescessem em sabedoria na medida em que crescem com as realizações materiais. E isso só pode acontecer se aderirem profundamente ao espírito da Igreja Católica.

A questão que ele deixou em aberto é se uma humanidade cada vez mais sábia e mais católica teria produzido certos engenhos que hoje fascinam os homens. E, conforme o caso, se não teria reprovado sua fabricação e feito coisas diferentes, talvez melhores. 

HÁ REFUGIADOS EM VÁRIAS SITUAÇÕES POR CULPA DO HOMEM!

Dezenas de milhares refugiam-se nos esgotos em busca de calor

Desabrigados procuram refúgio nos esgotos de Moscou e São Petersburgo
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



É difícil imaginar a desorganização e o despreparo, que fazem o povo russo padecer insondáveis males. 

O comunismo e suas mazelas não foram varridos como deveriam ter sido nas décadas de aparente liberalização e bonança econômica que se seguiram à queda da URSS.

O sistema comunista ainda está em pé na Rússia, produzindo efeitos infernais.

Um deles é a miséria em que vivem milhões de russos, sem propriedade nem liberdade. 

Até agora o regime de Putin paliava as situações com a torneira do dinheiro ocidental que chegava por conta do petróleo explorado pelas empresas também ocidentais. Ele comprava até os alimentos básicos que a manutenção do socialismo impedia fossem produzidos em terra russa.

Mas tendo o preço do petróleo descido agora à realidade, o socialismo não produz sequer alimentos suficientes, e o país desaba.

Uma das consequências, entre muitas outras, é que no inverno “muitas pessoas acabam por morrer de frio enquanto dormem. Conheci muitas que morreram”, disse Eva, uma jovem sem-teto, citada pela agência Euronews. 

As temperaturas podem rondar os 20 graus negativos no inverno em cidades como Moscou. 

Há várias instituições de caridade que tentam ajudar os mais necessitados, porque o governo comunista é incapaz de fazê-lo. Elas gerem abrigos noturnos para quem não tem casa. Trata-se de pessoas que, durante o dia, procuram locais aquecidos, como as estações de trem.

Quem dorme ao relento expõe-se a graves riscos, explica Eva, ela própria sem-abrigo: “Muitas pessoas acabam por morrer de frio enquanto dormem. Conheci muitas que morreram. Eu tenho frio e fome – como sempre!”

Para escapar ao frio, muitos optam por descer aos esgotos das grandes cidades e encostar nos dutos de calor, pois na Rússia o aquecimento é planificado e fornecido pelo Estado. As pessoas não podem ter equipamentos próprios.

Embora não haja números concretos, o Ministério russo da Saúde estima que entre 1,2 e 4 milhões de pessoas não têm onde morar na Rússia. Em Moscou são cerca de 75.000; em São Petersburgo, umas 50.000 pessoas.

No próximo ano completar-se-á um século que Nossa Senhora advertiu o mundo contra a imoralidade e avisou que, em caso de não haver uma reforma dos maus costumes, a Rússia seria o instrumento para punir a humanidade desobediente.

Aí está a Rússia, padecendo ela própria os efeitos punitivos do comunismo!

Quando é que o Papa consagrará a Rússia nas condições imploradas por Nossa Senhora para o mundo ter a paz que Santo Agostinho definiu como “tranquilidade na ordem”?
Fonte:Flagelo russo

JESUS DISSE-LHE: NINGUÉM TE CONDENOU?

Padre Ronchi, nas meditações da quaresma: perdoar é recolocar em caminho uma vida
10 de Março de 2016 / 0 Comentários 
Ariccia - Itália - (Quinta-feira, 10/03/2016, Gaudium Press-

 "Jesus ergueu-Se e disse-lhe: Onde estão eles? Ninguém te condenou? " (Jo 8, 10).

Esta foi a "pergunta aberta do Evangelho" que serviu de tema para o Padre Ermes Ronchi nas suas reflexões da tarde do quarto dia dos Exercícios Espirituais que ele está pregando em Ariccia para o Santo Padre e membros da Cúria Romana.


O perdão de Deus "é amor autêntico" que ajuda o homem a transformar-se "no melhor daquilo que pode ser" - foi a partir deste fundamento que o Padre Ermes desenvolveu a meditação.



A passagem da mulher adúltera citada no trecho do Evangelho de São João foi ignorada durante séculos pelas comunidades cristãs: esse trecho mostra a misericórdia de Deus tão claramente que "escandalizava". Era o "escândalo da misericórdia de Deus", disse o padre Ronchi.

                                              

O Evangelho não diz o nome da mulher. Ela é desconhecida, mas "representa todos".

O Pregador lembrou Santo Ambrósio que afirmava que onde há misericórdia ali está Deus; onde há rigor e severidade talvez existam ministros de Deus, mas não Deus.


O cristianismo é abraço entre Deus e o homem.

Jesus ergue-se diante da mulher adúltera, "como quem se levanta perante uma pessoa importante".


Ali estava descrita a proximidade com a fragilidade, disse Padre Ronchi:

"É a cura dos frágeis, é a cura dos últimos, dos portadores de deficiências e a atenção às pedras descartadas que indicam o grau de civilização de um povo, não as proezas dos fortes e dos poderosos".


Naquele trecho do Evangelho foi rompida a ideia de um Deus que "condena e vinga, justificando a violência".

Jesus realiza "uma revolução radical":                                              
"Um Deus nu, na cruz, que perdoa, será o gesto comovente e necessário para desativar o pavio das infinitas bombas sobre as quais se sentou a humanidade" - enfatizou o pregador Padre Ronchi. Para ele, Deus perdoa "não como alguém sem memória", mas como um Deus que deseja libertar.

O perdão não é ostentar benevolência, "mas recolocar em caminho uma vida", ressaltou o Padre Ronchi. (JSG)


(Da Redação Gaudium Press, com informações gaudiumpress.org> ,no linkhttp://www.gaudiumpress.org/content/77386#ixzz42XscowzV

quinta-feira, 10 de março de 2016

IGREJA DA ETIÓPIA- UMA IGREJA DE CARACTERÍSTICAS ÚNICAS!?

O papa Francisco receberá o patriarca da Igreja ortodoxa da Etiópia – que Igreja é essa?




O papa Francisco receberá o patriarca da Igreja ortodoxa da Etiópia – que Igreja é essa?

Na próxima segunda-feira, 29(Fevereiro), o papa Francisco receberá em audiência o patriarca da Igreja ortodoxa etíope Tewahedo, Abuna Matias I, que também se encontrará com o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e fará uma visita ao túmulo de São Pedro, o primeiro papa de todos os cristãos.

8. Igreja Abba Libanos, Lalibela, Etiópia © MC
A Igreja ortodoxa etíope tem 35 milhões de fiéis e mantém uma intensa tradição monástica. Ela faz parte do “tronco” ortodoxo oriental e tem características únicas, entre as quais a observância de práticas judaicas como o shabbat, a circuncisão e as restrições e regras de alimentação.
Quanto à liturgia, suas raízes são coptas e seu conteúdo é bastante influenciado pela tradição siríaca. Até pouco tempo atrás, era celebrada no antigo idioma ge’ez, mas hoje o uso da língua amárica, a mais falada na Etiópia, cresce na maioria das paróquias.
O primeiro evangelizador dos etíopes, segundo a tradição, foi São Frumêncio, cidadão romano que sofreu um naufrágio no Mar Vermelho e chegou à Etiópia. Retornou à Europa, foi ordenado bispo por Santo Atanásio e se mudou de vez para a Etiópia a fim de evangelizar.
Entre os templos da Igreja ortodoxa etíope, são mundialmente famosas as onze igrejas escavadas na rocha na cidade de Lalibela (imagem).                        
O atual patriarca, Abuna Matias I, foi eleito em 28 de fevereiro de 2013.
De acordo com o comunicado do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, as relações entre a Igreja ortodoxa etíope Tewahedo e a Igreja católica “são cordiais e se intensificam”. O patriarca precedente, Abuna Paulos, tinha feito duas visitas ao Vaticano: a primeira em 1993, quando foi recebido por São João Paulo II, e a outra em 2009, quando o papa Bento XVI o convidou a falar na II Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a África. Abuna Paulos apresentou então aos bispos os desafios dos povos africanos.
Desde São João Paulo II, o empenho da Igreja em promover a unidade entre os cristãos cresceu exponencialmente, em resposta concreta ao pedido de Cristo: “Que todos sejam um”. O compromisso continuou firme durante o pontificado de Bento XVI e se torna ainda mais claro sob o papado de Francisco, que já colhe vários frutos do trabalho de comunhão plantado por seus predecessores.      Oremos com Cristo para “que todos sejamos um”.
Fonte: Aleteia

HÁ TESTEMUNHOS QUE DEVE SER PARTILHADOS!

 
TESTEMUNHO
RAZÕES PARA ACREDITAR
Gesto de bondade se transforma em lição de vida para um pai e sua filha
Um lindo exemplo de generosidade para aquecer seu coração
Like Gesto de bondade se transforma em lição de vida para um pai e sua filha on Facebook share on TwitterGoogle Plus One ButtonLER MAIS
Joey Mustain e a filha, Stella, estavam em um restaurante quando testemunharam um momento que foi uma verdadeira lição de vida para a menina.
Tudo começou quando um morador de rua entrou no restaurante e perguntou às pessoas se não havia sobrado comida nos seus pratos para que ele pudesse comer. Mas, a maioria dos clientes preferiu manter distância.
O sem-teto aguardou o gerente do restaurante na esperança de conseguir alguma sobra de comida. Mas, eis a surpresa: o gerente disse que daria ao jovem uma refeição completa e quente.
Joey pediu à filha para prestar atenção na conversa dos dois, pois aquele gesto era uma lição de vida sobre hospitalidade e generosidade com os menos afortunados.
Joey contou a história no seu perfil no Facebook. O post repercutiu bastante e alcançou a marca de quase meio milhão de curtidas e mais de 125 mil compartilhamentos.
             00
 Fonte: Aleteia(via Razões para Acreditar)