OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sábado, 1 de abril de 2017

A DOR: A PRIMOGÉNITA DA CRIAÇÃO!

Jesus Cristo e a dor: dessa união nasceu a Igreja




Redação (Sexta-feira, 31-03-2017, Gaudium Press) 
Resultado de imagem para IMAGEM DA DOR
Só uma dor que não passa. Um vazio que não se preenche. Uma solidão não passageira: A DOR DA ALMA!?
Qual é o papel da dor na vida do homem? Deve ela ser desejada ou detestada? Ela é inevitável? Questões como estas povoavam a mente do célebre escritor católico francês Joris-Karl Huysmans (1848-1907) quando escrevia uma de suas grandes obras, "L'Oblat", da qual transcrevemos o trecho a seguir.


O tema é atual. A dor continua no centro das cogitações do homem do século XXI: como benfeitora ou como algoz, se espectro está sempre presente em todos os ambientes.
* * * * * * *
                     Jesus Cristo e a dor dessa união nasceu a Igreja.jpg
Para tentar compreender a razão de ser dessa terrível benfeitora, seria preciso remontar à primeira idade do mundo, entrar naquele Éden onde, assim que Adão conheceu o pecado, a dor surgiu. Ela(A DOR) foi a primogênita das obras do homem, e desde então o persegue na terra e mesmo além do túmulo, até o limiar do Paraíso.
Ela foi a filha expiatória da desobediência, aquela que o Baptismo, que apaga o pecado original, não extinguiu.
À água do sacramento, ela acrescentou a água das lágrimas. Tanto quanto lhe foi possível, ela limpou as almas com as duas substâncias tomadas do próprio corpo do homem: a água e o sangue.
Odiosa para todos e detestada, ela martirizou as gerações que se seguiram.
De pai para filho, a Antiguidade transmitiu o ódio e o medo a essa comissária das obras divinas, essa torturadora, incompreensível para o paganismo que a erigiu em deusa má não aplacável pelas orações e pelas oferendas.
Andou durante séculos sob o peso da maldição da humanidade. Cansada de, em sua tarefa reparadora, inspirar apenas cóleras e vaias, ela esperou - também ela - com impaciência a vinda do Messias que devia redimi-la de sua abominável fama e destruir o execrável estigma que levava consigo.
Ela O esperava como Redentor, mas também como o Noivo que lhe era destinado desde a queda. Para Ele reservava suas violências amorosas até então reprimidas porque, no cumprimento de sua triste e santa missão, ela só podia distribuir torturas quase intoleráveis; ela reduzia suas desoladoras carícias à proporção das pessoas; ela não se entregava inteira aos desesperados que a rejeitavam e a injuriavam, mesmo quando pressentiam que ela simplesmente os espreitava, sem aproximar-se demasiadamente deles.
Ela foi de fato magnífica amante somente com o Homem-Deus, cuja capacidade de sofrimento ultrapassava o que ela tinha conhecido. Arrastou- se para junto d'Ele naquela noite espantosa em que, só e abandonado numa gruta, Ele assumia os pecados do mundo. E ela exaltou-se assim que O abraçou, e tornou-se grandiosa.
Ela era tão terrível que Ele desfaleceu ao seu contato. Sua Agonia foi o noivado dela. Seu sinal de aliança, como o de qualquer noiva, foi um anel, mas um anel enorme que de anel tinha apenas a forma e, além de ser um símbolo de casamento, era um emblema de realeza, uma coroa.
                     Jesus Cristo e a dor dessa união nasceu a Igreja (2).jpg
Com esse diadema, ela cingiu a cabeça de seu Esposo, antes mesmo que os judeus tivessem trançado a coroa de espinhos por ela encomendada, e a fronte divina circundou-se de um suor de rubis e adornou-se com uma joia de pérolas de sangue. Ela O saciou com os únicos afagos de que era capaz, isto é, com tormentos atrozes e sobre-humanos. E como esposa fiel, prendeu-se a Ele e não mais O abandonou. Maria Santíssima, Madalena e as santas mulheres não tinham podido segui-Lo a todos os lugares. A dor, no entanto, acompanhou- O ao pretório, junto a Herodes, junto a Pilatos. Ela examinou as tiras de couro dos açoites, retificou o trançado dos espinhos, afiou o ferro da lança, adelgaçou ciumentamente a ponta dos cravos.
E quando chegou o momento supremo das bodas - enquanto Maria, Madalena e João permaneciam em lágrimas aos pés da cruz - ela, como a pobreza da qual fala São Francisco de Assis, subiu deliberadamente ao leito do patíbulo, e da união desses dois rejeitados da terra nasceu a Igreja. Em golfadas de sangue e água, ela saiu do coração vitimado. E foi o fim. Tendo Se tornado impassível, Cristo escapava para sempre de seus abraços. Ela ficou viúva no exato momento em que tinha sido, afinal, amada, mas descia do Calvário reabilitada por esse amor, resgatada por essa morte.
Tão vituperada quanto o Messias, elevara-se com Ele e, ela também, tinha dominado o mundo do alto da Cruz. Sua missão estava ratificada e enobrecida. Doravante, ela era compreensível para os cristãos e seria amada, até o fim dos tempos, por almas que a chamariam para apressar a expiação de seus pecados e os dos outros, para amá-la em memória e imitação da Paixão de Cristo Nosso Senhor.

(in "Revista Arautos do Evangelho", n. 63, p. 36 e 37)

Fonte: Gaudium Press- Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/86343#ixzz4d1itAyXP 

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.  

QUER AJUDAR QUEM MAIS NECESSITA COM AS OBRAS DA CARIDADE! VEJA AS MENSAGENS NO "ÓBOLO"




Óbulo de São Pedro está nas redes sociais
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 31-03-2017, Gaudium Press)

 O Vaticano abriu contas nas redes sociais para o Óbulo de São Pedro. Em novembro do ano passado, foi lançado o site, entretanto, os perfis no Twitter e Instagram foram criados para criar uma comunicação direta, autêntica, transparente e participativa com quem quer ajudar os mais necessitados.
Óbulo de São Pedro está nas redes sociais.png

Em comunicado emitido esta semana, a Secretaria de Estado do Vaticano explicou que "o objetivo é dialogar com quem quer ajudar os mais necessitados e fazer conhecer as obras de caridade realizadas graças à solidariedade dos fiéis de todo o mundo, sejam eles religiosos, leigos, entidades ou fundações".
"Nas duas plataformas são quotidianamente partilhadas as mensagens do Pontífice publicadas no site oficial do Óbolo, junto a imagens, pensamentos e aprofundamentos sobre as obras de caridade realizadas pela Santa Sé através desta histórica iniciativa de caridade cristã", diz o comunicado.
No Twitter, o Óbolo de São Pedro tem contas em três idiomas: italiano (Obolo di San Pietro: @obolus_it), inglês (Peter's Pence: @obolus_en) e espanhol (Obolo de San Pedro: @obolus_es). Já no Instagram, o perfil é único (Obolus: obolus_va).
Uma das primeiras mensagens no Twitter foi: "A misericórdia é mover-se juntos, é ir ao encontro das necessidades dos necessitados".
O Óbulo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados. (EPC)



Fonte: GaudiumPress-Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/86362#ixzz4d1W1Swfq 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

sexta-feira, 31 de março de 2017

O AMOR DE MARIA É MAIS FORTE DO QUE A FÚRIA ANTICRISTÃ DO ISIS!

O que foi salvo do ataque terrorista do ISIS




30 de Março de 2017
Roma-Itália (Quinta-feira, 30-03-2017, Gaudium Press) 

Em uma igreja de Qaraqosh, no Iraque, um quadro representando a Virgem Maria com o Menino Jesus foi salvo da fúria do grupo terrorista do Estado Islâmico (ISIS). O ISIS tem como característica de sua fúria anticristã destruir imagens religiosas, cruzes, igrejas quando invade as cidades cristãs.
O que foi salvo do ataque terrorista do ISIS.jpg
Imagem da Mãe de Deus             Imagem salva
De acordo com informações do missionário do Instituto do Verbo Encarnado, Padre Luís Montes, em uma publicação na internet, este quadro da Mãe de Deus se encontra em parede do pátio da Igreja da Imaculada, na cidade de Qaraqosh.

Padre Luís Montes disse que quando o Estado ISIS invadiu Qaraqosh, que até então era a maior cidade cristã do Iraque, seus sequazes destruíram as Igrejas, residências e lojas comerciais dos cristãos.
Os invasores islâmicos puseram fogo e quebraram as imagens e dispararam contra várias das imagens.
"Contudo esta imagem foi salva e não sabemos porquê. Apenas sabemos que temos uma alegria imensa ao vê-la! ", afirmou o Padre Luís que recentemente esteve nas cidades cristãs de Bartella e Qaraqosh libertadas do controle dos terroristas do ISIS, desde 2016.
O Amor de Maria ...que os cristãos perseguidos conhecem
Para o Padre Montes, este fato lhe fez recordar como a Virgem Maria "foi instruída por Cristo para ser também madre nossa. E por amor ao Filho de Deus nos amou também a nós, seus filhos pecadores, com amor sem igual".
"Vendo esta Imagem estranhamente intacta não podia deixar de pensar em sua proteção constante para com todos nós. Proteção que os cristãos perseguidos conhecem e proclamam com insistência", ressaltou o missionário.
O sacerdote sublinhou: "não sabemos porque o ISIS respeitou este quadro, mas ficou como um símbolo de seu amor de mãe que ao nosso ouvido nos sussurra: ‘não te preocupes que aqui estou eu!'".

Mais destruições: ódio religioso
O contou também que os terroristas do Estado Islâmico entraram no Mosteiro de São Behnam e ali "dinamitaram a tumba do Santo e ainda tiveram o trabalho de destruir com marretas, picaretas e martelos todos os relevos de pedra de todos as imagens de santos, especialmente os rostos".
Os terroristas continuaram ainda com seus atos anticristãos: derrubaram a torre do campanário da Igreja de São Behnam e Santa Clara, em Qaraqosh.
Em sua página no Facebook, o Padre Luís Montes descreveu como se sentiu ao entrar em uma Igreja destruída pelo ISIS na aldeia cristã de Bartella:
"Entrar ali me sacudiu fortemente o corpo por ver o lugar santo queimado, barbarizado, profanado... A gente fica sem palavras ao ver o que já conhecia por fotos e testemunhos... o sangue gela".
"Vendo o solo, as paredes e teto cheios de cinzas, os bancos jogados de qualquer jeito, as imagens quebradas, esparramadas, pisoteadas, os livros santos reduzidos a cinzas... Então, percebe-se, de um modo muito forte, o ódio que produz isto e que pode ser resumido em uma frase: rejeição a Cristo e a sua Cruz. O mesmo ódio que ataca os templos de Cristo, ataca os templos vivos que são os cristãos. Não se conformam em subjugar, querem apagar toda a lembrança do Redentor, que tudo isso desapareça da face da terra". (JSG)

Fonte: Gaudium Press-Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/86315#ixzz4cvsDVM9Q 

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

quinta-feira, 30 de março de 2017

FÁTIMA ALTAR DO MUNDO! IMAGEM DE MARIA PEREGRINA ATÉ AOS CONFINS DA TERRA!

Leitura: "Fátima no mundo - Álbum de viagem" [Imagens]

  
«Impressionou-me como o impacto da imagem reúne tanto consenso pelo mundo fora. Todos são unânimes em dizer como aquela imagem tão simples, misteriosamente, arrasta multidões, e não só católicos, todo o tipo de cristãos e de praticantes de outras religiões, mesmo não crentes, um fenómeno», sublinha o autor, Manuel Arouca.
Saiba mais
Resultado de imagem para mae peregrina de fatima
«Esta aventura com Nossa Senhora de Fátima pelo mundo teve início em 1997 quando, pela primeira vez, peregrinei a pé para Fátima. Fi-lo por mera curiosidade e experiência. Calcei uns ténis. Puseram-me um terço nas mãos. Nem sabia rezar a Ave-Maria e a Santa Maria completas. A primeira sensação, inesquecível, for ao pormo-nos a caminho. Olho para trás e de repente o meu vasto mundo de preocupações ficou a uma imensa distância. Uma sensação libertadora. E abriu espaço no meu coração a ser tocado por Deus através de Nossa Senhora. O que depois senti ao longo da caminhada não o consigo explicar por palavras. A minha vida mudou.»

Começa nestes passos peregrinantes a caminho da Cova da Iria o documentário "Fátima no mundo" (2011), exibido nos cinemas e transmitido na televisão, que o seu autor, Manuel Arouca, autor de 15 livros, 10 telenovelas, cinco séries televisivas e quatro documentários, passou para o livro com o mesmo nome, recentemente editado pela Oficina do Livro.
Ao lado de Manuel, no filme, e nas fotografias que são o coração do livro, esteve a mulher, Cristina, que com ele partilhou «uma forte conversão»: «Foi após a minha primeira peregrinação a Fátima que, depois de cinco anos casados pelo civil, casámos pela Igreja. Já tínhamos dois filhos e veio uma terceira. No fundo, a realização deste documentário seria como uma peregrinação pelo mundo, nos braços de Nossa Senhora, por nos ter juntado na fé.
A pesquisa começou em 2007, com o apoio do Santuário de Fátima. Perceberam que «o grande motor de arranque para a devoção pelo mundo fora foi a primeira saída da Imagem Peregrina. Uma das protagonistas ainda estava viva, a Dona Maria Teresa Vilas Boas», escreve Manuel Arouca.
Observa o autor: «Impressionou-me como o impacto da imagem reúne tanto consenso pelo mundo fora. Todos são unânimes em dizer como aquela imagem tão simples, misteriosamente, arrasta multidões, e não só católicos, todo o tipo de cristãos e de praticantes de outras religiões, mesmo não crentes, um fenómeno». O documentário e os seus participantes receberam o elogio do papa Francisco.
«Ao percorrer os vários continentes para recolher testemunhos marcantes na identidade de tantos locais, comunidades e vidas de homens e mulheres dos quatro cantos da Terra, Manuel Arouca capta histórias de conversão relacionadas com Nossa Senhora de Fátima», sublinha a jornalista Aura Miguel no prefácio. Este álbum de viagem «revela a criatividade de tantos, tão diferentes, que aceitam este abraço de amor, tão maternal e acolhedor».
"Locais de devoção", "Procissões", "Personagens com grande carisma" e "Milagres e outras histórias extraordinárias" constituem os capítulos deste livro, que conduz o leitor a locais como Maui (Havai), Soweto (África do Sul), Brasil, fronteira entre Coreia do Norte e do Sul, Hong Kong, Goa, Itália, Polónia, República Checa, EUA, Viena e Londres, e evoca personalidades como o padre Pio e Corazón Aquino.

Maui, Havai
In "Fátima no mundo"
Manuel Arouca
«Nesta ilha luxuriante, rasgada pelas cascatas, pensamos em tudo menos em encontrar a devoção a Nossa Senhora de Fátima, Para mim, era sobretudo um cenário exótico para filmes e séries de TV. Voei, com o meu filho Domingos, já a seguir as pisadas do pai, de Los Angeles para Maui. (...)
Rapidamente me deixei envolver pela marca de Nossa Senhora de Fátima. Ela é o grande elo de união da comunidade lusa, maioritariamente de origem madeirense, na qual praticamente já fala a língua de Camões. Na sua maioria capatazes, eram a correia de transmissão entre os patrões ingleses e os trabalhadores locais. E no parque mais famoso da cidade lá está um nicho em honra de Nossa Senhora de Fátima, Mas o que nos espanta é uma igreja, que lhe é dedicada, erguida na encosta de um monte exuberante, como nos conta, de uma forma serena, a milagrada Ava Carmichael, conhecedora de episódios extraordinários e que tem uma história dramática. (...)
Trata-se de uma igreja cheia de histórias fabulosas. Primeiro, pela sua própria construção, no século XIX. Situada num local de difícil acesso, foram estranhos fenómenos naturais que trouxeram os materiais de construção necessários para a edificação do templo. Nos anos 1950, estava praticamente desativada quando ali chegou um padre belga, de nome Jean-Marie Sisterman, da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus, e a dedicou a Nossa Senhora de Fátima. Vivia-se uma grande tensão com a Rússia comunista e ateia, era a Guerra Fria. E o apelo consistia na mensagem de Fátima e na conversão da Rússia. Isso levou as pessoas da ilha, traumatizadas pela Segunda Guerra Mundial, a rezarem diariamente na capela. Esta, mais do que ter sido restaurada, como que renasceu" É muita a devoção e ali senti-me como um peregrino no meio daquela natureza que beija um pouco do céu.»
Soweto, África do Sul
In "Fátima no mundo"
Manuel Arouca
«Quando a Cristina me disse que existia uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima no Soweto, não acreditei. Mesmo cético, recomendei-lhe que avançasse na pesquisa. Foi assim que se entrou em contacto com o padre Jean-Marie. Pelo seu testemunho, troca de "emails", telefonemas, começámos a não ter dúvidas de que algo de extraordinário se passava ali, no Soweto, um bairro problemático e conflituoso. As informações foram-nos chegando e refletiam uma organização que nos suscitava uma grande curiosidade. (...)
Resultado de imagem para mae peregrina de fatima viaja pelo mundo
Na igreja de Nossa Senhora de Fátima esconderam-se e abrigaram-se muitos ativistas, aquando da luta contra o "apartheid". E, também fruto do inspirado padre Jean-Marie, há toda uma obra social e cultural que vai afastando os jovens de uma vida de drogas e doutros perigos. Num bairro problemático, como já referimos, Nossa Senhora de Fátima é espelho de amor, acolhimento, alegria e esperança. Uma espiritualidade em constante crescimento. E a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima é de uma contagiante alegria e fé.»
Fronteira com a Coreia do Norte, Coreia do Sul
In "Fátima no mundo"
Manuel Arouca

«Vêm muitos peregrinos coreanos a Fátima e isso despertou a nossa curiosidade. Quisemos saber porquê... Através do Apostolado Mundial de Fátima soubemos que se ia construir, na Coreia do Sul, um santuário, na fronteira com a Coreia do Norte. A grande razão estava na mensagem de paz e da conversão do comunismo ateu. Essa é uma das grandes forças, na Coreia do Sul, de tanta fé em Nossa Senhora de Fátima. E enquanto se vai preparando essa obra de muita fé e esperança, realiza-se uma missa junto da fronteira com a imagem de Nossa Senhora. Não podíamos faltar. (...)
Primeiro, um grande número de camionetas, cheias de peregrinos, que partem de Seul para a fronteira com a Coreia do Norte, zona de conflito e alto risco, onde se realiza uma ampla eucaristia, que tem como rainha Nossa Senhora de Fátima. (...) Os rostos, os lenços, os cânticos, a emoção, deixam-nos arrepiados. Depois, obtivemos o testemunho muito forte de um peregrino que, por ser protestante, chegava a atirar pedras à imagem de Nossa Senhora, mas que por via daquela imagem tão misteriosa, que representa o amor de Nossa Senhora, o seu coração rasga-se e sente finalmente a conversão e o amor de Deus.»

Edição: SNPC 
Publicado em 29.03.2017
Fonte: Pastoral da Cultura

terça-feira, 28 de março de 2017

O MUNDO ESTÁ DOENTE HUMANAMENTE E A SER FUSTIGADO FISICAMENTE! O SER HUMANO DEVIA REFLECTIR SOBRE A SUA CONDUTA!

Ciclone “Debbie” fustiga nordeste da Austrália

O ciclone “Debbie” atingiu território australiano com rajadas de vento acima dos 260 quilómetros por hora e obrigou à evacuação antecipada de pelo menos 25 mil habitantes. Chegou a atingir a categoria 4, a segunda mais grave na escala Saffir –Simpson (de 1 a 5), mas deu sinais de diminuição de intensidade para a categoria 3 nas últimas horas. 
Os meteorologistas esperam que o olho da tempestade atravesse toda a zona costeira ainda, sendo que o balanço final dos estragos só poderá ficar concluído nos próximos dias.  


O ciclone passou esta terça-feira pela ilha Hamilton, Airlie Beach e Bowen. O jornal The Sydney Morning Herald fez uma compilação de  publicados na internet nas últimas horas.

Annastacia Palaszczuk, governadora do estado de Queensland – até agora a zona mais afetada – refere à BBC que é difícil fazer uma avaliação provisória, uma vez que o contacto com as populações é muito difícil, senão impossível, com vários locais desprovidos de eletricidade e rede de telemóvel em determinadas zonas. Há pelo menos 48 mil casas sem acesso a eletricidade.  

"Vamos ver o impacto do ciclone Debbie nos próximos três a cinco dias", refere a responsável. 
Confirma-se para já um ferido grave na sequência da queda de uma parede, casas destruídas e pelo menos meia centena de árvores caídas junto à zona costeira, segundo confirmou a responsável. 
Arlie Beach, uma zona bastante afetada pelo ciclone. (Dan Peled - EPA)

Para a polícia, a avaliação completa dos estragos também só deverá ser possível nos próximos dias. “Vamos certamente receber relatos de danos, e infelizmente acho que vamos também receber relatos de feridos, senão mesmo de mortos. Temos de estar preparados para isso”, admitiu Ian Stewart, comissário da polícia australiana. 


Segundo a polícia, o agravamento do estado do tempo terá provocado um morto na segunda-feira, na sequência de um acidente de carro. 

Mark Roche, comandante da Proteção Civil em Queensland, aconselha as populações a procurarem lugares seguros e a aguardarem indicações da polícia. Nas zonas com menor altitude, há risco elevado de inundações para esta terça-feira. 


O Estado de Queensland é para já o território mais fustigado, com milhares de pessoas a receberem ordem de evacuação na passada segunda-feira. As ilhas Whitsunday, maioritariamente turísticas, foram igualmente afetadas, e o principal porto da zona, em Arlie Beach, regista um cenário “caótico”, segundo conta a agência France Presse. 

"Sentimo-nos sob um comboio de carga durante a noite inteira, o vento sacudiu todo o prédio", contou o realizador norte-americano Cameron Berkman, de férias na ilha Hayman, à Australian Broadcasting Corporation. 


A mais forte tempestade a atingir território australiano desde o ciclone Yasi, em 2011 levou ao encerramento de mais de 180 escolas e 230 creches foram encerradas por precaução, bem como os aeroportos de Townssville e Mackay, que cancelaram todos os voos por tempo indeterminado. 

O ciclone atingiu também a Grande Barreira de Coral, registando-se nessa zona ventos acima de 270 quilómetros/hora. David Wachenfeld, da autoridade do parque marítimo, teme que os ventos tenham causado danos nos recifes.

domingo, 26 de março de 2017

"DREAMERS OF DREAMS" IN NAZARE!

Ondas monstruosas da Nazaré inspiram curta-metragem (inacreditável)


Chama-se 'Dreamers of Dreams' e é uma viagem pela poderosa e fascinante paisagem marítima da Nazaré. 

A curta-metragem, realizada pelo cineasta britânico de surf, Tim Boydell, acompanhada do poema Ode de Arthur O'Shaughnessy fala de um Oceano que troveja e das ondas monstruosas, que nem todos os humanos têm a coragem de desafiar. Vale a pena ver.

EIS O LINK:

Fonte: JE

INUNDA-ME COM A TUA LUZ SENHOR!

Quando você se sentir sem coragem, reze esta oração de Santo Agostinho

“Há dias em que a carga nos desgasta os ombros e nós nos sentimos esgotados...”

Deus da vida,

há dias em que a carga nos desgasta os ombros e nós nos sentimos esgotados;
dias em que o caminho parece monótono e interminável,
e o céu cinzento e ameaçador;
dias em que nossa vida carece de música,
nosso coração está solitário e nossa alma perdeu a coragem.                     
Resultado de imagem para inunda meu ser permanece em nós
Inunda o caminho com tua luz, te suplicamos;
dirige nosso olhar para onde o céu estiver cheio de promessas.
 
Fonte: Aleteia -Por Santo Agostinho
Oração publicada no livro” Oraciones del mundo” de Juliet Mabey (traduzido e adaptado do espanhol para o português)
 Temas deste artigo:

AAfrica Studio/Shutterstockfrica Studio/Shutterstock