OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

MORREU O REI DO BLUES! PAZ À SUA ALMA!

Morreu o Rei do Blues. B.B. King tinha 89 anos

Morreu o rei do blues, B.B. King. Tinha 89 anos e terá morrido durante o sono, em sua casa. Sofria de diabetes tipo II e o seu estado de saúde tinha vindo a piorar ao longo do último ano.


B.B. King nunca deixou de tocar e de subir ao palco, nem com o avançar da idade. Até hoje. Morre aos 89 anos.
Getty Images


  • Agência Lusa
Morreu a lenda do blues B.B. King. Tinha 89 anos e morreu esta noite enquanto dormia em sua casa, em Las Vegas, avança a Associated Press. A notícia foi confirmada por Brent Bryson, advogado do músico.
Considerado o Rei do Blues, Riley Ben King influenciou uma geração de músicos com o som da sua guitarra, que carinhosamente apelidava de Lucille, e o seu poder vocal. Foi mentor de grandes guitarristas como Eric Clapton, Jimi Hendrix ou Keith Richards, e, em 2009, foi galardoado com o seu 15º. Grammy na categoria de melhor álbum de blues. Em 1987, entrou para o “Rock and Roll Hall of Fame”.
Apesar de ter continuado a atuar já na casa dos 80 anos de idade, o premiado cantor e guitarrista norte-americano sofria de diabetes e o seu estado de saúde piorou ao longo do último ano. Em outubro, B.B. King teve inclusivamente de interromper um concerto em Chicago (Illinois, norte dos EUA) por cansaço e desidratação, tendo sido anulados os restantes espetáculos previstos nessa digressão.
No mês passado surgiram notícias a indicar que tinha sido internado no hospital, com um quadro de desidratação decorrente da diabetes tipo II de que sofre há mais de 20 anos. Na altura, quando regressou a casa, deixou uma mensagem tranquilizadora aos seus fãs: “Quero agradecer a todos pela preocupação (…). Sinto-me muito melhor e deixo hoje o hospital”, escreveu o músico na sua página no Facebook.
Considerado um dos artistas mais influentes de todos os tempos, B.B. King ganhou 16 prémios Grammy e gravou mais de 50 discos em quase 60 anos de carreira. Para a história ficam temas como ‘Three O’Clock Blues’, ‘The Thrill Is Gone’ e ‘When Love Comes to Town’, em colaboração com os irlandeses U2. B.B. King foi um dos inspiradores do músico português Rui Veloso, que com ele tocou em 1990, realizando um sonho de vida.
Entre os clássicos daquele que é considerado um dos maiores guitarristas da história destacam-se também temas como ‘Payin The Cost To Be The Boss’, ‘How Blue Can You Get’, ‘Everyday I Have The Blues’ e ‘Why I Sing The Blues’ e algumas ‘jóias’ do início de carreira, como ‘You Don’t Know Me’, ‘Please Love Me’ ou ‘You Upset Me Baby’.

Lucille, a história de uma guitarra

Riley B. King nasceu a 16 de setembro de 1925 numa plantação de Itta Bena, no Estado norte-americano do Mississípi. Ali começou a tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da igreja com a Second Street, até 1947, quando rumou à cidade de Memphis para iniciar a sua carreira musical.
Memphis, uma comunidade musical que reunia todos os estilos de música afro-americana, era a Meca de todos os músicos do sul e King foi ajudado pelo seu primo Bukka White, um dos maestros dos ‘blues’ daquele período. A sua atuação num programa de rádio de Sonny Boy Williamson chamou a atenção dos especialistas, tendo iniciado de imediato uma série de atuações na ‘Sixteenth Avenue Grill’ e na estação de rádio WDIA.
Nesta altura, BB King era conhecido com o nome Beale Street Blues Boy. Mais tarde decidiu chamar-se Blues Boy King e depois B.B. King. Em meados da década de 1950, King atuava numa sala de twist, no Arkansas, quando alguns espetadores se desentenderam e pegaram fogo ao local. King fugiu da sala mas, ao perceber que se tinha esquecido da “sua querida guitarra acústica” Gibson, que custara 30 dólares, voltou para a recuperar.
Mais tarde, B.B. King descobriu que na origem da discussão entre os espetadores estava uma mulher chamada Lucille, decidiu batizar assim todas as suas guitarras que o acompanharam ao longo da sua carreira.
O seu estilo inspirou muitos guitarristas de rock como Mike Bloomfield, Albert Collins, Buddy Guy, Freddie King, Jimi Hendrix, Otis Rush, Johnny Winter, Albert King, Eric Clapton, George Harrison e Jeff Beck. Em 1969, B. B. King foi escolhido para a abertura de 18 concertos dos Rolling Stones. Mais tarde participou na maioria dos festivais de Jazz por todo o mundo, incluindo o Newport Jazz Festival e o Kool Jazz Festival New York.
Em 1989 fez uma série de concertos pela Austrália, Nova Zelândia, Japão, França, Alemanha Ocidental, Países Baixos e Irlanda, como convidado especial dos U2, participando igualmente no álbum Rattle and Hum, deste grupo, com o tema “When Love Comes to Town”.
King casou duas vezes. Primeiro com Martha Lee Denton, entre 1946 e 1952, e depois com Sue Carol Hall, desde 1958 até 1966.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

AS FARPAS DE MAFALDA CONTINUAM NA ORDEM DO DIA!

banda desenhada

Como a Mafalda nos ensinou a pensar

Política, Direito, Ambientalismo. A vida. Ao fim de cinquenta anos, Mafalda continua a mesma menina de 6 anos reivindicativa que nos faz rir das desgraças. E Quino mantém-na de olhos bem abertos.

Mafalda tem deixado marcas em todas as gerações desde 1964
Quino / Caminito S.A.

  Autor   .Observador
    Tópicos

As histórias da Mafalda não podem começar por “era uma vez”, mesmo que Quino quisesse. É que, ao fim de cinquenta anos de vida, as tiras satíricas da menina de seis anos continuam muito atuais. A provar isso está o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades que o desenhador argentino de 82 anos ganhou ainda no ano passado.
Mafalda detesta sopa, a guerra, as armas e Bond – James Bond. Mas adora Beatles e é uma grande defensora dos direitos humanos. É uma criança de mente aberta e linguagem primorosa, que se rege pela honestidade e um certo – muito – descaramento.
A verdade é que a Mafalda tem deixado marcas em todas as gerações desde 1964. E existem muitas lições de vida a absorver das suas bandas desenhadas. Quais? Estas, por exemplo:
Nunca devemos parar
Ver televisão pode ser deprimente
Tradução livre: “Televisão: Que programa asqueroso. Desculpa-me [televisão], é o costume afinal”

O mundo consegue ser igualmente deprimente
Tradução livre: “E o mundo: Com tantos desgostos o pobre [do planeta, representado pelo globo] enfraquece” 
Por isso, mais vale dosear muito bem o tempo que passamos a pensar nele
Tradução livre: “Bom dia, que mundo temos hoje? O primeiro, o segundo e o terceiro. Se houver liberdade, justiça e essas coisas, despertem-me, seja qual for o mundo”

Ou talvez uma imagem valha mais que mil pensamentos








Tradução livre: “A situação mundial: Papá, que trouxeste? Um monumento à situação internacional?”

Os políticos vão sempre falhar as nossas expectativas

Tradução livre: “E o mundo de Mafalda: Quero felicitar os países que conduzem a política mundial. Assim haja alguma vez motivos para isso”

Se calhar exigimos sempre demais. Crescer é complicado. Muito complicado!

Tradução livre: “Claro, aos dois meses e dentro de um berço não podes ter a mínima ideia de tudo o que acontece no mundo. Claro que não”

O factor surpresa é sempre preferível

Tradução livre: “Vês, pomos a semente, tapamos, regamos um pouco e dentro de algumas meses teremos uma linda planta [pai]”; “Pois, tiveste de me contar o final!”

O conceito de democracia merece uma revisão E o significado de liberdade também.

 “A liberdade que você vende: Mas esta liberdade [a estátua] que você vende não tem chama? Porque só se acende quando carregamos [em castelhano, oprimimos, que tem duplo sentido]. Sim, já me tinha dado conta”Trabalhar para viver ou viver para trabalhar?

 “E vocês, como chegam ao fim das segundas-feiras: Enviamos todos uns dias um pai [para o trabalho] para que o escritório nos devolva isto?”… Até porque pode ser inútil.

Tradução livre: “Desde esta humilde cadeirinha, faço um emotivo apelo à paz mundial!! Parece que hoje em dia o Vaticano, a ONU e a minha cadeirinha têm o mesmo poder”

VENEREMOS E IMITEMOS AQUELA QUE FOI ESCOLHIDA PARA MÃE DA HUMANIDADE!

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 13-05-2015, Gaudium Press)
Durante a Audiência Geral, nesta quarta-feira, 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, o Papa Francisco fez um convite aos fiéis para "multiplicarem os gestos diários de veneração e imitação da Mãe de Deus".
papa_francisco.jpg
"Confie a ela tudo o que você é e o que tem, e você será um instrumento da misericórdia e da ternura de Deus para os seus familiares, vizinhos e amigos", disse.
O Santo Padre também fez um pedido a juventude pelo mundo, para que "rezem cotidianamente o Rosário", aos enfermos para que "sintam Maria presente na hora da cruz", bem como aos recém-casados, para que invoquem Maria Santíssima com a finalidade de que nunca falte em suas casas "o amor e o respeito recíproco".
Além disso, nesse mesmo dia a Igreja rememora o atentado a São João Paulo II, ocorrido em 1981, na Praça São Pedro.
Encontro de mariologia em Roma
Em Roma, há alguns dias, foi realizado um encontro de mariologia, que teve como centro das discussões a mensagem de Fátima, assim como seu carisma e profecia. O evento foi uma iniciativa da Pontifícia Academia Mariana Internacional, por ocasião do centenário das aparições da Padroeira de Portugal em 1917.
Acerca desse assunto, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom Augusto dos Santos Marto, quando entrevistado pela Rádio Vaticano, afirmou que "a mensagem de Fátima é uma mensagem de misericórdia, esperança e conforto para a Igreja perseguida, naquele tempo, no século XX".
"É também uma mensagem de esperança para a humanidade ameaçada por duas grandes guerras mundiais. É uma mensagem para hoje, na história atual que vivemos, marcada por guerras e conflitos entre os povos".
Segundo Dom Marto, para ser cristão nos dias atuais "é preciso ser um cristão corajoso, mártir, não somente no sentido de sangue derramado, mas no sentido de testemunho corajoso".
Sobre São João Paulo II, disse que ele foi "o Papa de Fátima, que através das circunstâncias, talvez providenciais da história, foi atingido por aquele atentado de 1981", e que a partir desse fato em sua vida, tenha se tornado um dos responsáveis por redescobrir "a verdadeira mensagem de Fátima". "Ele foi outras vezes a Fátima e isso a colocou no coração da Igreja", completou.
Além disso, o Bispo de Leiria-Fátima destacou as palavras do Papa Emérito Bento XVI: "erram aqueles que pensam que a mensagem de Fátima tenha se exaurido. Ela é ainda uma profecia verdadeira para o caminho de peregrinação da Igreja no mundo". (LMI)
Conteúdo publicado em gaudiumpress.org,
 no link http://www.gaudiumpress.org/content/69725#ixzz3a831Pkg7
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 DE MAIO DIA DE CELEBRAÇÃO E DE IMPOSIÇÃO DE DERIVA ORTOGRÁFICA!

P. Editorial


       A inqualificável deriva ortográfica actual
   O caos ortográfico a que chamam acordo é algo que a política quis e quer impor, à força, à ciência.
            

Anda por aí grande agitação por causa de uma notícia que dá o dia de hoje, 13 de Maio (por sinal aquele em que se celebram as primeiras aparições em Fátima), como o do fim do prazo de transição de seis anos do chamado Acordo Ortográfico de 1990. Ou seja: hoje, o país inteiro, se fosse bem comportado, deveria já estar todo a escrever com a ortografia daquilo a que alguns chamam “o português do século XXI”.
Passando ao lado da discussão sobre a data exacta do fim do prazo de transição (que terminará não hoje mas apenas a 22 de Setembro de 2016, devido a pormenores legais explicados nesta edição por Ivo Miguel Barroso, ver pág. 46), a verdade é que em Portugal ele já é aplicado em grande parte da máquina do Estado e no ensino, optando a sociedade civil por escrever com ele ou contra ele.
Vantagensvisíveis? Nenhuma, além do caos gerado com facultatividades, duplas grafias e palavras que antes eram iguais em Portugal e no Brasil e agora, por “milagre” da unificação”, passaram a escrever-se de forma diferente em cada um dos países.
 
 
Não há edições comuns à lusofonia, como se propagandeou, continua a haver traduções distintas, filmes continuam e continuarão a ser legendados separadamente (assim manda o vocabulário), livros são “retocados” para ser editados em Portugal ou no Brasil e nada indica que isso se altere.
O Brasil, cujo prazo para aplicação integral termina em Janeiro de 2016, já fala em rever o acordo. Angola e Moçambique adiam e esperam para ver, Cabo Verde aplica-o em parte mas sem convicção, Guiné e São Tomé queixam-se de falta de meios para o aplicar e Timor-Leste discute ainda a conveniência de ensinar e aprender o português. Língua que está, infelizmente, longe de ser encarada como “de trabalho” nas instâncias internacionais. Conclusão: todo o esforço acabou nisto. Uma deriva ortográfica inqualificável e regras que a política quis e quer impor, à força, à ciência. Neste cenário, ignorá-las-emos.
Fonte: P
 
AFINAL DE QUEM FOI DA IDEIA PEREGRINA DE AVANÇAR COM UM ACORDO ORTOGRÁFICO, QUE NÃO AGRADA, NEM A GREGOS, NEM A TROIANOS?
 
MUITA COISA NESTE MUNDO SE INVERTEU! MAS, INVERTEREM O QUE NOS IDENTIFICA COM A LÍNGUA LATINA DA QUAL DERIVAM AS LÍNGUAS ROMÂNICAS OU NOVILATINAS, PARECE DE MAIS PARA OS QUE, SABE-SE LÁ COM QUE INTUITO, IMPUSERAM REGRAS AO SABOR DE POLITIQUICES, SEM AO MENOS AUSCULTAREM OS ENTENDIDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Aqui vos deixo um pequeno texto de Celso Cunha, perito neste campo da Literatura: "Sem investigações pacientes, sem métodos descritivos aperfeiçoados, nunca alcançaremos determinar o que, no domínio da nossa língua ou de uma área dela, é tolerável, o que é grosseiro, o que é inadmissível ou, em termos radicais, o que é e o que não é correcto.(1974)"
ESTE PEQUENO TEXTO DIZ TUDO!!!  QUE SE DEITEM PARA O LIXO AS GRAMÁTICAS E TUDO O QUE FOREM REGRAS  DE BEM ESCREVER E ENSINAR. 
Nema, escrava de Maria 

QUANDO A MENSAGEM SE TORNA CAMINHO!

MARIA, SENHORA DE FÁTIMA, DA PAZ, ROSA DE LA PAZ E DO MUNDO!

Sexta-feira, 8 de maio de 2015
MENSAGEM DIÁRIA EXTRAORDINÁRIA DE MARIA, ROSA DA PAZ,
 TRANSMITIDA NA CIDADE DE BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL, BRASIL, AO VIDENTE FREI ELÍAS
        DEL SAGRADO CORAZÓN, PELO ANIVERSÁRIO DE MADRE MARÍA SHIMANI DE MONTSER
RAT
 Como uma Estrela-Sol, desço ao mundo para iluminar os abismos dos corações feridos e, assim, resgatar as almas da perdição. A cada uma delas dou a força para poder prosseguir, para que logo encontrem o novo caminho que as levará a Cristo.
Eu Sou a Estrela Universal que desce à humanidade para salvá-la e recolocá-la no Propósito de Deus. Indico o caminho a percorrer; assim, nenhuma essência de Deus perde a Graça de tornar a se reencontrar com seu Cristo interior.

Eu Sou a Estrela do Mundo, que marca o advento de Cristo aos corações, que está suspensa no cosmos para irradiar o Amor de Deus e que acende o fogo da nova devoção.
Eu Sou a Estrela Guia dos navegantes, das almas em busca da redenção, dos que esperam com paciência a chegada da Graça e o grande dia do perdão.
Eu Sou a Estrela do Cosmos, sou a Luz que provém de Deus, sou o Espírito da Pureza, sou a Divindade Espiritual do Criador, porque Meu Coração brota de Seu Amor Castíssimo e Sua Onipotência se expressa através da unidade perfeita da Criação.
Eu Sou a Estrela da Esperança, sou a Mãe que traz o espírito da redenção, sou a que trabalha em nome de Cristo e a que constrói o novo templo interior.
Eu Sou a Estrela das esferas celestes, sou aquela Ave que busca Seu ninho na morada dos corações humildes, sou a Mãe que gesta a Nova Humanidade.
Eu Sou o Puro, o Invencível, sou o Simples e o Humilde, sou a Mãe Curadora que cicatriza com Seu Amor todas as dores. Sou aquela que guia os perdidos, sou a que purifica o coração, sou a Mãe que limpa as manchas, sou a Rainha do Amor.
Venho a este mundo para buscar Meus filhos. Desço em Glória para chamá-los, porque já é hora de acordar do sonho ilusório. Venho para estabelecer a paz em cada mundo interior.
Venho para que descubram a vida que se vive nas estrelas. Venho, pela última vez, para socorrê-los e para que alcem voo ao Céu. Venho buscar o melhor de cada um e despertar as sagradas virtudes que Cristo lhes deixou.
Neste tempo, venho para que se preparem em consciência e coração para receber a Cristo, seu Pastor. A nenhuma alma deixarei só, mas peço-lhes que sempre rezem Comigo, para que todos sejam merecedores da paz e desperte em suas consciências o arrependimento; assim estarão livres do perigo e dos assédios do adversário. Sejam inteligentes e bons; sejam mansos, humildes e verdadeiros neste tempo.
O mundo é uma mentira, mas as almas são a plena verdade de Deus. Busquem os caminhos corretos para obterem resultados corretos. Não se permitam ser enganados; o único consolador é Jesus Cristo. Não busquem esperança em ninguém, mas apenas em Deus, o Pai Celestial.
Dele receberão a força e o poder. Dele poderão ter esperança para caminhar. Apenas sejam verdadeiros e nada lhes passará. Pois o tempo da mentira mundial sucumbirá e seus corações deverão estar prontos para orar com fervor e perseverar.
Unam-se a Meu Filho e O adorem; nEle está a saída, nEle está o caminho para o Paraíso.
Agradeço a Brasília, ao Centro Mariano de Figueira e ao Centro Mariano de Aurora por haverem  preparado este especial encontro.
Bênçãos de Paz, neste dia, para Minha filha María Shimani!
Agradece-lhes,
Sua Mãe Maria, Rosa de la Paz
 
 

terça-feira, 12 de maio de 2015

COM MARIA A JESUS! CAMINHO SEGURO

"Eis a Esperança dos pecadores" - não há pecado tão terrível que não possa ser perdoado pela intercessão de Maria Santíssima, quando há arrependimento...

 



São Boaventura anima os pecadores nestes termos:
Que deves fazer, se por causa de teus pecados temes a vingança de Deus? Vai, recorre a Maria, que é a esperança dos pecadores.
Estás, porém, receoso de que Ela não queira tomar tua defesa? Pois então fica sabendo que é impossível uma tal repulsa; pois o próprio Deus encarregou-a de ser o refúgio dos pecadores.
É lícito de um pecador desesperar de sua salvação quando a própria Mãe do Juiz se lhe oferece por Mãe e advogada? Pergunta o Abade Adão de Perseigne.
E continua: Vós, ó Maria, que sois Mãe de Misericórdia, recusaríeis interceder junto ao vosso Filho que é Juiz, por um filho vosso que é pecador? Em favor de uma alma recusaríeis falar ao Redentor, que morreu na Cruz para salvar os pecadores? 
Não; não podeis fazê-lo; pelo contrário, de coração vos empenhais por todos os que vos invocam.
Pois sabeis perfeitamente que aquele Senhor, que constituiu vosso Filho medianeiro de paz entre Deus e o homem, também vos constituiu a vós medianeira entre o juiz e o réu.
Agradece, portanto, ao Senhor que te deu uma tão grande medianeira, exorta São Bernardo.
Por manchado de crimes, por envelhecido que sejas na iniquidade, não percas a confiança,
ó pecador.
Dá graças ao Senhor que em sua nímia misericórdia não só te deu o Filho por advogado, senão também para aumento de tua confiança te concedeu essa grande medianeira, cujos rogos tudo alcançam. Recorre, pois, a Maria e serás salvo.
Exemplo.
Como narram os Anais da Companhia de Jesus, viva em Bragança de Portugal um moço que era associado da Congregação Mariana.
Infelizmente, deixou a Congregação e levou uma vida muito perdida. Chegou ao ponto de um dia resolver-se a dar cabo da vida, atirando-se a um rio.
Mas, antes de executar seu tenebroso plano, lembrou-se em boa hora de recomendar-se a Nossa Senhora. Disse-lhe: Outrora eu era mariano e levava uma vida piedosa. Ó Maria, ajudai-me também agora.
Pareceu-lhe então ver Nossa Senhora e ouvir as palavras: Que vais fazer? Queres perder ao mesmo tempo a alma e o corpo? Vai, confessa-te e volta à Congregação mariana.
O moço caiu em si. Agradeceu à Santíssima Virgem a graça recebida e mudou de vida.
REZEMOS NÓS TAMBÉM A MARIA SENHORA DE FÁTIMA E RAINHA DAS NAÇÕES
Virgem de Fátima, mensageira de amor e paz: branca é a tua pureza; perpétua é a tua virgindade. Como filhos que te amamos, queremos reparar as ofensas que se fazem ao teu Imaculado Coração. Confiando na tua poderosa intercessão,       comprometemo-nos a procurar uma vida segundo os ensinamentos de Teu         Filho Jesus e confiamos, Mãe de Deus e Mãe nossa, em tua intercessão. Tendo a certeza da promessa aos três pastorinhos de Fátima: “Por fim o meu Imaculado Coração Triunfará!”. Amém. -
See more at: http://www.arautos.org/triduofatima/#sthash.Vl06Oc4Y.dpuf
*   *   *
Fonte: retirado do livro “Glórias de Maria” de Santo Afonso de Ligório.

ALENTEJO - CANTO E VINHO QUE BELEZA E QUE SABOR!

Turismo 
Oito segredos para descobrir no Alentejo
Da pedreira subterrânea à fábrica de chocalhos, conheça o Alentejo à boleia dos Compadres, a nova plataforma web que desenha roteiros à medida de cada um. O Observador já experimentou.
  • Autor-
  • Dizer que o Alentejo está na moda pode parecer um understatement, uma vez que quase todo o país está na mira dos turistas. Mas a verdade é que a fama da região tem sido creditada pelos inúmeros prémios que, só em 2014, a puseram nas bocas do mundo. Bastaram 12 meses para que o Alentejo fosse eleito a “melhor região vinícola do mundo”, um dos 21 “melhores destinos para se visitar”, e para que o cante fosse reconhecido enquanto património da humanidade. Talvez por isso esta seja a hora de os Compadres meterem o bedelho onde são chamados.
Tal como o nome sugere, a nova iniciativa associada à Spira quer promover um turismo de proximidade, ainda que com recurso às tecnologias dos tempos modernos. Através de uma plataforma web e de uma aplicação para Android, os Compadres disponibilizam uma variedade de pontos de interesse nas áreas da natureza, indústria, arte, restauração e alojamento para que qualquer pessoa crie o seu próprio roteiro. E como funciona? O utilizador escolhe o que quer visitar, através de um mapa interativo, e os Compadres tratam das marcações, além de enviarem um caderno de viagem personalizado onde se inserem os conteúdos sobre os locais selecionados.
  Em pleno espírito de aventura, o Observador submeteu-se à proposta de roteiro dos Compadres e descobriu oito segredos que agora ficam também do seu lado:
1. A pedreira com 14 pisos debaixo de terra
Pedreiras há muitas, mas a Plácido Simões, diz a plataforma Compadres, é a única subterrânea onde a exploração se desenvolve em câmaras e pilares. Situada no flanco nordeste do anticlinal de Estremoz, desce mais de 80 metros em profundidade, num total de 14 pisos e 40 mil metros quadrados. Contas feitas, é uma vista que enche o olho, seja cá de cima ou na viagem de elevador que, neste caso, tem como guia José Plácido Simões. O curto “passeio” não é para fracos de coração e é desaconselhável a quem sofrer de vertigens — mas caso não se recuse a participar na excursão que tem como protagonista o “ouro branco do Alentejo”, como o mármore é por aqui chamado, pode sempre agarrar-se às estruturas de metal no interior do ascensor e respirar fundo, muito fundo. Ali perto há ainda uma pedreira inativa à qual os locais chamam de “Lagoa Azul do Alentejo”, dada a cor da água fazer lembrar a prima açoriana.
© Ana Cristina Marques / Observador
 

2. A coleção de azulejos do Hotel Convento de São Paulo 
“Não é preciso ser-se formado em História de Arte para mostrar uma coleção de azulejos”, diz Eduardo Bon de Sousa num tom descontraído. O diretor do convento erguido no século XII tem por hábito receber quem por aqui passa. Entenda-se por “aqui” um hotel rural de 40 quartos escondido na Serra d’Ossa e apenas acessível depois de percorridas curvas e contracurvas de alcatrão, um autêntico museu ao vivo e um motivo de visita para quem tem na azulejaria uma paixão. Pelos seus corredores e divisões encontra-se a maior coleção privada do país, com cerca de 54 mil azulejos (alguns são exemplares do século XVIII e muitos apresentam referências religiosas). O guia improvisado, como quem diz Bon de Sousa, quer promover uma “cultura fora da placa”, pelo que fala de forma descomplicada, sem cair na tentação de debitar datas ou exercitar lengalengas de deixar os olhos pesados e os bocejos afinados. Mas não é só de história que se faz o espaço que, integrado num cenário serrano, serve-se de duas piscinas (uma só para adultos) e aposta em passeios pedestres ou ao comando de uma bicicleta.
hotelconventodesaopaulo1
Hotel Convento de São Paulo / DR
 
3. A cortiça transformada em acessórios na Cortiçarte
O negócio é de família e remonta aos anos 1950. Mais do que uma oportunidade para pôr a conversa em dia sobre a importância da cortiça na região e no país (Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo), é também uma forma de perceber como a criatividade e a matéria-prima em questão conseguem (e podem) andar lado a lado. Na Cortiçarte, em Azaruja, fazem-se todo o tipo de produtos, de malas a carteiras, chapéus e até figuras religiosas.
 
 

4. A fábrica onde se fazem chocalhos
O som inconfundível dá largas à imaginação ainda as portas da fábrica estão fechadas. Na Chocalho Pardalinhos, nas Alcáçovas, dá-se novo fôlego à arte secular de moldar o metal e talhar a madeira — a mesma que está na linha da frente para ser considerada Património Imaterial da UNESCO. O negócio de família, na terceira geração, tem como donos dois mestres chocalheiros que já levam 20 anos de experiência, Guilherme Maia e Francisco Cardoso. E são eles que convidam todo o curioso a entrar para que fique a par de como se faz o chocalho: desde as primeiras marteladas de ferir os ouvidos à colocação do badalo e afinação do produto final. “Se a propagação do som for muito rápida ou muito lenta é porque o chocalho não está afinado”, garante Francisco que, numa mão cheia de minutos, consegue dar forma a uma chapa de ferro — os olhos alheios facilmente se viciam nos gestos rápidos do mestre, mais eficiente que um cinematográfico Flash Gordon. As visitas são, por enquanto, gratuitas, mas num futuro próximo serão cobrados à volta de cinco euros, valor que é depois incluído num voucher de compra.
ChocalhosPardalinho
DR
5. As pinturas da Ermida de São Neutel/ Santa Águeda
Está longe da civilização — se é que assim nos podemos referir a Vila Nova da Baronia — e envolta pelo típico montado alentejano. Para a visitar é preciso bater à porta dos caseiros, como quem diz os guardiões da Ermida de São Neutel (o nome de batismo passou para Santa Águeda após o terramoto de 1755). É Dona Edite que, no auge dos seus 60 e muitos anos, tem a responsabilidade de abrir a porta aos turistas que ali passam. Com uma planta quadrangular e abóbadas estreladas, a ermida é um bom exemplo de pintura mural ao reunir quatro campanhas distintas que têm nos santos os protagonistas do costume. Mas mesmo a olho nu, e sem referências culturais a fazer de suporte, a pequena igreja cativa pelos desenhos e as cores que sobrevivem até aos nossos dias.


6. Os petiscos que acompanham o cante alentejano
Quando, por estas bandas, um coro de vozes salta para as ruas, é sinal de que ali há quem cante… o cante. “Dá-me um beijo morena, mas não tenhas pressa” é uma das modas preferidas do Grupo de Cante Coral Papa Borregos, um conjunto de homens que se reúne todas as sextas-feiras na sede da Rua da Pedreira, Alvito. O grupo tem 39 anos de existência, quase a completar 40, e não tem limites de idade, só de afinação — o elemento mais velho já conta 77 anos de vida e o mais novo com 17. Entre os seus 23 membros estão ainda três mulheres. No ponto de encontro dos Papa Borregos não há só cantorias, mas também petiscos cozinhados por mãos que, noutra vida, trabalharam de sol a sol — do habitual melão com presunto à sopa feita com ingredientes da horta, cremosa e com o poejo a fazer as vezes de um je ne sais quoi muito alentejano (sob marcação).
7. A Casa Terreiro do Poço (e o jardim que cheira a jasmim)
A morada, Largo dos Combatentes da Grande Guerra, leva a imaginação para bem longe do que a Casa Terreiro do Poço realmente é: uma casa secular que ainda mantém algumas das suas características originais, como as abóbadas de tijolo-burro ou as pinturas murais que revestem alguns dos quartos, todos diferentes entre eles e decorados a preceito pelos anfitriões, Rita e João. Inserida no centro histórico de Borba, cidade reputada pelos seus vinhos e queijos, tem ainda uma piscina, uma horta biológica e um jardim que, volta e meia, vai cheirando (e bem) a jasmin.
Telmo Miller
 

8. Os sabores da terra reunidos na mesma marca
TerriuS porque os ingredientes são da terra — do Alentejo, mais precisamente. Formada em finais de 2011, a empresa desenvolve novas formas de consumir e conservar os produtos endógenos da Serra de São Mamede, a mesma que acolhe, lá no alto, a vila de Marvão. Mas também aposta em novas culturas como a dos cogumelos, vendidos frescos, desidratados ou em farinha. Para que o público em geral fique mais familiarizado com os seus produtos, fazem-se workshops de cozinha na Quinta do Barrieiro: é possível acompanhar a confeção de receitas tradicionais, como as migas, e outras combinações mais arrojadas, como as fatias de pepino com queijo de cabra e mostarda de pimento. O almoço ou jantar está naturalmente incluído no programa, bem como uma conversa animada (e até apaixonada) de Rita Beltrão Martins, da TerriuS, sobre a gastronomia alentejana. 3 horas de duração, almoço e formação entre 70 a 80 euros por pessoa.
 

Fonte:O Observador viajou para o Alentejo a convite da plataforma Compadres.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

MUTAÇÃO DA ESTIRPE DA TIFOIDE!

Saúde: Cientistas alertam para mutação de estirpe da tifoide

Um grupo de cientistas alertou hoje para uma mutação na estirpe da tifoide que criou resistência aos antibióticos em África e Ásia.
Mundo               
Cientistas alertam para mutação de estirpe da tifoideCientistas alertam para mutação de estirpe da tifoide Cientistas alertam para mutação de estirpe da tifoide
Lusa
23:18 - 11 de Maio de 2015 | Por             
Segundo um artigo divulgado na Nature Genetics, a mutação foi detetada em amostras de bactéria recolhidas em 63 países.
   As amostras revelaram uma estirpe multirresistente, denominada H58, que não responde aos antibióticos.
A H58 adquiriu recentemente novas mutações que bloqueiam novas drogas, nomeadamente ciprofloxacina e azitromicina, acrescentaram.
O vírus agora dominantes "surgiu e espalhou-se pela Ásia e África ao longo dos últimos 30 anos", salientaram os cientistas.
Cerca de 21 milhões de pessoas são infetadas anualmente com a febre tifoide e entre 216 e 600 mil morrem, segundo números da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A doença é principalmente causada pela salmonela e os sintomas incluem febre, dores de cabeça, diarreia, manchas no peito e um aumento do baço e do fígado.
Os cientistas pediram para a vigilância do H58 ser reforçada, limitando o uso dos antibióticos e aumentando os programas de vacinação, bem como o acesso a água potável e saneamento nos países pobres.
"As bactérias não obedecem a fronteiras internacionais e quaisquer esforços para conter a propagação deve ser coordenada globalmente", disse Stephen Baker, da unidade de investigação da Universidade de Oxford na cidade de Ho Chi Minh, no Vietname.
Fonte: Notícias ao Minuto