OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

DIÁLOGO COM DEUS!

Mensagens de blog de todos - Ave Luz ‏

Mensagens de blog de todos - Ave Luz


Um dia perguntei a Deus:


- Senhor, por que há pessoas que não se importam Contigo, falam  TEU nome em vão, já que não seguem os Teus ensinamentos, nada fazem de bom aos outros, e quando fazem, é para se autopromover, maltratam e usam de seu poder ilusório para humilhar seu próximo, mas têm tudo o de que precisam e vivem tão felizes?
Por que eu luto com tanta dificuldade, por vezes até alimento falta a meus filhos, e suas roupas são puídas pelo tempo, sem que ninguém nos estenda a mão e o coração desprendidos e diga "Venham!", se não desejo o mal a ninguém e estou sempre pronto a me doar a quem necessita, sem fazer perguntas e sem nem mesmo pensar em mim mesmo?

O Senhor me respondeu:

- Meu filho, Eu Sou a Vida Abundante.
Eles ainda não Me conhecem.
Deixe-os.
Eles não sabem o que fazem.
Dormem um sono do qual só o anjo da dor é capaz de acordá-los.

Calei-me, comovido.
Reconheci que, no fundo, sou muito mais feliz do que eles.














"JESUS PODE ESCREVER A SUA HISTÓRIA DE NOVO."


                    

 
 
 

JESUS TEM UM RECADO PARA TI!

DEUS É GRANDE! 
TE AGRADEÇO Ó MEU SENHOR, PELAS MUITAS GRAÇAS QUE CONCEDES AO MUNDO. QUE AS PESSOAS SEJAM TOCADAS PELO TEU SOFRIMENTO, MEU SENHOR E REDENTOR, QUE DESPERTEM E SE DEIXEM INFLAMAR PELO TEU AMOR. Ó BOM JESUS, QUETANTO NOS AMAS  E ÉS TÃO POUCO AMADO, NESTE MUNDO CADA VEZ MAIS DESCRISTIANIZADO E  MATERIALIZADO!!!
Perdoa-me por te interromper a esta hora. O meu nome é Jesus e gostaria de saber porque te importas comigo.
 Eu tenho-te protegido desde o dia do teu nascimento, tenho-te  abençoado a ti e à tua família o tempo todo, tenho- te guardado de modo que nenhuma praga alcance a tua casa, mas tu, o que tens feito por mim?
Hoje preciso da tua colaboração. Quero esta msg a circular no mundo inteiro antes da meia-noite. Se  fizeres isso, eu irei corrigir dois grandes erros na tua vida, vou ajudar-te em algo que estás a necessitar e teu dia que se segue será muito abençoado.
Então envia esta msg ao máximo de pessoas em 10 minutos. Não finjas que esqueceste o que estás lendo. Estarei olhando para ti a partir de agora.
AMÉM
Fonte: mensagem do correio electrónico.

OS SANTOS- MODELOS DE VIRTUDE E DE ENTREGA AO PAI!

Papa aprova decretos que reconhecem milagres, martírios, virtudes heroicas e novos santos
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 06-05-2015, Gaudium Press) -
 Hoje, quarta-feira, 06/05, o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, foi recebido em audiência privada pelo Papa Francisco.
Terminado o encontro, foi anunciado que o Papa havia aprovado a sentença afirmativa da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos Membros da Congregação para a Causa dos Santos acerca da próxima canonização do Beato Junípero.
Foi anunciado também que, no âmbito específico da Congregação, Francisco autorizou ainda a promulgação de onze decretos, dentre eles, três milagres.
Eis as aprovações do Santo Padre:Milagres
- Milagre atribuído à intercessão do Beato Vincenzo Grossi, sacerdote diocesano italiano e fundador do Instituto das Filhas do Oratório;
- Milagre atribuído à intercessão da Beata espanhola Maria da Imaculada Conceição, superiora geral das Irmãs da Companhia da Cruz;
- Milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Giacomo Abbondo, sacerdote diocesano italiano.

Martírios
- Martírio do Servo de Deus Mario Borzaga, sacerdote professo da Congregação dos Missionários Oblatas da Beata Virgem Maria Imaculada;
- Paulo Thoj Xyooj, leigo catequista, assassinados em ódio à fé no Laos em 1960.
Virtudes Heroicas
- Virtudes Heroicas do Servo de Deus Jacinto Vera, bispo de Montevidéu, nascido em meio ao Oceano Atlântico em 1813 e morto em Pão de Açúcar, no Uruguai, em 1881;
- Virtudes Heroicas do Servo de Deus Antônio Antié, sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores, croata, morto em Zagreb em 1965;
- Virtudes Heroicas da Serva de Deus Júlia Colbert, leiga, viúva e fundadora da Congregação das Filhas de Jesus Bom Pastos, nascida na França e morta em Turim na Itália em 1864;
- Virtudes Heroicas da Serva de Deus Brígida Maria Postorino, fundadora do Instituto das Filhas de Maria Imaculada, italiana, morta em Frascati na Itália em 1960;
- Virtudes Heroicas da Serva de Deus Rafaela Maria de Jesus Ostia, espanhol, monja professa da Ordem das Capuchinhas de Santa Clara, morta em Chauchina, Espanha, em 1991;
- Virtudes Heroicas do Servo de Deus Sérgio Bernardini, leigo e pai de família, italiano, morto em Verica, Itália, em 1966;
- Virtudes Heroicas da Serva de Deus Domenica Bedonni Bernardini, leiga, viúva e mãe de família, italiana, morta em Modena, Itália, em 1971. (JSG)


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/69480#ixzz3ZTGBiqhI
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

JACINTA MARTO- MODELO DE SANTIDADE!

Em pouco mais de dois anos, a inocente pastorinha de Fátima atingiu altíssimo
grau de união com Deus, cumpriu uma grande missão e espalhou pelo
mundo inteiro o  perfume de sua santidade. Como conseguiu tudo
isto  em tão pouco tempo?
» "Em breve tempo cumpriu uma longa vida"
» Um amor capaz de chegar ao Heroísmo
» Fama de santidade
»
Sacrifícios pela conversão dos pecadores
» Convite ao holocausto completo
» União mística com Jesus
O que é mais fácil: fazer o sol bailar no céu ou mover o coração humano a abraçar a santidade? É bastante conhecido o "milagre do sol" que ziguezBeata Jacinta Marto.jpgagueou no céu, no dia 13 de outubro de 1917, diante de 70 mil pessoas reunidas na Cova da Iria.
Mas a pergunta acima, feita por um famoso sacerdote português, desperta a atenção para outro prodígio operado pelo Imaculado Coração de Maria, mais luminoso e duradouro que o primeiro: a santificação de Jacinta e Francisco Se todos os santos são milagres da graça, estes dois são, por assim dizer, únicos no seu gênero. Por quê?
 
"Em breve tempo cumpriu uma longa vida"
 
Até o pontificado de João Paulo II, a Igreja não permitia canonizar uma criança a título de confessora da Fé, ou seja, sem ter sido mártir. Pelo seguinte motivo: para uma pessoa ser elevada à honra dos altares, ela precisa ter praticado a virtude em grau heróico; ora, isso pressupõe uma consistência de caráter que, pelas contingências da natureza humana, falta a uma criança. O Papa Pio XI chegou mesmo a regulamentar o assunto, impossibilitando serem instaurados esses processos de canonização.

      Porém, ante as provas incontestáveis da heroicidade das virtudes dos dois pequenos videntes de Fátima, o Papa João Paulo II suspendeu o decreto do seu antecessor e declarou-os bem-aventurados.

        A vida de Jacinta é mais conhecida. Primeiro, devido às várias visões particulares tidas por ela de Nossa Senhora. Em segundo lugar, pelos múltiplos aspectos de santidade que transpareciam em sua fogosa alma.

        "Em breve tempo cumpriu uma longa vida" diz o Livro da Sabedoria (4,13). Estas palavras são utilizadas no decreto de beatificação da jovem vidente, justamente para mostrar como em pouquíssimos anos atingiu elevados píncaros da perfeição.
Um amor capaz de chegar ao Heroísmo
De um temperamento afeito aos extremos, Jacinta ficou imediatamente fascinada pela "Senhora", como geralmente a chamava. Logo após a primeira aparição, não se cansava de repetir: "Ai! Que Senhora tão linda! Que Senhora tão linda!" E o seu amor nunca vacilou, mesmo quando foi necessário dar provas de heroísmo.

         No dia 13 de agosto, por exemplo, os três pastorinhos foram seqüestrados pelo Administrador (autoridade municipal). Este, ateu e arbitrário, decidira arrancar-lhes a custo de ameaças a revelação do segredo a eles confiado pela Virgem. Começou por metê-los num cárcere, onde foram mantidos durante três dias entre bandidos e malfeitores. Depois submeteu-os a um brutal interrogatório. Por fim, fez-lhes, aos gritos, a ameaça de matá-los num grande caldeirão de azeite fervente, se não lhes contassem tudo.

         Jacinta foi a primeira a enfrentar a possibilidade do martírio.

        - Tenho para os três um caldeirão de azeite a ferver na cozinha, prontinho à vossa espera. Jacinta, qual é o segredo que a tal Senhora te revelou? A pobrezinha tremia de medo, mas respondeu com firmeza:

        - Eu não o posso dizer, senhor Administrador, ainda que me matem.
Fama de santidade
A fama de santidade de Jacinta espalhou- se rapidamente. Quem dela se aproximava, sentia logo o perfume dos seus dons sobrenaturais e a presença da graça. Sua prima Lúcia assim a descreve: "Jacinta tinha um porte sBeata Jacinta.JPGempre sério, modesto e amável, que parecia traduzir a presença de Deus em todos os seus atos, próprio de pessoas já avançadas em idade e de grande virtude".

       Certa vez, Jacinta acompanhou Lúcia a uma festa e, após o almoço, começou a deixar cair a cabeça, com sono. O dono da casa mandou uma das suas sobrinhas deitá-la em sua cama. Daí a pouco, a pequena dormia a sono solto. Começou a juntar-se a gente do lugarejo e, na ansiedade de a ver, foram espreitar no quarto. Todas ficaram admiradas de vê-la em profundo sono, com um sorriso nos lábios, um ar angelical e as mãozinhas postas voltadas para o céu.

         O quarto encheu-se depressa de curiosos. A custo uns saíam para deixar entrar os outros. A dona da casa e suas sobrinhas comentavam admiradas: "Isto deve ser um anjo". E, tomadas de um reverencial respeito, permaneceram de joelhos junto da cama. À medida que transcorriam as aparições, crescia a confiança do povo no poder de intercessão dos videntes.

        Numa tarde, iam eles pela estrada para rezar o terço na casa de uma piedosa senhora. A meio caminho, veio-lhes ao encontro uma jovem de uns 20 anos, suplicando-lhes irem até sua casa rezar por seu pobre pai, o qual, havia mais de três anos, sofria de um incômodo soluço que o impedia de dormir.

         Sendo quase noite, e não querendo atrasar o terço, Lúcia pediu a Jacinta que fosse à casa da jovem rezar pelo seu pai, enquanto ela seguiria adiante com o Francisco e a chamaria na volta. Quando retornou, encontrou sua jovem prima sentada numa cadeira, diante de um homem não muito idoso, mas mirrado e chorando de comoção, totalmente curado. Jacinta levantou-se e se despediu, prometendo não se esquecer do ex-enfermo em suas orações. Três dias depois, acompanhado de sua filha, este veio agradecer a graça recebida pelas valiosas orações da humilde pastorinha.
» Voltar ao Topo

Sacrifícios pela conversão dos pecadores
 
"Sim, eu quero oferecer sacrifícios para salvar os pecadores", repetia sempre a pequena Jacinta, especialmente quando seu irmão Francisco apresentava- lhe uma oportunidade de mortificar-se.

         Movidos por uma ardente devoção ao Imaculado Coração de Maria, os dois juveníssimos videntes em pouco tempo alcançaram uma alta compreensão do verdadeiro significado do sofrimento.

          Poucos meses antes, a Santíssima Virgem lhes mostrara o inferno, local de tormentos eternos, e lhes pedira que oferecessem orações e sacrifícios pela conversão dos pecadores, muitos dos quais para lá vão por não haver quem sofra por eles. Jacinta e Francisco tomaram tão a sério o pedido da "Senhora" que, a partir de então, não deixavam passar ocasião alguma de sacrificar-se nessa intenção.
Lúcia, em suas memórias, afirma serem tão numerosos os exemplos do seu espírito de mortificação que não era possível relatá-los todos. A título de exemplo, narra alguns.

         Numa manhã, quando os três videntes brincavam perto de uma vinha, a mãe de Jacinta ofereceu-lhes alguns cachos de uva. Nada mais apetecível, para três crianças vivazes, cansadas e com sede. Mas Jacinta nunca se esquecia do pedido da bela Senhora:

         - Não vamos comê-las! E oferecemos esse sacrifício pelos pecadores. Em seguida, foi correndo levar as uvas para algumas crianças pobres, que brincavam pouco além. Quando voltou, estava radiante de alegria. Em outro dia, a tia de Lúcia ofereceu- lhes uma cesta de esplêndidos figos. Jacinta sentou-se com Lúcia, satisfeita, ao lado da cesta. Pegou o primeiro figo para comer, mas, de repente, lembrou-se do pedido da Senhora e disse:

           - É verdade! Hoje ainda não fizemos nenhum sacrifício pelos pecadores! Temos que fazer este.
 
Convite ao holocausto completo
 
Maior generosidade, contudo, foi necessária para enfrentar a terrível gripe pneumônica de 1918, a qual ceifou milhões de vidas na Europa. Entre elas, as de Jacinta e Francisco. Durante meses, os dois irmãos sofreram com edificante resignação. A primeira operação, mal-sucedida, fora feita apenas com um anestésico local para remediar as dores. Duas costelas foram-lhe tiradas para facilitar a drenagem, deixando uma chaga aberta que permitia a entrada de um punho. Em meio às imensas dores, Jacinta dizia apenas: "Ai! Nossa Senhora! Ai! Nossa Senhora!"

        Em janeiro de 1919, a Santíssima Virgem apareceu-lhes para dar uma surpreendente notícia e convidar Jacinta ao holocausto completo. Eis como esta relatou o fato a Lúcia: - Nossa Senhora veio nos ver e disse que vem buscar o Francisco muito breve para o Céu. E a mim, perguntou- me se queria ainda converter mais pecadores. Disse-lhe que sim. Disse-me que iria para um hospital, que lá sofreria muito; que sofresse pela conversão doBeata Jacinta e a Irmã Lucia_.jpgs pecadores, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria e por amor de Jesus.


         Aconteceu como Nossa Senhora predisse. Internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, ela a todos edificou por sua inocência e pela encantadora serenidade com que suportava os padecimentos da terrível enfermidade.
De lá, só sairia para o Céu, em 20 de fevereiro de 1920.

        Na última visita feita à sua santa prima, Lúcia perguntou-lhe se sofria muito, e colheu de seus lábios esta singela e sublime confidência: "Sofro sim, mas ofereço tudo pelos pecadores e para reparar o Imaculado Coração de Maria. Gosto tanto de sofrer por seu amor! Para dar-lhe gosto! Ela gosta muito de quem sofre para converter os pecadores!"
 
União mística com Jesus
 
Em poucos anos de vida, Jacinta atingiu uma tão alta união com Nosso Senhor Jesus Cristo, que pode ter chegado àquele grau chamado de "troca de corações" por alguns teólogos. Disse ela: "Eu não sei como é: sinto Nosso Senhor dentro de mim, compreendo aquilo que Ele me diz, embora não O veja e não escute a sua voz!"
Mas, não nos esqueçamos! Se Jacinta chegou em tão pouco tempo a este grau de união com Deus, foi porque soube entender e praticar ternamente a devoção a Nossa Senhora. Sigamos, pois, nós também, o conselho dado por ela à Lúcia na última despedida: "Diz a toda a gente que Deus nos concede as graças por meio do Coração Imaculado de Maria. Ah! Se eu pudesse meter no coração de toda a gente o fogo que tenho cá dentro do peito, que me queima e me faz gostar tanto do Coração de Jesus e do Coração de Maria!" (Revista Arautos do Evangelho, Maio/2004, n. 29, p. 12 a 15)
BEATA JACINTA

terça-feira, 5 de maio de 2015

DEUS AGE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE!

Deus age na História da Humanidade. Você sabia? Leia aqui e saiba mais sobre isso:















Deus realiza a Sua vontade para o rumo da História utilizando dos seus servos, através da Providência e dos dons e graças que dá a eles; eles, então, concretizam a Divina Vontade na História da Humanidade...
 
Deus, na sua sabedoria infinita, dispõe de várias ordens de fatores para realizar os desígnios dele, na criação.

 
É raro Deus pôr em movimentação um fator só.

Em geral, ou ao menos muito frequentemente, quando Ele quer de uma pessoa uma determinada tarefa ou uma determinada missão, pode bem ser que utilize, por exemplo, do concurso de outra ou outras pessoas às quais Ele concede dons ou bênçãos especiais.
Pode ser que essas bênçãos sejam recusadas. E aí serem limitadas em seus efeitos e pode daí até acarretar castigos
 
 
Nesse sentido, há todo um “tecido” riquíssimo de relacionamento humano, difícil de compreender por nós, mas maravilhoso, que já no plano natural realiza uma obra-prima insondável!

Nas vocações especiais: além das graças, as providência especiais.

Além disso há as graças que Deus destina especificamente para a missão e para a salvação especialmente de uma pessoa escolhida.

Então dizem respeito ao aprimoramento de sua vida espiritual, disso, daquilo, daquilo outro, para que aquela pessoa se santifique e se una à Nossa Senhora; e, por meio dEla a Nosso Senhor, tanto quanto está nos planos de Deus e tanto quanto a pessoa consinta, nas suas limitações, a aderir e aceitar esse plano de Deus.

Depois há as graças dadas em vista da posição que a pessoa ocupa na sociedade e da missão que vai realizar.
 
 

Essas graças (auxilio especial de Deus) são dispensadas ao longo da vida, conforme as circunstâncias, ao sabor dos fatos e inclusive das estagnações. As estagnações trazem suas tentações próprias e essas tentações trazem suas graças próprias…

Tudo isto é calculado por Deus de tal maneira que, mesmo tomando as investidas dos demônios, se uma alma é inteiramente fiel, a derrota do demônio é sem nome, porque Deus vai, de modos os mais imprevistos, fazendo tudo redundar na realização dos desígnios de Nossa Senhora, enquanto Rainha do Universo. E não tem por onde escapar…
Por exemplo, Carlos Magno.


Imperador Carlos Magno, Patriarca do Ocidente

A Europa está cindida, como infelizmente está, em nações hostis ou indiferentes entre si, a mais não poder.

Entretanto, todas as correntes de opinião reconhecem em Carlos Magno o seu patriarca.

O que leva a admitir que, em algum sentido da palavra, esses povos todos encontram em Carlos Magno o seu ponto de partida.

Portanto, da civilização cristã, porque a América não é senão o superavit demográfico da Europa, e de mais alguma coisinha…

A nota tônica é fartamente europeia.

O que quer dizer que a história de todos esses povos já foi preparada por Carlos Magno.

Tomem, por exemplo nos livros da Elaine Sanceaux, as ousadias dos navegantes portugueses.

Nós podemos admitir que nada disso teria sido assim se Carlos Magno não tivesse correspondido à graça. De tal maneira uma pessoa (ou uma família de almas, como por exemplo Cluny) pode conter, em si, o futuro.

Tudo isso posto, é bem natural que de cada pessoa para cada pessoa ainda haja diferenças enormes. E aí nós vemos a sublimidade da variedade de como Deus dispõe e realiza sua obra, a rogos de Maria Santíssima, nossa Advogada celestial.
*    *    *
Marcos Aurélio Vieira
(Texto redigido segundo ensinamentos do Prof. Plínio Corrêa de Oliveira)

domingo, 3 de maio de 2015

BOKO HAMAM- QUE FIM!!!

boko haram

Mulheres raptadas pelo grupo Boko Haram contam história de horror

Mais de 700 mulheres e crianças foram libertadas nos últimos dias do reduto do grupo terrorista na Nigéria. Fome, morte e humilhação marcaram o período em que estiveram detidas pelos guerrilheiros.
HOJE DIA DA MÃE EM PORTUGAL- AQUI FICA UMA HOMENAGEM SENTIDA A ESTAS MÃES SOFRIDAS, HUMILHADAS E TORTURADAS PELOS FILHOS DE OUTRAS MÃES,  QUE PERDERAM A ESSÊNCIA DO SER PARA SE TORNAREM ESCÓRIA DA SOCIEDADE!

AFP/Getty Images
 Autor
As mulheres capturadas pelo grupo terrorista Boko Haram estão a contar pela primeira vez os horrores vividos durante o tempo que foram prisioneiras na floresta de Sambisa, reduto dos guerrilheiros. Presenciaram centenas de mortes, não só nas aldeias de onde foram raptadas, mas também no acampamento dos terroristas, onde ficavam sem comer durante semanas a fio.
Uma das histórias relatadas à Reuters é a de Cecilia Abel, que viu o filho mais velho e o marido a serem mortos à sua frente, antes de a milícia a levar a ela e aos seus oito filhos para a floresta. Cecilia diz que nas últimas duas semanas não havia comida no acampamento e que, antes disso, a única fonte de alimento para as centenas de mulheres e crianças era milho seco, impróprio para consumo.
As mulheres e as crianças estavam muito fracas e algumas dezenas não sobreviveram ao percurso entre a floresta e os campos de refugiados onde agora estão a ser tratadas e a receber apoio psicológico. Outra mulher relatou ainda que quando os militares nigerianos chegaram ao acampamento, muitas mulheres começaram a gritar por ajuda e os guerrilheiros as apedrejaram antes de fugirem.
Apesar de já terem sido retiradas da floresta mais de 700 mulheres e crianças ainda nenhuma foi identificada como pertencente ao grupo de 200 raparigas que foi sequestrado na escola de Chibok e que originou o movimento mundial #BringBackOurGirls e chamou a atenção para a tragédia humanitária que estava a acontecer na Nigéria.
Fonte: Observador

A MINHA HOMENAGEM À TUA MÃE!


ESTA MENSAGEM É PARA TI! 
 HOJE DESEJO HOMENAGEAR A MÃE DE TODOS OS QUE ME VISITAM!

   Neste 1º domingo de Maio, dia da Mãe em Portugal (mês de Maria) desejo homenagear todas as mães à volta do mundo, sobretudo, nos países que têm acesso ao meu Blog, principalmente, aquelas que, pelos seus filhos, doam TUDO; esquecendo-se de si e até entregam a própria vida.

   Eu, filha, renunciei a tudo, até à minha vida social , enclausurei-me há quase quatro anos, para me dedicar 24horas, por dia para prestar os cuidados continuados à minha mãe que sofre de Alzheimer, com demência progressiva, com a bonita idade de 97 anos, quase 98.

   Com esta mãe, cujo nome é Emília, desejo entregar todas as outras mães sem olhar à cor, à raça, à classe social ou ao Credo, apenas... simplesmente mães, à MÃE, cujo filho, no alto de uma Cruz, antes de morrer, no-lA doou para termos neste Vale de Lágrimas, outra MÃE a quem recorrer, a quem abraçar, a quem suplicar nos momentos de extrema agonia, angústia e desespero... Pois só ELA nos pode socorrer contra as desventuras e contra o mundo que inverteu os valores absolutos da dignidade humana.
 
NOSSA SENHORA DE MAIO E DOS POVOS HUMILHADOS, ROGAI POR NÓS! ROGAI POR AQUELES QUE vOS RIDICULARIZAM E PELOS INIMIGOS DO VOSSO FILHO AMADO, SENHOR DA VINHA CUJOS RAMOS DA VIDEIRA SOMOS NÓS!

Nema, escrava de Maria

A BELEZA DA NATUREZA OUTONAL SUPERA A PRIMAVERIL?

Beleza quase paradisíaca
Ir. Allana Neves Colati,         
bosque de Ontário - Canadá.jpg
Algumas são suavemente rosadas, outras, intensamente rubras ou resplandecentes como o ouro. No conjunto elas compõem um dos mais belos espetáculos que nos oferece a natureza.
Dentre as distintas paisagens criadas por Deus e espalhadas pelo mundo, há algumas que nos enchem de admiração. Como não se encantar com as águas,  ora azuis, ora verdes, dos mares tropicais? Ou com o níveo manto que recobre as regiões mais frias do planeta? Mas quiçá seja o outono nos bosques do Hemisfério Norte um dos mais extraordinários espetáculos que a natureza nos pode oferecer.
Nesta estação do ano, a temperatura começa a descer, tornando o bosque mais calmo e silencioso. Aproxima-se o inverno, sempre rigoroso naquelas regiões, mas, paradoxalmente, a fascinante coloração que tomam as folhas das árvores nesta época reveste a paisagem com um manto de vitalidade.
bosque de Ontário - Canadá1.jpg
bosque de Ontário - Canadá4.jpgbosque de Ontário - Canadá2.jpgbosque de Ontário - Canadá3.jpg

 

 
 
 
 
 
Elas têm diferentes formatos, tamanhos e tonalidades: algumas suavemente rosadas, outras, intensamente rubras ou resplandecentes como ouro. E compõem um lindo conjunto, que adquire cores muito variadas segundo o local, a perspectiva ou a iluminação do dia.
Tão maravilhosa cena, porém, não dura muito... Logo as folhas que irradiavam aquele glorioso esplendor são levadas ao léu por uma súbita rajada de vento ou secam e caem, para depois - como tudo na vida - desaparecerem.
Se no auge de sua magnificência uma dessas árvores, carregada de estupenda folhagem, fosse capaz de pensar, ao sentir uma brisa intensa e rápida a sacudir-lhe os ramos, poderia se perguntar:
- Será sinal da tempestade que se aproxima?
O vento frio, ainda suave, indica que a frágil vida das formosas folhinhas outonais está chegando ao fim... Em pouco tempo ele se transforma em uma forte ventania, que agita a árvore, sem interrupção, durante vários minutos.
bosque de Ontário - Canadá5.jpgbosque de Ontário - Canadá6.jpg
bosque de Ontário - Canadá7.jpgbosque de Ontário - Canadá8.jpg
Inicia-se, então, a segunda etapa do espetáculo, que já não tem mais por cenário as alturas admiráveis dos galhos, mas o prosaico solo. Ali aquelas folhas de feéricas cores, desligadas do tronco que as alimentava e as mantinha com vida, ornam nobremente a grama, compondo sobre ela um tapete de singular colorido. Dir-se-ia que elas aproveitam seus últimos haustos de vida para concluir a missão que Deus lhes dera: irradiar, no fim de sua existência, uma forma de beleza quase paradisíaca que, sob certo aspecto, supera à da primavera.
(Revista Arautos do Evangelho, Abril/2015, n. 160, pp. 50-51).