OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

A NOSSA VIDA NA TERRA SÃO DOIS DIAS... O QUE FAZES DELA?

Nosso tempo é curto... Ocupemos o máximo dele às boas obras que nos hão de ganhar o Paraíso.
Meu irmão, se quiseres viver bem, procura, durante o tempo de vida que te resta, viver pensando sempre na morte.
Ao veres um túmulo, ao assistires às exéquias de um amigo ou parente, ao verdes um cadáver sendo levado à sepultura, contempla nisso a tua própria imagem e o que um dia há de ser de ti.
Reflete então e dize contigo: Dentro em poucos anos, talvez meses ou dias tudo acabará para mim; meu corpo será apenas podridão e vermes. Estando então perdida a alma, tudo estará perdido para mim, e perdido para sempre.
Assim é que fizeram os Santos, que agora reinam no Céu; é por este meio que chegaram a desprezar todos os bens desta terra, que venceram as tentações mais fortes, e subiram a alta santidade.
Jó dizia à podridão: Tu és meu pai; e aos vermes: vós sois minha mãe e minha irmã.
São Carlos Borromeu conservava sempre sobre a mesa uma caveira, para tê-la continuamente diante dos olhos. 
O cardeal Baronio fez gravar no seu anel estas palavras: Memento mori – “Lembra-te da morte”. O Bem-aventurado Juvenal, bispo de Saluzzo, escrevera sobre uma caveira estas palavras: O que tu és, fui eu; o que eu sou, tu serás um dia.
Outro santo solidário, perguntado na hora da morte porque estava tão alegre, respondeu: Sempre tive a lembrança da morte diante dos olhos; por isso, agora que ela vem, não vejo coisa nova.
Finalmente, para não falar de outros, São Camilo de Lelis, ao ver os túmulos, dizia consigo: Se estes defuntos voltassem ao mundo, quanto não fariam pela vida eterna! E eu, que ainda tenho tempo, que faço pela minha alma? – o Santo falava assim por humildade.
Mas tu, meu irmão, tens talvez razão para temer que sejas aquela figueira sem fruto da qual disse o Senhor: Já há três anos que venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho.
Tu que estás no mundo há mais de três anos, que fruto tens produzido? Considera, diz São Bernardo, que o Senhor não te procura somente flores, mas quer também frutos; isto é, bons desejos e propósitos, senão também obras santas.
“Considera-te desde já como morto”
Saibamos aproveitar o tempo que Deus nos dá na sua misericórdia, e não esperemos para fazer o bem até que não haja mais tempo, e se nos diga: Tempus non erit amplius… profiscere: É tempo de partir deste mundo; vamos depressa; o que está feito, está feito.
Considera-te, diz São Lourenço Justiniano, considera-te desde já como morto, já que é certo que deves morrer. Se já estivesses morto, quanto não quererias ter feito!
Diz São Boaventura que o piloto para bem governar o navio, se coloca na popa: assim o homem, para levar uma vida boa, deve considerar-se sempre como se estivesse para morrer.
Foi isto que fez São Bernardo dizer: Vide prima et erubesce, considera os pecados da tua mocidade e cora; vide media et ingemisce, considera os pecados da idade viril e geme; – vide novíssima et contremisce, considera as desordens da idade atual e treme e apressa-te em os remediar.
Eis-me aqui, meu Deus, sou aquela árvore que há tantos anos mereceu ouvir a sentença: Corta-a; para que ocupa ainda a terra? Sim, porque nos muitos anos que estou no mundo, ainda não dei outros frutos senão cardos e espinhos de pecados.
Mas Vós, Senhor, não quereis que eu desespere. Vós dissestes que o que Vos procurar, Vos achará: Quaerite et invenietis. Procuro-Vos, meu Deus, e desejo Vossa graça.
Detesto de todo coração todas as ofensas que Vos fiz, e quisera morrer de dor. Quero empregar o resto de minha vida em Vos amar e honrar.
Sim, amo-Vos, ó meu soberano Bem, e, com o Vosso auxílio, quero viver e morrer fazendo atos de amor a Vós, que por meu amor morrestes sobre a cruz.


 
 
Doce Coração de Maria, sede minha salvação.
*   *   *
 
Fonte: retirado do livro “Meditações para todos os dias e festas do ano” de Santo Afonso de Ligório.

A TEORIA DO BING BANG - PORQUÊ??? (NO ÍNTIMO DE DEUS!)

Ciência / Meio ambiente


Padre Lemaître e o Big Bang


Poucos sabem, mas foi um padre quem propôs a teoria do Big Bang, que é reconhecida pela Igreja.

Poucos sabem, mas foi um padre, Georges Lemaître (1894-1966), quem propôs a teoria do Big Bang. Em 1927, baseando-se em cálculos com a então recente teoria da relatividade geral, o jesuíta belga enfrentou Einstein e a comunidade científica da época para propor seu modelo cosmológico. É lamentável que alguns cristãos combatam a teoria do Big Bang como se fosse contrária ao relato metafórico do Gênesis, até porque a exegese católica não vê problemas de incompatibilidade entre o Big Bang e o relato bíblico.

Big Bang
 
 Fonte: Aleteia


 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

SENHORA DO CARMELO, MÃE CARINHOSA...

Assim como os homens se honram de ter alguns que trazem a sua libré (brazão, distintivo).
Do mesmo modo Maria Santíssima estima que os seus devotos tragam seu escapulário, em sinal de serem dedicados a seu serviço e de pertencerem à família da Mãe de Deus.
A santa Igreja, mestra infalível da verdade, aprovou esta devoção com muitas bulas e enriqueceu-a de muitas indulgências.
Falando em particular do Escapulário do Carmo, referem graves autores,  e o Breviário Romano o confirma, que a Santíssima Virgem apareceu ao Bem-aventurado Simão Stock, e, dando-lhe o seu escapulário, lhe disse que aqueles que o trouxessem seriam livres da condenação eterna.
– Mais: aparecendo Maria outra vez ao Papa João XXII, lhe ordenou fizesse saber aqueles que trouxessem o sobredito bentinho, que seriam livres do purgatório no sábado depois de sua morte.
O Papa declarou isso depois em uma bula confirmada sucessivamente por vários pontífices, e especialmente por Paulo V, que também prescreve as condições que se deve observar para gozar do privilégio.
“O povo cristão”, diz ele, “pode crer piamente o que se refere à cerca do auxílio que recebem as almas dos irmãos da Confraria de Nossa Senhora do Carmo;
Isto é, que a Bem-aventurada Virgem Maria ajudará com a sua contínua intercessão, com os seus rogos, com os seus merecimentos e com a sua especial proteção depois da morte (principalmente no sábado, consagrado pela Igreja à mesma Virgem) as almas dos irmãos que saíram deste mundo na graça de Deus, trouxeram o seu hábito, guardando castidade segundo seu estado, e rezaram o ofício Parvo da Virgem;
Ou, se não o puderam recitar, observaram os jejuns da Igreja, e guardaram abstinência de carne na quarta-feira e no sábado, excetuando quando nele cair o dia de Natal”.
As indulgências ligadas a esse escapulário do Carmo, como ao de Nossa Senhora das Dores, das Mercês e especialmente da Conceição, são inúmeras, parciais e plenárias, para o tempo da vida e para a hora da morte.
Usar o Escapulário é uma urgência!
Meu irmão, se ainda não foste inscrito na Irmandade do Escapulário, pela qual Deus tem feito e ainda faz milagres tão estupendos, faze-te alistar o quanto antes.
Lembra-te, porém, que esta bem como demais práticas de devoção em honra da Virgem, para serem eficazes, devem ser acompanhadas de boas obras, da frequência dos sacramentos e sobretudo do horror do pecado; porquanto a divina Mãe nunca deseja patrocinar o pecado e é Mãe somente daqueles pecadores que têm vontade de se emendar.
“Ó beatíssima Virgem Imaculada, beleza e glória do Carmelo, vós que olhais com bondade inteiramente especial para aqueles que se vestem com o vosso bendito hábito, volvei sobre mim também um olhar propício, e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção.
Pelo vosso poder fortificai a minha fraqueza, pela vossa sabedoria dissipai as trevas do meu espírito, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai a minha alma com graças e virtudes que a façam cara ao vosso divino Filho e a vós.
Assisti-me durante a vida, consolai-me na morte pela vossa amável presença, e apresentai-me à augusta Trindade como filho vosso e servo dedicado, para vos louvar e bendizer eternamente no paraíso.
E Vós, ó meu Deus, que honrastes a Ordem da vossa beatíssima Mãe e sempre Virgem Maria, com o singular título do Carmelo: concedei propício que, celebrando hoje com solene ofício a sua comemoração, munido do seu amparo, mereça chegar aos gozos eternos.
*   *   *
Fonte: retirado do livro “Meditações para todos os dias e festas do ano” de Santo Afonso de Ligório.

SE QUISEREM APROFUNDAR A ORIGEM DO ESCAPULÁRIO, AQUI ESTÁ O LINK:
http://aveluz.ning.com/profiles/blog/show?id=3019310:BlogPost:75379&xgs=1&xg_source=msg_share_post

O HOMEM E A MULHER DEIXAM DE O SER!?

Homem não é homem, mulher não é mulher: o que seu filho anda aprendendo na escola?

 7 dicas para você monitorar se a ideologia de gênero está contaminando as aulas do seu filho.
 A ideologia de gênero tem se infiltrado tanto na rede pública de ensino quanto nas escolas particulares. De acordo com essa ideologia, a identidade sexual é um conceito subjetivo e independente do sexo biológico, o que permitiria “reprogramar” a identidade sexual de uma criança, por exemplo.
Cartilhas de ideologia de gênero
A ABERRAÇÃO DOS QUE NÃO SENDO CAPAZES DE SE IDENTIFICAREM COMO OBRA DO CRIADOR, MANIFESTAM A DESORDEM DA ESSÊNCIA, EMPURRANDO OS DEMAIS PARA O MESMO ABISMO! E COMO MELHOR ARRASTAR O OUTRO, SENÃO CRIANDO A IDEOLOGIA DO GÉNERO E MANOBRÁ-LA AO PONTO DE INCUTI-LA LOGO NA CABEÇA DA CRIANÇA, COMO CATEQUESE OBRIGATÓRIA DO CIDADÃO.  


Creative Commons
 
SAIBA MAIS
- O que é a ideologia de gênero
AQUI
- Médico defensor da ideologia de gênero fracassa estrondosamente e ainda provoca tragédia que termina em suicídio
AQUI (com vídeo-documentário) e AQUI (com relato detalhado)
- 1 milhão de pessoas vão às ruas em Roma contra a ideologia de gênero nas escolas AQUI.
Diante da falta de critérios científicos objetivos com que essa ideologia tem procurado impor-se, é fundamental que os pais fiquem muito atentos ao tipo de informação que a escola está dando aos filhos sobre a identidade sexual.
7 dicas para você monitorar se a ideologia de gênero está contaminando as aulas do seu filho:
1. Acompanhe com atenção os conteúdos ensinados na escola do seu filho. Saiba com clareza quais são as matérias que ele tem e peça que a escola lhe forneça o programa ou planejamento de conteúdo de cada uma.

2. Converse todos os dias com seu filho sobre “o que estudaram hoje na escola”. Este hábito é sempre positivo: além de certificar-se dos conteúdos transmitidos, você terá uma visão mais real do quanto o seu filho está entendendo e aprendendo das matérias, bem como das dificuldades que possa estar enfrentando. Participe também das tarefas de casa, ainda que não se sinta em condições de ajudá-lo: o seu interesse e acompanhamento são sempre um incentivo imenso para o aprendizado e comprometimento do seu filho.

3. Fique especialmente atento ao programa de biologia ou ciências: quando chegar a hora de abordar o corpo humano e o sistema reprodutivo, saiba quais são as noções de sexualidade que os professores estão transmitindo. Essa é também uma oportunidade crucial de conversar com seu filho sobre a sexualidade.

4. Preste atenção também às atividades extracurriculares, que, em muitas escolas, incluem importantes iniciativas de combate ao bullying e à discriminação, mas que também podem envolver concepções sobre a orientação sexual que são mais determinadas por ideologias do que pela ciência objetiva. É de fundamental importância que se combata todo tipo de discriminação, mas os argumentos empregados não podem ser manipulados.

 5. Peça aos professores e à direção da escola todos os esclarecimentos que desejar, em qualquer momento do ano letivo, sobre quaisquer assuntos que puderem inquietá-lo. Nunca se omita. Você é sempre o responsável maior pela educação do seu filho.

6. Esteja ciente da existência do artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante o direito de todos os pais a participar da educação dos seus filhos. Cite esse artigo sempre que for necessário para exigir respeito a este seu direito. Você não é obrigado a acatar em silêncio conteúdos arbitrariamente impostos pela escola.

7. Converse com outros pais e, se possível, mantenha encontros periódicos com grupos de pais para acompanhar os conteúdos escolares. Quanto mais unidos estiverem os pais, maior será a sua força se precisarem reagir a influências das quais discordam. Ao mesmo tempo, como grupo de pais, envolvam-se diretamente na vida escolar dos filhos e tornem-se parte ativa nos conselhos escolares.
DEVEMOS DEBATERMO-NOS PELOS NOSSOS IDEAIS, PARA UMA SOCIEDADE DIGNA E CONCRETA E NÃO POR UMA IDEOLOGIA TORPE QUE APENAS LEVA À DISTRUIÇÃO DO SER HUMANO!
 O desafio atual pode ser transformado em um progresso histórico na relação entre pais e escolas, reforçando o papel paterno na educação dos filhos – hoje perigosamente terceirizado.
 

sources: AleteiA

 

EIS COMO SE ANIQUILA UM POVO! PERFEITO!!!

     LEITURA EM PORTUGUÊS- AQUI FICA O LINK:
http://nemaservaapaixonadadoamor.blogspot.pt/p/leia-aqui-o-acordo-de-bruxelas-anotado.html
****************************************************************************
Yanis Varoufakis @yanisvaroufakis
The Euro-Summit ‘Agreement’ on Greece – annotated by Yanis Varoufakis http://yanisvaroufakis.eu/2015/07/15/the-euro-summit-agreement-on-greece-annotated-by-yanis-varoufakis/ 
   1.869 Retweets 
 AS ANOTAÇÕES NÃO PODERIAM SER MAIS CLARAS E PERFEITAS! FOI ISTO MESMO QUE NOS ACONTECEU, NOS ANOS QUE ESTIVEMOS DEBAIXO DO ALÇADA DESSES SENHORES! MAS, INFELIZMENTE QUEM PEDE EMPRESTADO SE TORNA ESCRAVO!
Apenas um testemunho: meu avô materno, vindo de um classe abastada( com bens imobiliários e terrenos) onde ganhava o seu pão diário para o sustento da família e seus empregados, de repente, a minha avó, adoeceu ficando paralisada, o meu avô teve de vender parte das suas propriedades e ainda teve de pedir dinheiro emprestado, o equivalente a 500 ou 600 mil euros, despediu todos os empregados, ficando só os filhos a trabalhar para sobreviverem e ele teve de migrar para conseguir pagar as prestações que não eram tão pequenas quanto isso! vários anos viveram em angústia constante até ser saldada a dívida! QUEM EMPRESTA, VENDE DINHEIRO E ISSO ANIQUILA TODO AQUELE QUE FICA PRESO ÀS CONDIÇÕES QUE OS CREDORES IMPÕEM!!!
ACONTECEU COM PORTUGAL, IRLANDA, ESPANHA E OUTROS PAÍSES MAIS PRÓXIMOS POR ISSO MENOS BADALADOS E ESTÁ A ACONTECER ACTUALMENTE COM A GRÉCIA... E, FIQUEMOS A AGUARDAR NOVOS EPISÓDIOS!!!
Nema, escrava de Maria
 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

O SOL TEM UMA ESTRELA GÉMEA!

                          
                        
Planeta gémeo de Júpiter a orbitar a estrela HIP 11915
Planeta gémeo de Júpiter a orbitar a estrela HIP 11915

Uma equipa internacional de astrónomos identificou um planeta como Júpiter, a orbitar uma estrela do tipo do Sol, à mesma distância que o maior planeta do Sistema Solar está do “astro-rei”.
A descoberta deste “planeta gémeo” de Júpiter “é um marco importante”, uma vez que pode indiciar a presença de um sistema planetário idêntico ao Sistema Solar, assinala em comunicado o Observatório Europeu do Sul (ESO).
Segundo o ESO, organização da qual Portugal faz parte, a estrela em questão, a HIP 11915, tem aproximadamente a mesma idade, bem como composição semelhante à do Sol, o que “sugere que possam existir planetas rochosos” como a Terra, “em órbitas mais próximas da estrela”.
A nota lembra que, “de acordo com as teorias mais recentes, a arquitetura do Sistema Solar, tão propícia ao desenvolvimento de vida, foi possível graças à presença de Júpiter e da sua influência gravitacional no Sistema Solar durante a fase da sua formação”.
O exoplaneta agora descoberto é, entre outros candidatos, o mais parecido com Júpiter, um gigante gasoso, devido à sua massa, à distância que orbita a sua estrela e à posição que ocupa no seu sistema planetário, que é quase exatamente a mesma que Júpiter tem no Sistema Solar. Pela sua composição, a HIP 11915 é considerada como “estrela gémea” do Sol.
Para a investigação, a equipa de astrónomos liderada por Jorge Melendez, da Universidade de São Paulo, no Brasil, usou imagens captadas pelo instrumento HARPS do telescópio do ESO do Observatório de La Silla, no Chile, vocacionado para “caçar” exoplanetas.
O planeta foi detetado medindo-se “o ligeiro movimento que induz na sua estrela hospedeira enquanto a orbita”.
 
O estudo será publicado na revista Astronomy and Astrophysics.
Fonte: Jornal Zap

terça-feira, 14 de julho de 2015

14 DE JULHO O QUE FICARÁ PARA A HISTÓRIA?



Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!


14 de julho de 2015. Há 226 anos um 14 de julho entrou para a História: foi quando a tomada da Bastilha pelo povo de Paris marcou o início simbólico da Revolução Francesa. Como será recordado o 14 de julho de 2015? Como o dia em que foi obtido um acordo com o Irão para controlar a possibilidade de este se transformar numa potência nuclear? Ou como o dia em que, pela primeira vez, uma sonda enviada da Terra passou junto ao mais distante dos planetas do nosso sistema solar, Plutão, depois de nove anos de viagem?

No meio da crise grega que tanto espaço continua a ocupar na imprensa de todo o mundo, hoje foi o dia em que um sucesso diplomático e uma proeza científica merecem deixar as dificuldades de Tsipras para segundo plano.

Primeiro, comecemos por tentar perceber o significado do acordo entre
o grupo de cinco potências e o Irão. Aqui no Observador procurámos fazê-lo através de dois trabalhos com mais profundidade. Num Explicador, O acordo nuclear com o Irão em 8 pontos, demos-lhe conta do essencial desta negociação que se prolongou por muitos anos. Aí poderá saber: 1. Que acordo é este?; 2. O que está em causa?; 3. O que propunham as duas partes?; 4. Então as sanções foram levantadas? O acordo, ponto por ponto; 5. O acordo afeta os preços dos combustíveis?; 6. Porque demoraram tanto tempo as negociações?; 7. E agora, o que se segue? e 8. Como reagiu o mundo? De Obama a Putin, passando por Netanyahu.
Fonte:Observador 

QUEM É O MAU DA FITA? SE ASSENHOREOU DA EUROPA- COMO SUA?

      

Eu culpo François Hollande  

Autor

Quem redigiu o novo guião de austeridade de Tsipras não foi a Alemanha: foi a França. Deixem portanto Merkel e Schauble em paz. Se querem um culpado, olhem para François Hollande: "a Europa é ele".
 Ainda vale a pena bater no Syriza? Ontem, Tsipras prontificou-se a aprovar em menos de 48 horas todos os cortes e todas as liberalizações a que os seus antecessores da direita e da esquerda moderada resistiram durante cinco anos. Sim, o mundo é um pouco mais complexo do que parecia no bar da faculdade. Quem é que esperava ver a austeridade convertida na melhor opção da esquerda radical? Os radicais tinham razão: é mesmo uma “ideia perigosa” — parece que se pega.
As viúvas do Syriza têm uma explicação simples para este milagre digno da estrada de Damasco: foi tudo uma vingança alemã. Com o devido respeito, não me parece: a Alemanha, segundo constou, não desejava mais austeridade para a Grécia. Preferia, sem ilusões, deixá-la seguir o seu caminho de plena soberania, com a ajuda de um programa humanitário. Quem redigiu o novo guião de austeridade de Tsipras não foi a Alemanha: foi a França. Deixem portanto Merkel e Schauble em paz. Se querem um culpado, olhem para François Hollande. O presidente francês, aliás, confessou tudo na sua monárquica conferência de imprensa da manhã de segunda-feira: “Na Alemanha, havia uma grande pressão para a saída da Grécia. Mas eu recusei essa opção”. Uma fonte governamental francesa foi ainda mais clara no Le Monde: “A Europa é ele”. Luís XIV só dizia isso do Estado em França. Os seus sucessores republicanos, muito mais soberbos, já o dizem de todo o continente.  
Há três anos, Hollande foi, com a sua conversa de “crescimento”, o primeiro D. Sebastião dos inimigos da austeridade. Mas a austeridade é ele. Em França, através do ministro Macron. Na Grécia, por meio de Tsipras. E isto é assim, não porque Hollande pretenda liberalizar a França ou a Grécia, mas porque há muito tempo – desde François Mitterrand — que os políticos franceses resolveram sacrificar tudo e todos à sua ideia de capturar o poder económico alemão através de uma união monetária à escala continental. Jamais a França quis reconhecer que a moeda única deveria resultar da convergência das economias e das instituições. Jamais a França poderia admitir que o euro era reversível. Por isso, a Grécia entrou no euro, e por isso a Grécia não saiu agora. Para os políticos franceses, o euro é uma questão política, que diz sobretudo respeito ao equilíbrio de poderes na Europa ocidental. Mas é também o seu meio, através das transferências do BCE, para protegerem a França das mudanças a que estaria sujeita no mundo da globalização.
O projecto francês assenta, em primeiro lugar, no velho complexo de culpa da Alemanha. Mas o euro tem também uma base social. Sem isso, os devaneios de poder parisienses não iriam longe. Em países como a Grécia, só o regime do euro pode manter uma moeda forte que embaratece as importações e defende pensões e poupanças contra as desvalorizações monetárias. Por isso, muita gente na Grécia está disposta a aguentar, até certo ponto, as taxas e os impostos necessários para equilibrar as contas, se a alternativa for a saída do euro. Mas não esteve, até agora, pronta para sustentar liberalizações ou a debater o papel do Estado. Ora, o aperto fiscal sem reformas estruturais, que é aquilo que temos tido no sul da Europa, é de facto uma armadilha. Beneficia aforradores e (apesar dos cortes) também os pensionistas, mas à custa de todos aqueles a quem os impostos e as regulamentações tiram recursos e oportunidades. Nestes termos, é a receita de uma longa decadência.
Pior ainda: devido à relutância de todos os políticos em assumir a disciplina e o ajustamento do euro, estes aparecem sempre como uma imposição do exterior. A “pressão de Bruxelas” é um jogo de que os governos gostam, porque é uma boa desculpa quando confrontados com clientelas e eleitores desiludidos. Mas este jogo presta-se facilmente à manipulação de demagogos como Tsipras, sempre prontos para contestar a classe política estabelecida em nome da “soberania”, da “democracia” e do “Estado social” — mesmo que seja apenas para, uma vez no poder, fazerem exactamente como os seus antecessores, ou até pior.
O resultado é uma espécie de morte da política: o voto deixa de ter consequências, e a governação passa a ser regulada por noitadas em Bruxelas. É significativo que seja agora Tsipras, um esquerdista radical, o agente incumbido de liberalizar a Grécia: nada podia ser mais indicativo da falta de convicção ideológica e da ausência de apoio social com que estas reformas vão ser supostamente executadas. Alguém acredita? O Syriza ameaça desfazer-se e o líder da extrema-direita Panos Kammenos, que Tsipras levou ao poder, já se candidatou ao lugar vago de chefe da resistência à austeridade. Até ser a vez dele de assinar um acordo em Bruxelas. Não se levantem dos lugares, porque o filme continua.
Fonte: Observador

QUANDO AS PALAVRAS SE PERDEM NA BRISA!


PALAVRAS PERDIDAS NO TEMPO, NUM TEMPO SEM TEMPO!
 
Queria oferecer-te alguma coisa,

Para guardares como recordação.

Para que te lembres

 Deste poeta artesão.


 

Mas não sei o que há-de ser.

Só se for o meu nome gravado no chão

Para ficares a saber!

Aqui te deixo o meu nome: Abílio Fontão!

 
FOI O PRIMEIRO ENCONTRO COM UM POVO
SIMPLES, ALEGRE E SOLIDÁRIO!
O MEU CANUDO DEIXOU DE TER VALOR
E PESAR CARRADAS DE SABEDORIA...
NESTE AMBIENTE SÓ A SIMPLICIDADE DO EU
COLHE FRONDOSAS AMOSTRAS DE
CAMARADAGEM QUE SE TORNAM
EM BELA FRUTA MADURA: A AMIZADE!

O teu rosto belo e sereno,

Esconde qualquer coisa, faz-me pensar!

Mas, porque teimas em sofrer!

Porque continuas sem me falar!?

 Ainda és muito jovem

E uma vida à tua frente

Esquece o passado…Está bem?

E, goza e saboreia o presente.

 Se não é transmissão de pensamento…

São coisas em que não acredito!

Mas ao olhar-te estou lendo…

Teus olhos são um livro já escrito.

 

Esse alguém partiu para outro lado.

Ainda que teu pensamento tão forte

Seja um céu, não pode ser negado

E a mim me deixa encantado.

 Há que acreditar

Que Deus tudo pode

Tens de ter esperança

Porque essa nuca morre.

 

Não me condenes, sim!?

Sem me ouvires até ao fim!

 Muitas coisas me vêm à mente,

Mas, de repente tudo esqueço

Ou são coisas sem interesse,

Ou coisas…coisas… que não mereço!

 

 Eu bem tento por todos os meios,

Parecer que sou alguém

Mas por muito que eu tente,

Tu olhas-me com desdém!

 

Sabes, nasci com pouca sorte!

Por muito que tente, não consigo

Há por aí tanta gente feliz!!!

Para infeliz é cá comigo…
AS RODAS DO RIO NABÃO QUE NA ÉPOCA ERAM FEITAS PELO MEU PAI COM A MINHA AJUDA!

 Quando a roda da infelicidade anda,

Anda, anda sem parar,

Mas tenho a sensação que um dia

Talvez a sorte possa voltar!

 

Vou esperar-te com paciência

Que um dia me batas à porta.

Essa tua caminhada dolorosa

Terá fim e minha amizade te conforta.

 

A tua vida que a minha mudou

A infelicidade aos poucos se desfaz

Mas vou morrendo sem dar por tal

E, tu que me dizes afinal?

Consegues dar-me esse amor que tanto bem me faz?

Não me condenes! Abraça-me sem tempo, antes do fim!
A morte o levou, mas a escrita o mantém vivo! É a voz dos poetas a permanecer eternamente, onde o tempo deixou de o ser: TEMPO!

Nema, escrava de Maria (com poema personalizado, nos anos 80 do século XX, do artesão poeta e cantor.