Macroscópio
Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!
14 de julho de 2015. Há 226 anos um 14 de julho entrou para a História: foi quando a tomada da Bastilha pelo povo de Paris marcou o início simbólico da Revolução Francesa. Como será recordado o 14 de julho de 2015? Como o dia em que foi obtido um acordo com o Irão para controlar a possibilidade de este se transformar numa potência nuclear? Ou como o dia em que, pela primeira vez, uma sonda enviada da Terra passou junto ao mais distante dos planetas do nosso sistema solar, Plutão, depois de nove anos de viagem?
No meio da crise grega que tanto espaço continua a ocupar na imprensa de todo o mundo, hoje foi o dia em que um sucesso diplomático e uma proeza científica merecem deixar as dificuldades de Tsipras para segundo plano.
Primeiro, comecemos por tentar perceber o significado do acordo entre o grupo de cinco potências e o Irão. Aqui no Observador procurámos fazê-lo através de dois trabalhos com mais profundidade. Num Explicador, O acordo nuclear com o Irão em 8 pontos, demos-lhe conta do essencial desta negociação que se prolongou por muitos anos. Aí poderá saber: 1. Que acordo é este?; 2. O que está em causa?; 3. O que propunham as duas partes?; 4. Então as sanções foram levantadas? O acordo, ponto por ponto; 5. O acordo afeta os preços dos combustíveis?; 6. Porque demoraram tanto tempo as negociações?; 7. E agora, o que se segue? e 8. Como reagiu o mundo? De Obama a Putin, passando por Netanyahu.
Fonte:Observador
Sem comentários:
Enviar um comentário