Tempestades com granizo dizimam plantações e destroem construções no Rio Grande do Sul
15.10.2015 -
Bem como previsto e alertado com antecedência e insistência pelos meteorologistas dos órgãos oficiais Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), intensas tempestades com muito granizo castigaram municípios do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (14).
Ainda no início da tarde, as primeiras células estouraram no sudoeste gaúcho, região de Alegrete e Uruguaiana e tão logo ganharam dimensão e formato para severidade.
.Radares meteorológicos operados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) nos municípios gaúchos de Canguçu e Santiago e também em Bom Jardim da Serra, no território catarinense, assinaram elevadas taxas de refletividade em diferentes municípios gaúchos, algumas com estrutura de supercélulas, como a que arrasou o interior do município de Santa Maria, no centro do estado e em Santo Antônio da Patrulha, no nordeste gaúcho.
Entre o final da tarde e o período da noite, as tempestades ganharam organização devido ao deslocamento em níveis médios (cinco mil metros) de um cavado, área alongada de baixa pressão atmosférica, e também pelo intenso fluxo de ar quente vindo da Amazônia, o que gerou imenso cisalhamento em diferentes níveis, quadro crucial para a organização de tempestades com poder destrutivo.
Áreas dos municípios de Agudo, Cacequi, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Enforcados, Esteio, Gravataí, Montenegro, Nova Santa Rita, Osório, Parobé, Restinga Seca, Rio Pardo, São Gabriel, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul, Taquara e Triunfo concentraram muito granizo e prejuízos, principalmente nas lavouras, que foram trituradas pelas pedras de gelo e nas cidades, com centenas de construções destelhadas ou parcialmente destruídas pelo granizo ou pelo vento forte.
Em alguns pontos, a exemplo do interior de Restinga Seca, as pedras de granizo caíram com formato pontiagudo e maiores que ovos de galinha destruindo telhados e estilhaçando vidros de casas e de carros, que também ficaram amassados.
A chuva em grande quantidade e por vezes torrencial, também provocou alagamentos, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Às 23 horas (Brasília), dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Internacional “Salgado Filho” reportaram rajada máxima de vento de 98,2 km/h, além de chuva forte com granizo. O mesmo foi fechado para pousos e decolagens. Fonte: De Olho no Tempo
Às 23 horas (Brasília), dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Internacional “Salgado Filho” reportaram rajada máxima de vento de 98,2 km/h, além de chuva forte com granizo. O mesmo foi fechado para pousos e decolagens. Fonte: De Olho no Tempo
Algumas imagens do granizo nas cidades gaúchas.
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Grandes pedras de gelo, que podiam pesar um talento, caíram do céu sobre os homens. Os homens amaldiçoaram a Deus por causa do flagelo da saraiva, pois este foi terrível". (Apocalipse 16, 21)
"Que fareis vós no dia do ajuste de contas, e da tempestade que virá de longe? Junto de quem procurareis auxílio, e onde deixareis vossas riquezas?" (Isaías 10, 3)
"O Senhor fará retumbar sua voz majestosa, e mostrará como o seu braço desaba em sua cólera ardente, nas chamas de um fogo devorador, na tempestade, com chuva e granizo". (Isaías 30, 30)
"Nosso Deus vem vindo e não se calará. Um fogo abrasador o precede; ao seu redor, furiosa tempestade". (Salmos 49, 3)
"Pois bem! Eis o que diz o Senhor Javé: em minha indignação, desencadearei um furacão, em minha cólera, vou mandar uma tempestade, em meu furor de destruição, farei cair granizo". (Ezequiel 13, 13)
"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo". (Isaías 57, 12-13)
Veja também...
Fonte: Rainha Maria BR
Sem comentários:
Enviar um comentário