Estado Islâmico planeia grande ataque no Reino Unido
Os serviços de segurança britânicos alertam: terroristas do Estado Islâmico (EI) estão a planear um grande ataque no Reino Unido. O diretor do MI5, Andrew Parker, avisou que a ameaça de jihadistas nascidos no país e que querem combater pelo EI não mostra sinais de diminuir. Salientou ainda que mais de 750 extremistas viajaram para a Síria.
"Estamos a ver conspirações contra o Reino Unido que são comandadas por terroristas na Síria, feitas através de contactos com terroristas na Síria e inspiradas online pelo sistema sofisticado do EI", explicou Andrew Parker citado pelo The Telegraph. A forma como o EI explora a Internet para procurar pessoas que o apoiem preocupa o MI5. Parker admite que os britânicos estão a ser rapidamente radicalizados e encorajados a realizarem ataques no Reino Unido.
A preocupação com a forma como o EI utiliza a Internet fez com que o MI5 concentrasse maiores esforços em ataques cibernéticos de forma a acabar com as comunicações entre os extremistas.
Nos últimos 12 meses, o MI5 diz ter evitado seis ataques em solo britânico e sete no estrangeiro. Andrew Parker frisou que este ano se verificou na Europa uma "maior ambição de ataques em massa". "Tudo isto significa que a ameaça que enfrentamos hoje está num nível que nunca vi na minha carreira [de 32 anos]", afirmou.
Parker alertou ainda que além do EI, também a Al Qaeda continua a ser uma ameaça. Na luta contra o terrorismo, o diretor do MI5 considera que "nunca se deve estar confiante que se vai parar tudo", dando como exemplo o ataque que resultou na morte de 31 britânicos na Tunísia, em junho.
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário