OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

segunda-feira, 30 de maio de 2016

CORAÇÕES DE JESUS E DE MARIA SEDE O NOSSO REFÚGIO!


Entrevista: Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria

   30 de maio de 2016 • 12h13

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_05_30_001
As solenidades do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria são celebrações muito importantes para a Igreja. Por isso, o quadro Entrevista desta semana trouxe o Pe. Jonathan Alex da Costa, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e ele explicou que esta é uma festa fundamentada em João 13 e 19, onde o discípulo amado reclina seu rosto ao coração de Jesus e também ao coração transpassado na cruz do Filho de Deus. 

Talíta Carvalho: O que é a solenidade do Sagrado Coração de Jesus e o que ela significa?
Pe. Jonathan da Costa: Celebrar essa solenidade é retomar este fundo histórico de um coração misericordioso que é aberto a toda humanidade. Então, celebrar esta solenidade é o primeiro amor que Deus tem por nós.
Talíta Carvalho: Padre, no dia seguinte a esta solenidade é celebrado o Imaculado Coração de Maria, por que isso?
Pe. Jonathan da Costa: Porque os dois corações estão interligados. Não tem como falar do projeto de salvação de Deus sem pensar em Maria, é a intervenção materna de Maria que traz para nós o projeto de Salvação de Deus, que é Seu próprio Filho. Então, celebrar essas duas solenidades juntas significa para nós que é Maria que nos traz Jesus. 
                        
Então, a nossa devoção mariana vem carregada de um fundo cristológico: ela tem seu papel importante no projeto de salvação de Deus.
Veja também: 
 Talíta Carvalho: O que os cristãos devem refletir nesses dias e como vivenciar essas solenidades?
Pe. Jonathan da Costa: Um papel importante que nós devemos refletir é como está nossa conduta diante da nossa sociedade. Vamos dizer que Deus nos deu a vida como um grande presente e o que nós fazemos dela é o nosso presente para Ele. Como nós estamos conduzindo a nossa vida diante de Deus? Então a gente começa a pensa, será que estou correspondendo a este plano do amor de Deus para humanidade? Será que não estou cometendo alguns erros? E quais são esses erros que estou cometendo? Para que eu possa ser mais fiel ao projeto de Deus e também a este projeto de salvação para que este envio que Deus faz de Seu próprio Filho não seja em vão para humanidade.
DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_05_30_003
Talíta Carvalho: Vivenciar a solenidade do Sagrado Coração de Jesus é também um momento de renovação, de conversão e um momento também de acreditar, de crer na salvação eterna?

Pe. Jonathan da Costa: Com certeza, porque nós podemos dizer que no catecismo católico nós falamos em reparação. Quais são as atitudes que nós temos para reparar os nossos pecados? E o Papa Francisco nos dá uma oportunidade maravilhosa de vivenciarmos este ano, em que celebramos 160 anos desta solenidade, vivendo o Ano da Misericórdia. Porque é o coração de Jesus que é um coração misericordioso e que vem sendo oferecido a cada um de nós. Então, celebrar bem esta solenidade e reparar nossos erros é fazer com que a misericórdia de Deus seja mais evidente. Todas as obras de misericórdia vão nos ajudar a viver bem as reparações que nós devemos ter para com a humanidade.
Talíta Carvalho: Para finalizar a nossa entrevista, padre, deixe uma mensagem, uma reflexão, um recado final para quem está em casa.
Pe. Jonathan da Costa: Não deixemos para amanhã o fazer o bem, amar o próximo e viver realmente a radicalidade evangélica. Viver aquilo que Jesus pede a cada um de nós, e não podemos deixar  isso para amanhã e continuar a cometer os erros de hoje, de ontem e continuar cometendo os mesmos erros. Vamos fazer do mundo um mundo melhor, um mundo diferente. É isso que o coração de Jesus espera de cada um de nós.
Fonte: Pai Eterno

Sem comentários: