OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sábado, 18 de junho de 2016

JESUS CRISTO NOS ENSINA O CAMINHO DA PERFEIÇÃO!

ESTE ENSINAMENTO É DIRIGIDO AOS HUMANOS DESTE MUNDO ACTUAL!
                 
Evangelho segundo S. Mateus 6,24-34.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 
Por isso vos digo: «Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário?                                 
Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? 
Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? 
E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam;                       mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.                    
Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? 
Não vos inquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’ 
Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. 
Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. 
Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado». 
               




São Vicente de Paulo (1581-1660), presbítero, fundador de comunidades religiosas 
Conferência de 21/02/1659 


«Procurai primeiro o reino de Deus»

«Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo.» [...] É-nos dito que procuremos o reino de Deus. «Procurai-o» é apenas uma palavra, mas parece-me significar muitas coisas. Quer dizer [...] trabalhar incessantemente para o reino de Deus, e não permanecer num estado ocioso e estático, prestar atenção ao interior para bem o regrar, e não aos divertimentos exteriores. [...] Procurai a Deus dentro de vós, visto que Santo Agostinho confessa que, enquanto O procurou fora dele, não O encontrou. Procurai-O na vossa alma, como sua morada agradável e base onde os seus servos se esforçam por levar à prática todas as virtudes. A vida interior é imprescindível, e é necessário ampliá-la; se não tivermos vida interior, nada temos. [...] Procuremos tornar-nos interiores. [...] Procuremos a glória de Deus, procuremos o reino de Jesus Cristo. [...]                        
«Mas, dir-me-eis, há tanto a fazer, tanto trabalho em casa, tantas tarefas na cidade, no campo; o trabalho é muito; quer dizer que temos de deixar tudo para pensar unicamente em Deus?» Não, mas temos de santificar estas ocupações procurando a Deus nelas, e de fazê-las para O encontrar, mais do que para as ver feitas. 
Nosso Senhor quer, antes de tudo, que procuremos a sua glória, o seu reino, a sua justiça; por isso, que o nosso tesouro seja a vida interior, a fé, a confiança, o amor, os exercícios espirituais [...], os trabalhos e as dores com vista a Deus, nosso soberano Senhor. [...] Uma vez assim constituídos na procura da glória de Deus, temos a certeza de que o resto se seguirá.


Fonte: EAQ


Sem comentários: