Costa norte-americana evacuada à chegada de furacão Matthew
Depois de ter matado quase 300 pessoas no Haiti, o furacão Matthew chegou aos Estados Unidos com forte ondulação, chuvas torrenciais e ventos de 200 quilómetros por hora.
Autores
- Agência Lusa
- O furacão Matthew atingiu o estado da Florida, nos Estados Unidos, após ter deixado um rasto de destruição no Haiti. Trata-se de um dos furacões mais fortes de que há memória no estado norte-americano, que ameaça as cidades costeiras com forte ondulação, chuvas torrenciais e ventos de 200 quilómetros por hora. Ao longo do dia deve atingir a costa de 965 quilómetros, de Boca Raton, na Florida, até Charleston, na Carolina do Norte, levando água do mar e chuvas fortes para o interior.Depois de ter matado quase 300 pessoas no Haiti, o furacão, que entretanto desceu de categoria para o nível 3, obrigou à evacuação de zonas que abrangem pelo menos três milhões de residentes. No caminho do furacão estão cidades de maior dimensão como Jacksonville (Florida) e Savannah (Georgia).Esta manhã, cerca de 225 mil pessoas já se encontravam sem energia em casa só no estado da Florida, avança a ABC News. O governador da Florida, Rick Scott, avisou as pessoas que vivem nas zonas de evacuação — mais de 1,5 milhões: “Precisam de sair. Evacuem, evacuem, evacuem!”
- Neste mapa, pode ver a previsão do caminho do furacão durante o fim de semana. De acordo com as previsões, o furacão deverá percorrer a costa norte-americana até à noite de sábado, afastando-se do continente no domingo.A cidade de Daytona Beach impôs um recolher obrigatório que vai durar até à madrugada de sábado e o Presidente Barack Obama declarou estado de emergência na Florida, Georgia e Carolina do Sul, prometendo ajuda federal.Com a chegada das primeiras chuvas e rajadas de vento à beira-mar, mais de 90 mil casas e empresas na Florida ficaram sem eletricidade. O Matthew já passou pelo Haiti, Jamaica, Cuba, República Dominicana e Bahamas.“Esta tempestade é monstruosa. Quero que toda a gente sobreviva a isto. Podemos reconstruir casas. Podemos reconstruir empresas. Mas não podemos reconstruir vida”, disse o governador da Florida, Rick Scott.
“Balanço muito parcial dos danos e das mortes” no Haiti
O balanço dos primeiros dias do furacão Matthew é avassalador. Foi a pior tempestade a afetar o Haiti nos últimos 50 anos, tendo cerca de três centenas de mortos. Mas o ministro do Interior daquele país diz que “este é um balanço muito, muito parcial dos danos e das mortes”.Neste mapa, pode ver a evolução do furacão ao longo dos últimos dias, desde que começou como tempestade tropical (a verde) até esta sexta-feira, em que se apresenta como furacão de categoria 4.O furacão avança agora em direção aos Estados Unidos, atingindo em primeiro lugar o estado da Florida. Poucos furacões com esta intensidade tocaram terra na Florida e nenhum desde 1898 ameaçou avançar até ao norte por zonas densamente populadas até ao estado da Georgia. - O FURACÃO MATTHEW SERÁ APENAS UM CONJUNTO DE NUVENS OU É O MONSTRO QUE ESTÁ A LEVAR VIDAS?
- https://youtu.be/Y1NCdFxJ1SA
- Fonte: Observador
Sem comentários:
Enviar um comentário