OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sábado, 3 de janeiro de 2015

SERÃO OS JOVENS DE HOJE MAIS INDIVIDUALISTAS QUE NO PASSADO?

Jovens com menos amigos do que há 20 anos

Correio da Manhã

Os adolescentes de hoje têm menos amigos do que os de há vinte anos, de acordo com um estudo recentemente publicado. Uma sondagem da equipa de investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que há duas décadas os adolescentes não se sentiam tão sozinhos.
O estudo, que decorreu entre 1991 e 2012, período durante o qual foram entrevistados 285 mil estudantes do secundário dos Estados Unidos, chegou à conclusão que os jovens tinham menos pessoas com quem interagir, mas também menos vontade de ter mais amigos. Esta pesquisa, agora publicada no jornal Personalidade e Psicologia Social, sugere que as mudanças económicas podem ter aumentado o individualismo entre os adolescentes.
             
Os autores justificam estas conclusões afirmando que "melhores oportunidades económicas oferecem aos indivíduos uma maior margem de manobra para gerirem o seu dinheiro, decidirem com quem querem estar e com quem casar, reduzindo a influência dos familiares e dando mais autonomia às pessoas".
Esta descoberta surge depois de uma série de estudos terem mostrado que o crescente uso das redes sociais tem um efeito negativo na qualidade das amizades. Também em 2006 já tinha sido publicado um estudo que mostrava que os adultos tinham, em média, apenas duas pessoas com quem podiam falar acerca dos assuntos mais importantes das suas vidas. Um quarto dos inquiridos não tinha confidentes próximos de todo.
 
© Correio da Manhã/Cofina Media Correio da Manhã/Cofina Media

Sem comentários: