OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

quarta-feira, 13 de abril de 2016

PATRIMÓNIO HISTÓRICO QUE NASCE DAS CINZAS!?


Histórico templo sepultado por um terremoto volta à luz em Roma


12 de Abril de 2016 / 0 Comentários  
Roma - Itália (Terça-feira, 12-04-2016, Gaudium Press)
 Depois de um notável trabalho de restauração durante 30 anos, o templo da Basílica de Santa Maria Antiga foi aberto definitivamente aos visitantes. O patrimônio do histórico templo tem uma grande importância, já que contêm obras de arte sacra que sobreviveram ao ataque dos iconoclastas. Os afrescos da Basílica incluem imagens da Santíssima Virgem e dos Santos, assim como dos anjos e mártires cristãos.Histórico templo sepultado por um terremoto volta à luz em Roma.jpg
Para destacar a notável história da Basílica, uma exposição estará disposta no lugar onde se relatam os fatos desde sua criação até o terremoto que a sepultou há 1200 anos. A obra de arte mais valiosa do templo é uma imagem da Santíssima Virgem junto ao Menino Jesus. "Este ícone é seguramente o mais antigo de Roma e do mundo cristão que chegou até nós", explicou o arquiteto Francesco Prosperetti, superintendente de bens arqueológicos de Roma, segundo reportou Religión en Libertad.
As obras de arte bizantina mostram como a Igreja foi romana e bizantina, com Papas de origem "grega", procedentes da Sicília e Síria, mosteiros de tradição grega e um amplo uso tanto do latim como do grego em uma cidade bilíngue. Outras, como as imagens dos Santos médicos Cosme e Damião dão conta das tradições antigas segundo as quais os enfermos eram levados ao templo para sua recuperação.


O templo de Santa Maria Antiga esteve esquecido durante mais de mil anos depois de ficar sob os escombros e somente foi descoberto em uma complexa escavação que requereu retirar um templo posterior construído no século XIII sobre os restos da antiga Basílica.

 Desde 1980 se realizaram trabalhos de restauração e somente foi aberto parcialmente em 2012 para grupos especiais.
Fonte: Gaudium Press (GPE/EPC)

Sem comentários: