OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

FOTOGALERIA DUM PAÍS ONDE AINDA EXISTEM ALDEIAS QUE PARARAM NO TEMPO QUE POVOAM AS NOSSAS LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA RURAL!

Fotografia

O Portugal mais genuíno em 27 fotos de um veterinário da aldeia

Autor
20.134

Algo especial tem chegado ao mail dos portugueses: são as imagens de Jorge Bacelar, um veterinário da Murtosa apaixonado pela fotografia. Premiado lá fora, ele fotografa cá dentro o mais genuíno.
Jorge Bacelar entra frequentemente nos estábulos das gentes de Murtosa, distrito de Aveiro. É a este veterinário de cinquenta anos que os aldeões confiam as vacas prenhes, os pintos acabados de nascer, os cães de guarda e os gatos caçadores. Na longa convivência que mantém com a vizinhança, Jorge entrou nas vidas de todos eles. Conhece-lhe os gestos, as rugas que vão contando histórias os seus rostos, a luz que entra pelas quintas. Não são clientes: são amigos. “Passo horas a falar com as pessoas,” conta ele ao Observador. “O meu tipo de fotografia é no interior. Tiro fotografias às pessoas dentro de casa ou nos estábulos. Para isso tem que haver uma certa cumplicidade e amizade”.
Mas não são apenas fotografias. Parecem quadros: Jorge Bacelar pincela a vida rural portuguesa. Na biografia que o veterinário nos enviou, descreve as suas fotografias como tendo “uma qualidade crua” que “permitem aceder a um mundo que poucos conhecem”. É aquele mundo longe dos grandes centros urbanos, mais perto da pureza natural, dos limões com um cheiro que viaja pelo ar e das fogueiras que amornam a sopa de pedra. E é um mundo intimista que chegou à Internet pelas mãos deste veterinário.
EIS O LINK DA TOTOGALERIA:
http://observador.pt/2016/12/19/o-portugal-mais-genuino-em-27-fotos-de-um-veterinario-da-aldeia/
Fonte: Observador

Sem comentários: