CIA revela novos mapas mantidos em segredo nos últimos 75 anos
Autor
A CIA revelou uma nova coleção de mapas, até agora mantidos em segredo, com informação recolhida pela agência nos últimos 75 anos. Descubra como os agentes olhavam para a História.~
(...)
Nos mapas, relativos à II Guerra Mundial, à Guerra Fria e à presença dos Estados Unidos do Médio Oriente, destaca-se uma imagem relacionada com os atentados do 11 de setembro de 2001, quando 2.996 pessoas morreram na sequência de ataques às torres do World Trade Center, às instalações do Pentágono e em Shanksville. Na imagem pode ver-se George W. Bush, então presidente norte-americano, reunido com a sua equipa de conselheiros em Camp David, com o mapa do Afeganistão desenhado pela CIA. Esse foi um dos primeiros mapas que a CIA preparou tendo em conta as operações militares dos Estados Unidos para capturar Osama bin Laden, o cérebro dos atentados.
Foi para situações como esta que a CIA foi criada por Franklin D. Roosevelt em plena II Guerra Mundial. Um dos braços direitos de Roosevelt para fazer nascer a agência foi Arthur H. Robinson, à época um estudante de geografia com 26 anos. Depois do ataque a Pearl Harbour na II Guerra Mundial, os conhecimentos de Robinson tornaram-se mais necessários do que nunca para mapear as ameaças à segurança nacional norte-americana.
E fê-lo com tecnologia de ponta para a época, tal como pode ver neste álbum com os instrumentos usados.
Veja alguns dos mapas agora revelados na fotogaleria.
Fonte: Observador