OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

QUERES OUVIR A VOZ DE DEUS? SILENCIA-TE E ESCUTA!

As palavras de Deus devem ser ouvidas com

humildade. São muitos os que não as meditam!

 Resultado de imagem para pede  a deus e seras ouvido
1.   Jesus:
 Ouve, filho, as minhas palavras: palavras suavíssimas que excedem toda a Filosofia e  Ciência dos filósofos e sábios deste mundo.
 As minhas palavras são espírito e vida (Jo 6,64), e não se hão-de avaliar pelo critério humano. Não se lhes deve dar um sentido, puramente, literário, mas devem ser ouvidas em silêncio e serem recebidas com máxima humildade e grande devoção. 
2.   A minha alma.
 E disse eu: Senhor, Bem-aventurado aquele a quem instruirdes e ensinardes a vossa Lei, a fim de lhe poupardes dias maus e não ficar desamparado sobre a terra (Sl 93, 12.13). 
3.   Jesus:
 Eu, diz o Senhor, ensinei aos Profetas desde o princípio e não cesso ainda de falar a todos.
Mas há muitos que são surdos e rebeldes à minha voz.
São muitos os que ouvem com mais gosto  a voz do mundo do que a Voz de Deus; mais facilmente seguem os apetites da carne do que a vontade divina! E porquê?
O mundo promete bens temporais, mesquinhos e de pouco valor e é servido com extremo ardor; EU prometo bens soberanos e eternos, mas só encontro frieza e indiferença nos corações dos mortais.
Quem é que me serve e obedece em tudo com tanto cuidado com que  serve o mundo e os seus senhores? Envergonha-te, Sião, diz o mar (Is 23, 4).
E se queres saber a razão de tanto cuidado, ouve-a:
Por um pequeno salário ou para alcançar um pequeno benefício, empreendem-se grandes viagens, para alcançar a vida eterna, muitos não dão um passo sequer ou a custo resolvem dá-lo! Mendiga-se um vil salário; arma-se, às vezes, um ignominioso litígio, por uma moeda torpe,  não se receiam fadigas de dia e de noite em troca de uma bagatela ou  promessa mesquinha. 
4.   Mas que vergonha!
Para alcançar um bem imutável, uma recompensa inestimável, uma felicidade  suprema e uma  glória sem fim, recusa-se o homem, (por preguiça?) ao mais ligeiro esforço. Envergonha-te, pois, servo preguiçoso e recalcitrante; os mundanos são mais ardentes na sua perda do que tu na tua salvação! Sentem-se aqueles mais apaixonados pela vaidade e luxúria do que tu pela verdade.
É certo que, às vezes, saem frustradas as esperanças; mas minha promessa a ninguém engana, nem deixa sem recompensa ou com as mãos vazias ao que em mim confia.
 EU darei o que prometi, cumprirei o que disse, se o homem permanecer fiel ao meu amor até ao fim. Sou EU que remunero todos os bons e provo fortemente todos os que me amam.
Imagem relacionada
5.Ouve:
 Grava minhas palavras no teu coração e medita-as atentamente, porque te serão bem necessárias no tempo da tentação.
As coisas que agora não entendes quando lês, preendê-las-ás quando EU te visitar.
 De dois modos costumo visitar meus escolhidos:
a)    pela tentação.
b)    pela consolação.
 Dou-lhes todos os dias duas lições: repreendendo-lhes os vícios e exortando-os ao progresso na virtude.
Quem ouve a minhas palavras e as despreza, terá quem o julgue no último dia.
6.   A alma:
Meu Senhor e meu Deus! Só Vós sois todo o meu bem: sois a minha esperança, o meu refúgio e meu consolador! E quem sou eu para me atrever a falar-vos?
Eu sou vosso paupérrimo servo, um vil vermezinho, muito mais pobre e desprezível do que penso e ouso dizer.
 Lembrai-vos, contudo, Senhor, de que nada sou, nada tenho e nada valho!
Só Vós sois bom, justo e santo; Vós tudo podeis, tudo dais, tudo cumpris e só ao pecador insensato deixais sem nada.
 Lembrai-vos de vossas misericórdias e enchei meu coração com a vossa graça.
 Vós não quereis que saiam frustradas as vossas obras!
 Como poderei eu, nesta miserável vida, suportar-me a mim mesmo, se não me confortar a  vossa graça e misericórdia?
 Não aparteis de mim o vosso rosto!
Não demoreis a vossa visita!
 Não me priveis da vossa consolação, para que não fique a minha alma diante de vós, qual terra sem água (Sl 142, 6).
 Ensinai-me, Senhor, a fazer vossa vontade (Sl 142, 10)!
 Ensinai-me a andar digna e humildemente  na vossa presença, porque Vós  sois minha sabedoria; Vós me conheceis como eu sou; Vós conhecestes-me antes do mundo existir e antes que eu a ele viesse!
Resultado de imagem para pede  a deus e seras ouvido

 Por isso, AMOR da minha vida, a VERDADE ETERNA das vossas palavras me ensine, me guarde e me conserve até ao termo dos meus dias e com a vossa graça conduzir-me pelo caminho da PAZ até à PÁTRIA DA ETERNA CLARIDADE.
Fonte: Adaptação do do Cap.III de LivroIII da Imitação de Cristo

Sem comentários: