SEUL ALERTA PARA A "GRANDE POSSIBILIDADE" DE UM CONFLITO COM A COREIA DO NORTE!
Ahn Young-joon/REUTERS |
Em causa estão as constantes violações do tratado de não-proliferação de armas nucleares e os contínuos lançamentos de mísseis que, segundo Moon Jae-in, representam uma séria ameaça à paz global.
O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, alertou esta quarta-feira para a “grande possibilidade” de o país vir a entrar em conflito com a Coreia do Norte. Em causa estão as constantes violações do tratado de não-proliferação de armas nucleares e os contínuos lançamentos de mísseis que, segundo Moon Jae-in, representam uma séria ameaça à paz global.
“Há uma possibilidade elevada de um conflito militar no NLL (Northern Limit Line – Linha do Limite do Norte, em português) e na linha de demarcação militar”, afirmou Moon Jae-in, citado pela agência ‘Reuters’.
Aquando da tomada de posse, a 9 de maio, Moon Jae-in manifestou a vontade de tentar uma reaproximação à Coreia do Norte, assumir uma posição mais moderada face ao país vizinho e pressionando-o a abortar o seu programa de armas.
Desde que tomou posse, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, já levou a cabo cinco ensaios de mísseis nucleares e quase meia centena de lançamentos de mísseis. Apesar das sanções económicas aplicadas ao país pela Organização das Nações Unidas (ONU), Kim Jong-un mantêm-se empenhado seguir o seu sonho nuclear e desenvolver um vasto arsenal militar, com a intenção de reunificar a península coreana, separada pelo Paralelo 38 desde o final do Segunda Guerra Mundial.
Fonte: JE
Sem comentários:
Enviar um comentário