A União Soviética de Estaline pelos olhos de um espião americano
8/9/2017, 16:35
Autor
Martin Manhoff era um espião norte-americano enviado para a União Soviética com a mais moderna das máquinas fotográficas. Mas foi descoberto e teve de deixar o país. Imagens foram conhecidas agora.
Fila para comprar pan. URSS 1980. Bondades del comunismo.pic.twitter.com/tjsyORUQ2J |
A União Soviética estava a reerguer-se depois da II Guerra Mundial. Nessa altura, os Estados Unidos da América enviaram para lá um espião norte-americano, Martin Manhoff, e a sua mulher, Jan. Martin estava encarregue de viajar por todo o país de comboio, até mesmo pelas zonas rurais, a fim de perceber como era o estilo de vida soviético debaixo da liderança de Estaline. Na mala, o espião norte-americano levava o mais moderno material fotográfico da época.
Martin viu de perto a realidade rural da União Soviética, assistiu ao funeral de Estaline e viu as paradas oficiais do país. Em 1954, no entanto, ele e a mulher foram expulsos por espionagem e regressaram aos Estados Unidos. Martin escondeu as fotografias num armário de madeira. Passados mais de 60 anos, depois da morte de Martin Manhoff, o historiador Douglas Smith encontrou-as. São algumas das primeiras imagens a cores da União Soviética nos tempos de Estaline. E nunca tinham sido vistas por ninguém – até agora.
Veja-as na fotogaleria.
LinK:
http://observador.pt/2017/09/08/a-uniao-sovietica-de-estaline-pelos-olhos-de-um-espiao-americano/
Fonte: Observador
NOTA:Fonte: Observador
UMA FOTOGALERIA DOS ANOS 50 PARA LÁ DA CORTINA DE FERRO, FEZ-ME ENTRAR NO MEU SÓTÃO DAS MEMÓRIAS E VER QUÃO SEMELHANTE ERA A VIDA NA POLÓNIA E COMO TAMBÉM CONSEGUI TIRAR FOTOS, de combóio, EM TERRAS ESTALINISTAS! Podeis dar uma vista de olhos, o que aqui se mostra é de facto uma realidade de como aquele povo vivia, principalmente no espaço rural! E a fila que aqui se vê, era o pão nosso de cada dia em plena capital de Varsóvia dos anos 80!
É com muita mágoa que passadas décadas e depois de entrarmos num novo milénio continuemos a ver países onde o povo anónimo vive os mesmos problemas dramáticos para a sua sobrevivência!(Venezuela entre outros) E, não mais triste é ver que ainda há quem defenda este estilo de regime! ISTO NÃO É LIBERDADE É CATIVEIRO PURO E SIMPLES IMPOSTO POR UNS QUANTOS DITADORES QUE SE SENTEM IMUNES PARA FAZER O QUE LHES DER NA REAL GANA! Até quando haverá ditadores sem escrúpulos e sem humanidade, perante o seu povo sofrido e martirizado!!!
Nema, escrava de Maria
Sem comentários:
Enviar um comentário