Sublinham papel do setor privado na promoção do mar
Cerca de 70 ministros de todo o mundo com a tutela do Mar estiveram hoje reunidos em Lisboa e acordaram um texto comum no qual enaltecem o papel da economia azul e do setor privado nesta matéria.
Economia
Lusa
16:11 - 05 de Junho de 2015 | Por Lusa
O texto, com posições comuns em áreas como a economia azul e o seu financiamento, a governação dos oceanos e o papel do mar nas trocas comerciais, foi revelado após uma reunião tida esta manhã em Lisboa no último dia da Semana Azul, evento que trouxe à capital portuguesa líderes mundiais, cientistas e empresários que debateram o futuro dos oceanos e da economia azul.
Os ministros sublinharam o "papel crucial do setor privado, incluindo as pequenas e médias empresas, na promoção da economia azul", sendo agentes "cruciais no diálogo político, na ciência, na tecnologia, na inovação, no emprego e criação de riqueza, bem como na promoção do comércio internacional e do investimento dentro de uma abordagem sustentável".
A economia azul, sustentam os governantes, "é uma prioridade" para as sociedades e populações e na "promoção do desenvolvimento sustentável".
É fundamental haver uma boa conservação, redução da poluição e o uso sustentável dos oceanos e dos seus recursos para o desenvolvimento sustentável, "incluindo através de contribuições para a erradicação da pobreza, crescimento económico sustentado, segurança alimentar, criação de meios de subsistência sustentáveis e trabalho decente".
Ao mesmo tempo deve ser protegida a "biodiversidade marinha, costeira e do ambiente".
Oceanos saudáveis são essenciais para a "erradicação da pobreza, o acesso a alimentos suficientes, seguros e nutritivos", vinca ainda o texto firmado pelos governantes de todo o mundo.
No que refere ao financiamento da economia azul, os ministros ligados ao Mar reconhecem a importância das instituições financeiras e de "abordagens financeiras inovadoras" que diversifiquem o capital destinado a este setor.
E prossegue o texto: "Reafirma-se a importância de tornar economicamente viáveis, através de parcerias, organizações de pequena e média escala".
"Questões relacionadas com o mar estão estreitamente ligadas e devem ser consideradas como um todo, numa abordagem integrada, holística, coerente e coordenada", vincam ainda os responsáveis.
Esta manhã a ministra da Agricultura e do Mar sublinhou o sucesso da Semana Azul, declarando que o evento colocou o país na liderança da discussão política sobre o mar.
Falando no final da reunião ministerial tida com cerca de 70 ministros de todo o mundo, Assunção Cristas disse que a discussão foi "muito frutuosa em torno de temas como crescimento sustentável da economia do mar".
"Portugal foi reconhecido no seu trabalho e há convite para que daqui a um ano nos voltemos a encontrar em Lisboa para continuar este diálogo, convite muito bem aceite", frisou a governante.
E prosseguiu: "Precisamos de ter um ponto de encontro internacional para os responsáveis políticos do mar e entendemos que Portugal pode assumir essa liderança, ter entre nós todos os ministros que se queiram juntar".
Fonte: Notícias ao Minuto
Sem comentários:
Enviar um comentário