Papa critica os que procuram "o caminho do privilégio"
Hoje às 18:06
O Papa Francisco afirmou este sábado, no seu primeiro discurso no México, que a busca de privilégios leva à corrupção, ao tráfico de droga e à violência.
Papa saudado à chegada ao México
EDGARD GARRIDO/REUTERS
Num discurso perante o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, o Papa indicou que "para se construir um futuro de esperança" são necessários "homens e mulheres justos, honestos, capazes de se empenharem no bem comum".
No início de uma visita de cinco dias a um país atingido pela violência ligada ao narcotráfico, o Papa Francisco afirmou também que quando se procura "o caminho do privilégio", mais cedo ou mais tarde "a vida em sociedade se torna um terreno fértil para a corrupção, o tráfico de droga, a exclusão de culturas diferentes, a violência, o tráfico de pessoas, o sequestro e a morte, causando sofrimento e travando o desenvolvimento".
O pontífice começou o seu discurso expressando a sua alegria por "poder pisar terras mexicanas" e definiu-se como "um missionário de misericórdia e de paz, mas também como um filho que quer prestar homenagem" à Virgem de Guadalupe e a um povo e uma terra "tão rica em culturas, história e diversidade".
Várias vezes interrompido por aplausos dos 1200 presentes na cerimónia, incluindo responsáveis políticos e personalidades da sociedade civil, o Papa exortou "os dirigentes da vida social, cultural e política a trabalharem para que todos os cidadãos tenham (...) uma justiça real, uma segurança efetiva, um ambiente saudável e paz"
Fonte:JN
Sem comentários:
Enviar um comentário