Oito pessoas com a mesma riqueza que a metade mais pobre do mundo!
Sete em cada dez pessoas vivem num país em que a desigualdade aumentou nos últimos 30 anos.
( Já dizia Padre António Vieira, no seu sermão aos peixes; caps. IV e V: se um tubarão come muitos peixes,até cardumes, pelo contrário se fossem os peixes pequenos a comê-lo só um tubarão daria para muitos peixes... Não será o que vimos actualmente entre os homens??? Nema escrava de Maria )
Oito bilionários agregam a mesma riqueza do que os 3,6 mil milhões de pessoas que formam a metade mais pobre da população mundial. A conclusão é de um estudo realizado pela Oxfam, confederação internacional contra a pobreza.
Além do antigo patrão da Microsoft, constam na lista Amancio Ortega (fundador da Inditex), Warren Buffett (maior acionista da Berkshire Hathaway), Carlos Slim (proprietário do grupo Carso), Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Ellison (Oracle) e Michael Bloomberg (da agência de informação económica e financeira Bloomberg).
Homem busca comida no lixo em Lagos, na Nigéria, em 4 de janeiro. O país africano é um dos vários que vai colocar em prática políticas de renda mínima . |
Segundo a diretora-executiva da Oxfam, Winnie Byanyima, “a imensa riqueza que acumulam uns poucos resulta obscena quando uma em cada dez pessoas no mundo sobrevive com menos de dois dólares (1,88 euros) por dia”.
A responsável salientou, em comunicado, que sete em cada dez pessoas vivem num país em que a desigualdade aumentou nos últimos 30 anos. A Oxfam pede aos governos para que aumentem os impostos sobre as grandes fortunas, garantam um salário digno para os trabalhadores e travem a evasão fiscal.
Já Mark Goldring, chefe-executivo da Oxfam, afirmou: “O retrato deste ano da desigualdade é mais claro, mais preciso e mais chocante do que nunca. Ultrapassa o grotesco que um grupo de homens que poderia caber facilmente num carrinho de golfe ter mais que a metade mais pobre da humanidade”.
Oito pessoas têm mais riqueza que metade da população pobre do mundo |
Fonte: Jornal SOL
NOTA:
"...O mal,
que aperta hoje os corações dos homens, em todas as partes do mundo, assume
diferentes formas. Na sua forma mais brutal, as pessoas são torturadas,
assassinadas e severamente punidas. De outras maneiras, as pessoas têm
de suportar grandes dificuldades, incluindo a falta de comida, a falta de
moradia e uma terrível pobreza, enquanto os seus líderes devoram todos os seus
direitos. Depois, há as leis injustas, que favorecem os poderosos, tornam os
homens ricos mais ricos e os pobres mais pobres, em que pouca misericórdia ou
amor é mostrado aos de grande necessidade..." Mensagem de Jesus:http://www.elgranaviso-mensajes.com/pt
Sem comentários:
Enviar um comentário