ALETEIA BRASIL
Peregrinações pelo mundo sem sair de casa: a gente explica como fazer
Veja como entrar na atmosfera espiritual dos maiores santuários do mundo.
Ana Paula Prada
Quer fazer uma peregrinação ficando comodamente sentado no sofá da sua casa? Hoje, você pode fazer isso graças a algumas oportunidades que santuários famosos oferecem a quem não pode visitá-los fisicamente.
A peregrinação virtual acontece em vários portais da internet, que tentam transmitir ao peregrino a espiritualidade desses lugares. A Aleteia apresenta alguns “pousos” possíveis.
As cidades-santuários na França
Na França, para destacar a relação inseparável entre cultura e espiritualidade nos grandes locais de peregrinação, foi criada a associação das cidades-santuários, cujo portal engloba uma série de locais, desde Alençon (onde nasceu Santa Teresinha do Menino Jesus e viveram seus pais, os Santos Esposos Martin) a Vzelay (cuja basílica romana dedicada a Santa Maria Madalena é também uma etapa do Caminho de Santiago), passando pelo principal santuário da Bretanha, ou seja, Ste-Anne d’Auray, o milenar mosteiro de Monte Sant-Michel; Paray-le Monial (onde aconteceram as aparições do Sagrado Coração a Santa Margarita Maria Alacoque) e, naturalmente, Lourdes, destacando para cada lugar suas especificidades artísticas e religiosas. (www.gazzettadiparma.it, 9 enero).
A rota mariana na Espanha
Semelhante, mas focada na devoção à Virgem, a Rota Mariana traça um itinerário entre França, Andorra e Espanha, que leva desde Lourdes até Meritxell, Torreciudad, El Pilar e Montserrat.
História e fé no Canadá
Do outro lado do Atlântico, no Canadá, o site www.sanctuairesquebec.com mostra o caminho que combina patrimônio histórico e fé, através da catedral de Notre-Dame de Quebec, os santuários de Sainte-Anne-De-Beaupré e Nossa Senhora do Cabo, o oratório de São José do Monte Real e a capela de Santo Antônio. Ao turista, são oferecidas dicas para organizar a viagem e informações sobre celebrações e orações com intenções que podem ser enviadas online.
De Santo Antônio a São Francisco
São muitos os lugares que permitem acompanhar as celebrações por webcams, além de enviar, através da internet, intenções de oração, assegurando que serão levadas ao altar ou à imagem do santo de devoção. Esses lugares vão desde a Basílica de Santo Antônio de Pádua, o santuário de São Francisco de Assis, que transmite missas e vigílias através do Facebook, até a clausura do Mosteiro de Visitação do Treviso.
De Paris a Manitoba
No estrangeiro, pode-se (virtualmente) viajar desde a Capela da Medalha Milagrosa, em Paris, à Igreja de São José, em Manitoba, que abriga os restos do beato Vasily Velichkovsky, evitando, assim, a distância entre o Canadá, onde está o falecido, e a distante Ucrânia, onde terminou seu ministério.
As velas virtuais
Também há muitos lugares que permitem acender velas virtuais, como a igreja romana de Sant´Andra delle Frate e a Catedral de Santiago de Compostela.
Principais Destinos no Brasil
No Brasil, também é possível conhecer, virtualmente, alguns santuários. O mais conhecido deles, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, São Paulo, disponibiliza, em seu site, a transmissão ao vivo de Missas e terços. Também é possível conhecer o local através de um tour virtual em 360º e acender velas virtuais.
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, também oferece tour virtual, transmissão de novenas e missas pelo portal http://www.paieterno.com.br/site/oracao/velas-da-fe/
Saiba mais sobre esses destinos de peregrinação em Aleteia Viagem.
Escolha seu destino e aproveite! É a tecnologia a favor da fé.
Fonte: Aleteia
Cabe-me acrescentar que o Santuário de Fátima também tem transmissão ao vivo pela Internet basta escrever: Capelinha das Aparições- Fátima!
Nema escrava de Maria
CAPELINHA DAS APARIÇÕES -SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Imagem. CLIQUE SOBRE O LINK PARA IR PARA A CAPELINHA EM DIRETO: |
Sem comentários:
Enviar um comentário