OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

sábado, 27 de setembro de 2014

PORTUGAL E SUAS GENTES/ PORTUGAL A MINHA PÁTRIA!

Reflexão Pessoal  
 PORTUGAL PAÍS DE MARINHEIROS, PESCADORES E CAMPONESES DUM PASSADO GLORIOSO FEITO DE GENTE HUMILDE E HERÓICA,  QUE AS MODERNAS GENTES  PARECE QUEREREM ARRANCAR DO LIVRO DA NOSSA HISTÓRIA!


 PÁTRIA MINHA! Foi lugar do meu berço, terra querida onde me ensinaram a ser gente, solo abençoado onde eu desejo repousar. Enfim!
A vida das gentes das aldeias narradas ao vivo, só não fazem parte da História portuguesa para quem não sujou os pés na lama dos estreitos caminhos; não comeu o pão partilhado nem cantou ao desafio, nas eiras, ao luar em noites da desfolhada! A MINHA ALDEIA
 
 NOVE CASAS,
DUAS RUAS,
AO MEIO O LARGO,
JUNTO AO ADRO DA IGREJA.
E, UM POÇO DE ÁGUA FRIA.

A MINHA ALDEIA,
ONDE TUDO TÃO PARADO,
DO NASCER AO PÔR DO SOL,
O CÉU É TÃO BAIXO,
O ARCO ÍRIS ALI À FRENTE,
NOS INCITA A APANHÁ-LO!

A MINHA ALDEIA
ENTRE CASAS E CAMPO
QUE QUANDO ALGUÉM GRITA PARA MAIS ALÉM,
ONDE TODOS SÃO TIOS E TIAS, PRIMOS E PRIMAS,
SE ASSUSTAM OS POMBOS E AS GAIVOTAS
NUM VOO APERTADO FOGEM
QUE ACORDAM ECOS NO DESCAMPADO.
 
Desde um extremo ao outro de todo o território, desde as montanhas nuas lá do norte do país, até às douradas e risonhas praias, um pouco por todo o litoral até a Vila Real de Santo António onde as águas se acomodam ou furiosas ultrapassam todos os limites. Mas, que são o encanto da quem as procura, sobretudo turistas; as fartas regiões raianas, até à orla costeira em que as ribas escarpadas alternam com  as acolhedoras enseadas arenosas( presentemente tão desnudadas de areia) todo o torrão pátrio é variado, lindo, farto e franco, sadio e cativador, enfeitado com belos monumentos a lembrar a História grandiosa desde o seu nascimento, nas tradições e nas riquezas dum passado exuberante, cantado pelo poeta imortal em OS LUSÍADAS.
 
Portugal! Minha Pátria!
Do que foste e do que és, no limiar do século XXI, eu saberei tirar exemplo e forças para mostrar o que és:
PORTUGAL! PORTUGAL! Portugal da abundância!- ontem!- Portugal das gentes simples e acolhedoras, Portugal do meu encanto e da minha vida! És o meu orgulho!
Depois de visitar outros países,
Depois de ser ignorada por uns tantos,
Ainda deixei bons amigos por onde andei.
Mas, foste tu, Pátria Amada
Que sempre trouxe no meu coração.
 
Hoje, os progressistas do meu pobre país, querem varrer deste solo abençoado não só Aquela que lhe deu um nome: terras de Santa Maria, pois a tornaram padroeira num passado histórico, jardim à beira mar plantado, como desejam dos monumentos históricos fazer cinza!
Aqui deixarei um excerto do início do século XX, do manual escolar do Ensino Primário:
« TERRITÓRIOS DA REPÚBLICA PORTUGUESA- PORTUGAL
-é a pátria querida  e gloriosa de todos nós portugueses, tem como território continental ou metrópole  parte da península Hispanica e com as ilhas adjacentes ou arquipélagos dos Açores e da Madeira, não muito afastados da costa portuguesa, os quais, por esse motivo, são considerados como um anexo do território da metrópole.
Mas, além disso, tem ainda Portugal importantes possessões ultramarinas, situadas sobretudo na África e também na Ásia, todos estes domínios foram ocupados no tempo em que os nossos ousados navegadores descobriram parte das terras do globo, até então desconhecidas.(...) .Corografia, 1912.

 DOIS MONUMENTOS, MARCOS DA NOSSA HISTÓRIA

Dentro de 100 anos, que memórias terão as nossas futuras gerações para darem a conhecer ao mundo toda a História de um País milenar???????
Nema, escrava de Maria


Sem comentários: