OS DIAS MINGUAM, AS HORAS REPETEM-SE A UMA VELOCIDADE SEM FREIO!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

NEM AS VOZES AGNÓSTICAS PODEM CALAR A AUTENTICIDADE DA VERDADE: DEUS OMNIPOTENTE E ETERNO!

A MENOR IGREJA DE ROMA
AUTOR: REDAÇÃO

                 Resultado de imagem para madonna dell'archetto
"Esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei". Veja como essa tocante súplica foi prontamente atendida.
Caminhando pelas ruas da Cidade Eterna, o visitante depara-se com muitos oratórios ostentando atraentes imagens de Nossa Senhora, aos quais os romanos dão o carinhoso nome de madonnelle. Encontram-se eles nos ângulos de palácios ou de simples casas, em praças e, com freqüência, no final de algum beco. Em quase todos, a imagem da Virgem é ornada por bela moldura e ladeada por artísticas lanternas.

No dia 9 de julho de 1796, ante o perigo iminente de a Cidade Eterna ser invadida e saqueada por exércitos inimigos, reuniu-se diante da Madonna dell’Archetto um grande número de fiéis, implorando, por seu intermédio, o auxílio divino. Depois de rezarem o rosário, eles começaram a recitar a Salve Rainha.

Como todas as coisas surgidas sob o benéfico influxo da Santa Igreja, esses oratórios tinham também uma utilidade secundária, mas não destituída de importância, na época em que era muito escassa a iluminação pública de Roma: sem as luzes de suas lanternas, a maior parte das ruas da cidade permaneceria na completa escuridão.
Outrora, eles eram milhares, hoje não passam de quinhentos. O mais famoso deles é o oratório de “Nossa Senhora Causa de nossa Alegria” (Madonnelle Causa Nostrae Laetitiae), o qual tem uma encantadora história.
               Imagem relacionada
                            
Eis que, ao pronunciarem as palavras “esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei”, a pintura de Nossa Senhora moveu as pupilas, dirigindo aos presentes seu olhar cheio de ternura e afeto.
Surpresa e júbilo de todos! Tanto mais que o milagre se repetiu. Mais ainda, começou a operar-se também nas imagens de alguns outros oratórios.
Diante disso, a opinião pública se dividiu. De um lado, os inimigos da Religião alegavam: “Isto não passa de uma ilusão de ótica, efeito do calor do verão romano ou… do ótimo vinho italiano”.
Porém, a piedade lúcida dos fiéis fez pouco caso da zombaria dos incrédulos e pôde comprovar cientificamente a amplitude do movimento dos olhos. E um rigoroso processo canônico confirmou a autenticidade dos milagres, não apenas da Madonna dell’Archetto, mas também de outras doze madonnelle.
Passadas algumas décadas, face ao crescente afluxo de devotos, o beco da Madonna dell’Archetto foi transformado numa recolhida capela. Pouco tempo depois, foi elevado à categoria de Santuário. É a menor igreja de Roma e, talvez, do mundo. 
Fonte: Arautos do Evangelho-(Revista Arautos do Evangelho, Julho/2004, n. 30, p. 37)

Sem comentários: