AQUI PODE VER-SE O TEMPO EM QUE A LUA INICIA O SEU ECLIPSE ATÉ AO TERMINUS DO MESMO, NA EUROPA E ATLÂNTICO.(hora de Portugal)
http://zap.aeiou.pt/wp-content/uploads/2015/09/2a75d4f675359f33cbdb5722690acfea.gif
Nema escrava de Maria
Início do eclipse total ocorre às 3h11 – quando a lua entra totalmente dentro do cone de sombra da Terra -, que atinge o seu ponto máximo às 3h47 e termina às 4h24.
Embora fique totalmente na sombra, a lua não deixa de ser visível mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada – uma “lua de sangue” (Blood Moon, em inglês). Conforme descreve o OAL, este fenómeno acontece porque durante um eclipse lunar os raios solares incidem na lua após atravessarem a atmosfera terrestre, onde são dispersados e perdem uma grande quantidade de luz azul e verde (que ficam mais retidos na atmosfera). Assim, durante o eclipse, a lua não é iluminada com luz branca mas sim com luz mais avermelhada.
Pelo meio, às 3h50, ocorre o instante da fase de Lua Cheia – a super lua, que ao coincidir com a altura do máximo do eclipse, dá origem a um eclipse da super lua.
O fenómeno termina às 6h24, quando a lua sai completamente da penumbra voltando à sua tonalidade habitual.
Para os entusiastas de astronomia trata-se de um belo espetáculo celeste, mas para a agência espacial americana, a NASA, será motivo de alguma preocupação – e não, não estamos a falar do fim do mundo.
Fonte:ZAP
Sem comentários:
Enviar um comentário